Athletic Football Club Bournemouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A.F.C. Bournemouth
Nome Athletic Football Club Bournemouth
Alcunhas The Cherries (As Cerejas)
Boscombe
Mascote Cherry Bear (Urso)
Principal rival Southampton
Reading
Brighton & Hove
Fundação 1890 (134 anos)
Estádio Dean Court
Capacidade 11.464
Localização Bournemouth, Dorset, Inglaterra
Proprietário(a) Turquoise Bidco Limited
Presidente Bill Foley
Treinador(a) Andoni Iraola
Patrocinador(a) Dafabet
DeWALT
Material (d)esportivo Umbro
Competição Premier League
Copa da Inglaterra
Copa da Liga Inglesa
Website afcb.co.uk
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Athletic Football Club Bournemouth é um clube de futebol da Inglaterra, sediado em Bournemouth. Atualmente disputa a Premier League.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

A história do Bournemouth, começa no ano de 1890, quando o time foi fundado com o nome de Boscombe Fottball Club, porém o clube só se profissionalizou em 1910. Mas só em 1920, a equipe inglesa chegou pela primeira vez à Terceira Divisão inglesa. Porém como o Boscombe, jogava no distrito da Bournemouth, resolveu em 1923, mudar de nome e passou a se chamar; Bournemouth Boscombe e Athlethic Club. Na primeira temporada com nome novo, o clube terminou a Terceira Divisão Inglesa em 5º lugar, ficando perto do acesso para a Segunda Divisão inglesa. Porém com o passar dos anos o Bournemouth, foi se estabelecendo como um clube de 3º divisão na Inglaterra.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o clube entrou em declínio e passou a frequentar divisões inferiores na Inglaterra. Até que em 1972, o clube foi comprado pelo magnata inglês John Bond, que decidiu adotar um nome mais simples para a equipe: Athletic Football Club Bournemouth, mudando também o símbolo e a camisa da equipe. O Bournemouth, até 1971, jogava com um uniforme todo vermelho, ganhando a alcunha de (The Cherries, em português Os Cerejas), mas em 1972 o clube passou a jogar com um uniforme listrado de vermelho e epreto, lembrando o uniforme do Milan da Itália.

Em 1984, os Cherries, escrevem o seu capítulo mais importante na história até então: Uma vitória sobre o Manchester United na Copa da Inglaterra.

Em 1987, o Bournemouth vence o seu primeiro título na história, conquista a Terceira Divisão inglesa. No ano de 1988, o clube inglês para fazer uma boa Segunda divisão inglesa, contratam o técnico Harry Redknapp. Porém a equipe sofreu para se manter na Segunda Divisão, mas conseguiu. Em 1989, os Cherries terminam o campeonato inglês da segunda divisão em 12º lugar.[2][3]

Em 1990, o Bounemouth conseguiu o acesso no campo para disputar Primeira divisão inglesa, porém devido a uma briga envolvendo os torcedores do Bournemouth e do Leeds United, os times foram punidos com a perda de 20 pontos e obrigados a pagar uma multa de 1 milhão de euros, e por causa disso os Cherries continuaram na Segunda Divisão.

Harry Redknapp, permaneceu no Bournemouth por mais duas temporadas, fazendo o clube chegar aos play-offs da segunda divisão inglesa, porém sem o tão sonhado acesso. Em 1992, Redknapp, acertou com o West Ham e foi treinar o time londrino. Para o seu lugar, foi contratado o galês Tony Pulis, que montou um time fraco e a equipe inglesa quase foi parar na Terceira Divisão, nos dois anos em que ele dirigiu o clube, terminando ambas as temporadas de 1993 e 1994 na 17º colocação.

Para 1995, Pulis deixou a equipe, porém a diretoria passou a primeira metade do ano sem um técnico fixo, e começou muito mal a Segundona inglesa, porém após a chegada de Mel Machin, o time conseguiu o milagre de ficar 2 pontos à frente da zona do rebaixamento e se manteve na Segundona da Inglaterra.

