Angophora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAngophora
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Angophora
Espécies
Ver texto
Cápsulas de Angophora costata.

Angophora é um género botânico pertencente à família Myrtaceae, que engloba dez espécies de árvores ou grandes arbustos nativos da Austrália Ocidental. Está proximamente relacionado com os géneros Corymbia e Eucalyptus, sendo geralmente designados como "eucaliptos". Uma das diferenças reside na disposição das folhas, opostas em vez de alternadas, além de não conterem o característico opérculo que cobre o botão floral das flores dos eucaliptos. Os frutos do género Angophora caracterizam-se ainda pelas suas nervuras proeminentes, enquanto que os do eucalipto são, em geral, lisos.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

As espécies variam na sua aparência, desde a forma de arbusto, como no caso da Angophora hispida, até árvores de grande porte que atingem os 30 m de altura. A sua casca é rugosa e escamosa. As folhas são lanceoladas e verde-escuras. As flores esbranquiçadas dispõem-se em grandes inflorescências.

O nome Angophora provém do Grego angos, ou "que carrega", e phora, que significa "jarro" ou "vaso", referindo-se ao fruto com forma de taça.

Espécies[editar | editar código-fonte]

O género Angophora inclui as seguintes espécies:

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Angophora — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020