Bloco do motor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bloco do motor
Tipo
elemento de máquinas
physical technological component (d)
Características
Material
Composto de
Cylinder bank (en)
water jacket (en)

O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim).

O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.[1]

Funções[editar | editar código-fonte]

Além de alojar os cilindros, onde se movimentam os pistões, o bloco motor suporta duas outras peças: o cabeçote do motor na parte superior e o cárter na parte inferior, onde em alguns casos há um cárter superior. O cabeçote do motor é fixado ao bloco através da junta da cabeça atravessada por parafusos de fixação roscados no bloco.

No interior do bloco existem também dutos tubulares através dos quais circula a água de arrefecimento, bem como o óleo de lubrificação cujo filtro também é geralmente fixo à estrutura.[2]

Quando a árvore de cames (ou eixo de comando) não é colocada no cabeçote, existem cavidades atravessadas pelas hastes impulsoras das válvulas.

O bloco tem ligações e aberturas através das quais vários outros dispositivos são controlados através da rotação da árvore de manivela, nomeadamente a bomba de água, bomba de combustível e distribuidor (nos veículos que os possuem).

Material[editar | editar código-fonte]

Bloco de um motor de 4 cilindros de alumínio.

O material de que os blocos são construídos tem que permitir a moldagem de todas as aberturas e passagens indispensáveis, como também suportar as elevadas temperaturas geradas pela deflagração do combustível no interior do bloco e permitir a rápida dissipação do calor.

Os materiais mais usados são o ferro fundido e alumínio, este último mais leve e com melhores propriedades dissipadoras, mas de preço mais elevado. Resistindo pior ao atrito dos pistões os blocos de alumínio têm os cilindros normalmente revestidos com camisas de aço.[3]

Referências

  1. Sorensen, Charles E. (2006). My forty years with Ford. Col: Great Lakes books. Detroit: Wayne State Univ. Press 
  2. Brooks, Robert (25 de janeiro de 2012). «Navistar Now Producing Engine Blocks, Heads in CGI». Foundry Management & Technology. Consultado em 26 de setembro de 2023 
  3. ARIAS-PAZ, Manuel. Manual de Automóveis, São Paulo : Editora Mestre Jou, 1970 Pág.36

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ARIAS-PAZ, Manuel. Manual de Automóveis, São Paulo : Editora Mestre Jou, 1970