Machin manteve-se no cargo por mais 6 anos, sempre levando o clube a ocupar posições medianas na tabela, em 1999, o clube terminou a Segunda Divisão inglesa em 7º lugar, ratificando o grande trabalho de Machin à frente do Bournemouth.

Início dos anos 2000[editar | editar código-fonte]

Mas em 2000, Machin deixou o clube após não conseguir evitar um rebaixamento para a Terceira Divisão da Inglaterra. Sean O'Driscoll foi promovido da equipa técnica para o lugar de Mel Machin no início da época 2000-01. Na primeira época de O'Driscoll como treinador, o Bournemouth falhou por pouco a passagem aos playoffs da Segunda Divisão, mas foi despromovido um ano mais tarde no novo estádio (no início da época de 2001-02, disputou os seus jogos em casa no estádio do Dorchester Town, enquanto o seu próprio estádio estava sendo remodelado). A direção manteve a confiança em O'Driscoll e foi recompensada com a promoção através dos playoffs da 3ª divisão em 2002-03. O clube tornou-se o primeiro a marcar cinco gols no Millennium Stadium ao vencer o Lincoln City por 5-2 na final do play-off da terceira divisão de 2002-03, com golos de Steve Fletcher, Carl Fletcher (2), Stephen Purches e Garreth O'Connor. Sob a direção de O'Driscoll, o Bournemouth falhou por pouco os play-offs das temporadas 2003-04 e 2004-05 e evitou por pouco o rebaixamento na temporada 2005-06.

O jogador de longa data James Hayter marcou o hat-trick mais rápido da história da English Football League durante a temporada 2003-04. Os Cherries estavam ganhando por 3-0 ao Wrexham, graças aos gols de Stephen Purches, Warren Cummings e Warren Feeney, quando Hayter entrou em campo como suplente. Aos 86 minutos, Hayter conseguiu marcar três gols no espaço de dois minutos e 17 segundos, fazendo o resultado final de 6-0 para o Bournemouth.

Em setembro de 2006, com a equipe em oitavo lugar na Liga, Sean O'Driscoll deixou o clube para se tornar treinador do Doncaster Rovers F.C.. Foi substituído por Kevin Bond.

Declínio e administração judicial (2008-2009)[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2008, o Bournemouth foi forçado a entrar em administração judicial, sofrendo uma dedução de dez pontos que o colocou em problemas de rebaixamento. O Bournemouth tinha dívidas de cerca de £4 milhões e quase faliu por completo.[4] A incerteza fora de campo continuou durante toda a temporada, tendo sido aceite apenas uma proposta de compra do clube, que acabou por não ser bem sucedida, e o clube acabou a temporada sendo rebaixado para a League Two.

Antes da temporada 2008-09, o futuro da equipe na Football League foi posto em causa quando a liga ameaçou expulsar o Bournemouth da League Two, devido a problemas com a administração contínua do clube e a mudança de proprietário. A liga ordenou ao Bournemouth e ao Rotherham United que demonstrassem que podiam cumprir todos os seus jogos e encontrar uma forma de sair da administração,[5] acabando por permitir que o clube competisse com uma penalização de 17 pontos por não ter cumprido as regras de insolvência da Football League. A nova empresa foi também condenada a pagar aos credores sem garantia o montante oferecido na altura da CVA original (cerca de dez pence na libra) no prazo de dois anos.[6]

No início da temporada, o treinador Bond foi demitido e substituído pelo antigo jogador Jimmy Quinn, que viria a abandonar o clube poucos meses depois.[7] O antigo jogador Eddie Howe assumiu o cargo de treinador com o clube ainda a dez pontos de distância, no fundo da tabela, e inicialmente como treinador interino, tornando-se o treinador mais jovem da Football League, com 31 anos.[8]

No final de 2008, foi anunciado que o empresário local Adam Murry tinha concluído a compra de 50% das ações do clube ao anterior presidente, Paul Baker. Contudo, em janeiro de 2009, Murry falhou o prazo para comprar as ações de Baker.[9]

No último jogo em casa da temporada 2008-09, os Cherries garantiram a permanência na Football League ao vencerem o Grimsby Town por 2-1, com um gol da vitória a dez minutos do fim marcado por Steve Fletcher, do Bournemouth, dando origem a festejos selvagens após um final de conto de fadas para "The Great Escape". O clube terminou a temporada conturbada com a sua melhor vitória fora de casa em 30 anos, ao vencer o Morecambe por 4-0.

Em junho de 2009, um consórcio que incluía Adam Murry assumiu finalmente o controle do Bournemouth. O consórcio incluía Jeff Mostyn, o antigo vice-presidente Steve Sly, Neill Blake e o antigo presidente do Dorchester Town, Eddie Mitchell.

Escalando até a Premier League (2009-2015)[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada completa de Howe no comando do clube trouxe sucesso, com o Bournemouth ao terminar em segundo lugar na League Two e sendo promovido com dois jogos de antecedência. Howe trocou o clube pelo Burnley na temporada seguinte; o seu sucessor, Lee Bradbury, outro antigo jogador do Bournemouth, levou o Bournemouth aos play-offs da League One. A semifinal, disputada a duas mãos contra o Huddersfield Town, terminou em 3-3 na prorrogação e o Huddersfield passou à final ao vencer o desempate por grandes penalidades por 4-2. Bradbury não conseguiu levar o Bournemouth a mais um desafio de promoção na Football League One de 2011-12, ficando em 11º lugar após uma temporada de resultados indiferentes, e foi substituído pelo treinador da equipe de juniores, Paul Groves, nos últimos jogos da temporada.

Groves manteve-se no cargo no início da temporada 2012-13, mas foi despedido em outubro de 2012, após um arranque que deixou o clube perto do fundo da tabela. Eddie Howe regressou ao cargo de treinador e não só afastou o clube da luta contra a despromoção no início da temporada, como conseguiu promovê-lo ao Championship, regressando ao segundo escalão do futebol inglês pela primeira vez desde 1990. O clube também revelou um novo emblema. Depois de um início de vida prometedor no Championship, o clube recebeu um jogo da quarta rodada da Copa da Inglaterra com o Liverpool, da Premier League, que terminou com uma derrota por 2-0. O Bournemouth terminou a sua primeira temporada de regresso ao Championship em décimo lugar, a sua melhor posição na história da Football League.

Em 25 de outubro de 2014, o Bournemouth venceu o Birmingham City por 8 a 0 fora de casa, no St Andrew's Stadium. Foi a primeira vez que os Cherries marcaram oito gols num jogo da liga e a sua maior margem de vitória na liga (sem contar com a vitória por 10-0 sobre o Northampton Town em setembro de 1939, que foi realizada depois de a liga ter sido abandonada devido à Segunda Guerra Mundial).[10] O clube seguiu um grande sucesso com uma vitória por 2-1 sobre o West Bromwich Albion, da Premier League, na Copa da Liga, alcançando as quartas de final da competição pela primeira vez. O Bournemouth voltou a enfrentar o Liverpool, mas perdeu por 3-1. O clube passou a maior parte da temporada de 2014-15 perto do topo da tabela, e uma vitória por 3-0 sobre o Charlton Athletic na última rodada foi suficiente para conquistar o título da Championship e a primeira promoção do time ao escalão principal do futebol inglês.[11]

Era Premier League[editar | editar código-fonte]

Na primeira temporada do Bournemouth na Premier League, a equipe foi afetada por uma série de lesões graves, incluindo a de Callum Wilson, a estrela da temporada anterior. A equipe teve dificuldades durante a maior parte da primeira metade da temporada, mas uma subida durante a segunda metade da época levou a uma inversão da sorte. O Bournemouth acabou por terminar em 16º lugar no campeonato, evitando o rebaixamento.[12]

O clube foi amplamente apontado para sofrer o rebaixamento da segunda temporada, mas a temporada 2016-17 foi bem sucedida. Apesar de um arranque fraco, que os colocou na zona de rebaixamento durante as primeiras três semanas, a equipe recuperou rapidamente e terminou em 9º lugar.[13] O jogador emprestado Nathan Aké foi contratado a título definitivo ao Chelsea por um valor recorde em junho de 2017, alegadamente na ordem dos £20 milhões.[14] Apesar de outro arranque lento em 2017-18, uma boa forma no final de dezembro e janeiro permitiu ao Bournemouth afastar-se da zona de rebaixamento e ganhar a Howe o seu segundo prêmio de Treinador do Mês da Premier League.[15] O Bournemouth conquistou 19 pontos em posições perdidas na segunda metade da temporada - um recorde da Premier League - ajudando a equipe a terminar em 12º lugar.[16][17]

A temporada 2018-19 viu o clube quebrar seu recorde de transferência novamente em Jefferson Lerma durante o verão,[18][19] e contrastando com a temporada anterior, o clube teve um início forte, ficando em 6º lugar após os primeiros 12 jogos. No entanto, a sua forma regrediu durante o resto da temporada devido a muitos problemas de lesões. No final, o Bournemouth terminou em 14º lugar, garantindo uma 5ª temporada na Premier League.

Um início brilhante para o temporada 2019-20 viu a equipe em 7º lugar no início de novembro.[20] No entanto, problemas contínuos de lesões e uma sequência de resultados ruins se seguiram, e o clube caiu na zona de rebaixamento em janeiro. Os maus desempenhos continuaram após a pandemia de COVID-19 ter interrompido a temporada, com derrotas importantes para o Manchester City F.C. e o Southampton colocando o clube à beira do abismo.[21] Apesar de uma vitória por 3-1 sobre o Everton fora de casa no Goodison Park na última rodada, o rebaixamento do clube foi confirmado porque o Aston Villa empatou contra o West Ham.[22] Em 1 de agosto de 2020, Howe deixou o clube por consentimento mútuo, encerrando seu segundo período de 8 anos como treinador.[23][24]

Violação e punição do Fair Play Financeiro[editar | editar código-fonte]

Em 2016, o Bournemouth foi considerado culpado de violar os regulamentos do Fair Play Financeiro da Football League durante 2014-15, a temporada em que assegurou a promoção à Premier League. As despesas excessivas do clube ultrapassaram o "desvio máximo", com um prejuízo financeiro de £38,3 milhões em 2014-15. Isto seguiu-se a uma perda de £10,3 milhões em 2013-2014. O clube foi inicialmente multado em £7,6 milhões pela Football League, mas posteriormente negociou um acordo com uma multa de £4,75 milhões por violação das regras do Fair Play Financeiro. A decisão seguiu-se a meses de especulação e investigação sobre o fato de o clube ter violado os regulamentos da Football League.[25][26][27]

Rebaixamento, promoção, mudanças gerenciais e nova propriedade (2020-)[editar | editar código-fonte]

Em 8 de agosto, Jason Tindall, um ex-jogador do Bournemouth e assistente de longa data de Howe, foi promovido a treinador.[28] Apesar de estar em segundo lugar em meados de dezembro, Tindall foi demitido em 3 de fevereiro de 2021 após uma sequência de apenas 1 vitória em 8 jogos, que viu a equipe cair para o 6º lugar na tabela.[29] Woodgate permaneceria como treinador durante o resto da temporada, tendo o clube terminado a temporada em 6º lugar e entrado nos playoffs, mas perdeu por 3-2 para o Brentford na semifinal.[30] O contrato de Woodgate não foi renovado após a temporada e, em 28 de junho de 2021, o antigo treinador do Fulham, Scott Parker, foi nomeado novo treinador.[31] Parker conduziu o clube a um arranque impressionante, com 15 jogos invictos no início da temporada 2021-22 da Championship, conseguindo a promoção no penúltimo jogo da temporada, uma vitória por 1-0 sobre o rival Nottingham Forest.[32][33][34]

O regresso do clube à Premier League teve, no entanto, um início difícil, com um deterioramento na relação entre Parker e o clube e uma derrota por 9-0 para o Liverpool, em Anfield, que bateu o recorde da Premier League, o que resultou no despedimento de Parker após apenas quatro jogos da liga, a 30 de agosto de 2022.[35][36] O treinador da equipe principal, Gary O'Neil, foi nomeado treinador interino e presidiu a uma subida de forma nos seus 12 jogos como treinador interino, antes de ser nomeado treinador permanente a 27 de novembro de 2022.[37]

Em 13 de dezembro de 2022, o clube foi comprado ao anterior proprietário, Maxim Demin, pelo Black Knight Football Club, uma parceria liderada pelo empresário americano Bill Foley e pela Cannae Holdings. O grupo de acionistas minoritários é liderado pelos ator de Hollywood Michael B. Jordan e pelo fundador da Kosmos, Nullah Sarker.[38][39] Em 19 de junho de 2023, o clube anunciou a saída do treinador Gary O'Neil, tendo o Andoni Iraola entrado para o substituir.[40]

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

De acordo com uma sondagem recente intitulada "The League of Love and Hate", realizada em agosto de 2019, os torcedores do Bournemouth consideraram o vizinho do clube, o Southampton, como o seu maior rival, seguindo-se o Portsmouth, o Brighton & Hove Albion, o Reading e o Leeds United.[41]

Cores[editar | editar código-fonte]

As cores da equipe têm variado ligeiramente ao longo da história do clube. Começando por jogar com riscas vermelhas e brancas, o Bournemouth também jogou com camisas totalmente vermelhas, vermelhas com mangas brancas e, principalmente, desde 1990, com riscas vermelhas e pretas. Uma camisa predominantemente vermelha foi escolhida para as temporadas 2004-05 e 2005-06, mas - devido à procura dos torcedores - foi feito um regresso às riscas para a temporada 2006-07.[42]

Desde 2017, o equipamento do Bournemouth é fabricado pela Umbro. Anteriormente, foi fabricado pela Umbro (1974-78, 1983-86), Adidas (1978-81), Osca (1982-83), Henson (1986-87), Scoreline (1987-90), Ellgren (1990-92), Matchwinner (1993-95), Le Coq Sportif (1995-96), Patrick (1996-2000), Super League (2000-01), TFG Sportswear (2001-03), Bourne Red (2003-08), Carbrini Sportswear (2008-11, 2014-15), Fila (2011-14) e JD Sports (2015-17).[43]

Para a temporada 2023-24, as camisas da equipe são atualmente patrocinadas pela Dafabet, sendo a DeWalt o atual patrocinador da manga da camisa, tendo patrocinado as camisas da equipe desde o início da temporada 2022-23. Desde a temporada 2017-2018 até à temporada 2019-20, o logotipo da Mansion apareceu na manga esquerda das camisas do Bournemouth. Antes disso, os patrocinadores foram Reg Heynes Toyota (1980-82, 1983-85), Coopers Beers (1985-87), Canberra Homes (1987-88), Nolan (1988-89), A1 Windscreens (1990-92), Exchange & Mart (1992-93), Frizzell (1993-97), Seward (1997-2006), Focal Point (2006-08, 2011-12), Carbrini Sportswear (2008-11), Energy Consulting (2012-15), Mansion (2015-2020), Vitality (2020) e MSP Capital (2020-2022).[44]

Estatísticas e registos[editar | editar código-fonte]

Steve Fletcher detém o recorde de jogos no Bournemouth, tendo disputado 726 jogos pela equipe principal entre 1992 e 2013.[43] Detém também o recorde de maior número de presenças em jogos da Liga, com 628.[45] Ron Eyre detém o recorde de maior número de gols sendo 229 com a camisa do Bournemouth, tendo disputado 337 jogos pela equipe principal entre 1924 e 1933.[46] Ted MacDougall detém o recorde de maior número de golos marcados numa só temporada, 42 na temporada 1970-71 na Quarta Divisão.[47]

A maior taxa de transferência recebida por um jogador do Bournemouth até agora é de £41 milhões, do Manchester City para Nathan Aké em agosto de 2020,[48] enquanto a maior taxa de transferência paga pelo clube até agora foi de £25 milhões, para ambos Jefferson Lerma do Levante em agosto de 2018,[49] e também para Alex Scott do Bristol City em agosto de 2023.[50]

O melhor resultado do clube no campeonato até à data foi o 9º lugar na Premier League, alcançado na temporada 2016-17.[51]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Inglês - 2ª Divisão 1 2014–15
Campeonato Inglês - 3ª Divisão 1 1986–87
EFL Trophy 1 1983–84

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 1 de setembro de 2023.

Elenco atual do Athletic Football Club Bournemouth[52]
N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome
1 G Brasil Neto Capitão 11 A Burquina Fasso Dango Ouattara 23 Z Inglaterra James Hill
2 LD Inglaterra Ryan Fredericks 12 G República da Irlanda Darren Randolph 24 A Gana Antoine Semenyo
3 LE Hungria Milos Kerkez 14 M Inglaterra Alex Scott 25 Z Argentina Marcos Senesi
4 V Inglaterra Lewis Cook 15 L Inglaterra Adam Smith Capitão² 27 Z Ucrânia Illya Zabarnyi
5 Z/LE Inglaterra Lloyd Kelly 16 M Inglaterra Marcus Tavernier 29 M Dinamarca Philip Billing
6 Z País de Gales Chris Mepham Capitão³ 17 A Colômbia Luis Sinisterra 37 LD Inglaterra Max Aarons
8 M França Romain Faivre 18 V Estados Unidos Tyler Adams 42 G República da Irlanda Mark Travers
9 A Inglaterra Dominic Solanke 19 A Países Baixos Justin Kluivert A Turquia Enes Ünal
10 M Escócia Ryan Christie 20 G Romênia Ionuț Radu

Técnico: Espanha Andoni Iraola

Referências

  1. maisfutebol.iol.pt. «AFC BOURNEMOUTH» 
  2. Bournemouth: contamos a louca história dos Cherries
  3. O Bournemouth aprendeu o caminho à Premier League e, após vencer a decisão com o Forest, confirma o acesso
  4. «Bournemouth enter administration» (em inglês). 8 de fevereiro de 2008. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  5. Scott, Matt (5 de agosto de 2008). «Troubled League Two clubs on the brink». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  6. Ashdown, John (7 de agosto de 2008). «Bournemouth hit by 17 point penalty». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  7. «QUINN AND CHERRIES PART COMPANY». Bournemouth Echo (em inglês). 31 de dezembro de 2008. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  8. «Howe handed permanent role». Sky Sports (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2023 
  9. «UPDATED: CLUB CONFIRMS BAKER BUY-OUT». Bournemouth Echo (em inglês). 31 de dezembro de 2008. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  10. «Birmingham City 0-8 Bournemouth». BBC Sport (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2023 
  11. «GALLERY: All the incredible pictures as Cherries are crowned champions of Football League». Bournemouth Echo (em inglês). 3 de maio de 2015. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  12. «Prem Report Card: Bournemouth». ESPN.com (em inglês). 11 de maio de 2016. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  13. «Bournemouth 1-0 West Bromwich Albion». BBC Sport (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  14. Simpson, Christopher. «Nathan Ake Officially Completes Bournemouth Transfer from Chelsea for Record Fee». Bleacher Report (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  15. «Howe wins January Barclays Manager of the Month». www.premierleague.com (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  16. «twitter.com/afcbournemouth/status/1031228761411342336». Twitter. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  17. «Premier League Table, Form Guide & Season Archives». www.premierleague.com (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  18. «Cherries complete Rico swoop». AFCB. 24 de julho de 2018. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  19. «Lerma signs in club record deal». AFCB. 7 de agosto de 2018. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  20. «Leicester go third with win at Palace». BBC Sport (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  21. «Howe 'deeply hurt' as Cherries on verge of relegation». BBC Sport (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  22. Richards, Alex (26 de julho de 2020). «Premier League relegation decided as Watford and Bournemouth down on final day». mirror (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  23. Eddie Howe deixa o Bournemouth após rebaixamento e encerra passagem de sete anos pelo clube
  24. «Bournemouth boss Howe leaves club». BBC Sport (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  25. «Bournemouth fined £7.6m after breaching Financial Fair Play rules». Sky Sports (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  26. «Bournemouth agree to pay £4.75m fine for breaching FFP rules». talkSPORT (em inglês). 5 de julho de 2018. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  27. Association, Press (24 de dezembro de 2015). «Bournemouth face hefty fine by the Football League for breaking FFP rules». mirror (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  28. «Jason Tindall Appointed AFC Bournemouth Manager». AFCB. 8 de agosto de 2020. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  29. «Woodgate to remain in charge». AFCB. 21 de fevereiro de 2021. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  30. «Brentford come from behind to reach final». BBC Sport (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  31. «Parker unveiled as head coach». AFCB. 28 de junho de 2021. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  32. Bournemouth vence Nottingham Forest e garante acesso à Premier League
  33. Rowe, Patrick (3 de maio de 2022). «Forest fans deliver 'horrible' verdict as Bournemouth clinch promotion». NottinghamshireLive (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  34. Moore sends Bournemouth to the PREMIER LEAGUE | AFC Bournemouth 1-0 Nottingham Forest, consultado em 12 de agosto de 2023 
  35. «STATEMENT: Scott Parker». AFCB. 30 de agosto de 2022. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  36. What led to Scott Parker's sacking; are Bournemouth 'under-equipped' for the Premier League?, consultado em 12 de agosto de 2023 
  37. «Gary O'Neil appointed head coach». AFCB. 27 de novembro de 2022. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  38. «Bournemouth deal means 8 EPL clubs U.S.-owned». www.sportsbusinessjournal.com (em inglês). 13 de dezembro de 2022. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  39. «Bournemouth takeover: American businessman Bill Foley's consortium completes purchase worth over £100m». Sky Sports (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  40. «Andoni Iraola appointed AFC Bournemouth head coach». AFCB. 19 de junho de 2023. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  41. «The top five rivals of English football's top 92 clubs revealed». GiveMeSport (em inglês). 27 de agosto de 2019. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  42. «Q&A: All you need to know about AFC Bournemouth - Journalism & News from Bournemouth UniversityBuzz». web.archive.org. 18 de maio de 2015. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  43. a b «AFC Bournemouth legend Steve Fletcher on the honour of receiving the Sir Tom Finney Award». Great British Life (em inglês). 17 de outubro de 2014. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  44. «AFC Bournemouth - Historical Football Kits». www.historicalkits.co.uk. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  45. «Fletcher: 29 years and counting». AFCB. 25 de julho de 2021. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  46. «Every Premier League club's all-time league record scorer». talkSPORT (em inglês). 11 de fevereiro de 2019. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  47. ShaggyDog (11 de julho de 2011). «Ted MacDougall Player Profile | Football England». www.football-england.com (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  48. Jackson, Jamie (5 de agosto de 2020). «Manchester City complete £41m deal for 'leader' Nathan Aké from Bournemouth». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  49. «Bournemouth sign Jefferson Lerma for £25m from Levante». Sky Sports (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  50. Fisher, Ben (10 de agosto de 2023). «Bournemouth seal £25m deal to sign Alex Scott from Bristol City». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  51. «Bournemouth 2016/17 Premier League season review». Sky Sports (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023 
  52. «First Team» (em inglês). Site oficial do AFC Bournemouth. Consultado em 1 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]