Cartoonito (América Latina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Boomerang (América Latina))
 Nota: Se procura por outras acepções, veja Cartoonito (desambiguação).
Cartoonito
Cartoonito (América Latina)
Logo do canal
País Estados Unidos Estados Unidos
Fundação 1993 (31 anos) (bloco)
2 de julho de 2001 (22 anos) (canal)
por WarnerMedia
Pertence a WarnerMedia Latin America
Proprietário Warner Bros. Discovery
Sede Brasil São Paulo, São Paulo
Slogan O que é bom volta (2001–2006)
Seu espaço (2008–2010)
Esse é meu jeito (2010–2014)
Novo Boomerang (2014—2021)
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Audiência Brasil 0,21%
Canais irmãos Cartoon Network
Discovery Kids
Tooncast
Warner Channel
TNT
TCM
TNT Novelas
Space
Adult Swim
TNT Séries
Cobertura América Latina
Nome(s) anterior(es) Boomerang from Cartoon Network
(Boomerang do Cartoon Network)
(2001-2006)
Boomerang
(2006-2021)
Página oficial cartoonito.com.br
Disponibilidade por satélite
Canal 108[1]
Canal 608 (HD)
Canal 322
Canal 27 (satélite Intelsat 34)
Canal 123
Canal 461 (HD)
Disponibilidade por cabo
Canal 108[2]
Canal 608 (HD)
Canal 560 (HD)
Canal 108 (HD)
Disponibilidade digital
Simulcast
Simulcast
Simulcast

Cartoonito é um canal de televisão por assinatura voltado para o público pré-escolar, pertencente a Warner Bros. Discovery, a mesma que programa o Cartoon Network e o Discovery Kids. Estreou em 2 de julho de 2001 como Boomerang, sendo renomeado para o atual nome em 1 de dezembro de 2021.[3][4]

História[editar | editar código-fonte]

Boomerang (2001-2021)[editar | editar código-fonte]

Fundação e desenvolvimento do canal focado aos clássicos (2001-2008)[editar | editar código-fonte]

Primeiro logo do canal, utilizado entre 2001 e 2006
Variação do logo original, utilizada em vinhetas promocionais

Antes de 2001, a palavra Boomerang somente fazia referência a uma arma que tinha capacidade de voltar ao seu ponto de partida com o vento. Porém, com o nascimento deste canal, a expressão se transformou em sinônimo de infância de muitos. O Boomerang surgiu como um bloco de programação do Cartoon Network em 1992, até ser lançado como canal no novo milênio.

Tanto o Boomerang quanto o Cartoon Network, são pertencentes à Turner Broadcasting System, mas assim como todo o acervo da Hanna-Barbera, é da propriedade da Turner. Ambos os canais tem direito a exibir os desenhos da "HB".

Há mais de uma década, Ted Turner (o proprietário da Turner) comprou uma empresa que já tinha adquirido os direitos autorais da Hanna-Barbera. Assim, passou a ter material suficiente para montar um canal somente de desenhos. Anteriormente, Turner possuía os desenhos da Era de Ouro da animação americana da MGM (Tom e Jerry, criados por William Hanna e Joseph Barbera, Droopy, criado por Tex Avery, Happy Harmonies, Barney Bear e etc), Paramount Pictures (Popeye, adaptação da tira de jornal criada por E. C. Segar para a King Features Syndicate por Fleischer Studios e Famous Studios) e Warner Bros. Cartoons (Looney Tunes e Merrie Melodies, pré-1948), além dos desenhos dos estúdios Ruby-Spears, entre outros.

Com todo o acervo, o Cartoon Network foi lançado na América Latina em 30 de abril de 1993. No início, o canal já começou fazendo sucesso com os clássicos. Estimulando o canal a produzir Space Ghost de Costa a Costa e Desenhos Incríveis: o Show (renomeado depois como Cartoon Cartoons), e com a fusão da Turner com a Time Warner em 1996, o canal passa também a contar com o restante do acervo da Warner Bros.

Com isso, desenhos como Os Impossíveis, Os Mussarelas, Josie e as Gatinhas, Dom Pixote, Manda-Chuva, Zé Colmeia, Fantasminha Legal, Os Tremendões, a Turma da Gatolândia, Os Super-Globetrotters, Charlie Chan foram exibidos pelo canal, mas acabaram dando lugar às novas produções. Restaram apenas as produções mais populares, como Os Jetsons, Os Flintstones, Scooby-Doo e os Looney Tunes.

Todo esse enorme acervo parado deu condições para a criação de um novo canal, que entrou no ar em 2 de julho de 2001: o Boomerang.

O canal foi assim batizado, pelos desenhos que compõem a programação terem sido produzidos na época do "baby boom" - isto é, nos anos 60, houve um alto índice de nascimentos. Essas crianças dos anos 60 e 70, em tese, eram o público-alvo do canal.

A programação do Boomerang, em seus primeiros anos, foi marcada pelo excesso de reprises, e exibiu praticamente apenas desenhos dos estúdios Hanna-Barbera, como Zé Colmeia, Pepe Legal, Os Flintstones, Os Jetsons, Corrida Maluca, Gatolândia, Laboratório Submarino, Devlin, o Motoqueiro, Tartaruga Touché, Grande Polegar, Detetive Particular, entre tantos outros. A dublagem sempre foi 100% em português e geralmente, eram as originais brasileiras.

Logo utilizado entre 2006 e 2008

O canal era especializado na exibição de desenhos clássicos e sua programação consistia em desenhos dos arquivos da Hanna-Barbera e Warner Bros.. Em 2005, as reprises diminuíram, sensivelmente, na programação, e chegavam desenhos de outros estúdios, como MGM e Filmation. Entre as produções japonesas, estavam Speed Racer e Kimba, o Leão Branco.

No dia 3 de abril de 2006, a versão latino-americana do canal passou por uma reformulação, apresentando desenhos clássicos apenas nas madrugadas, como: A Formiga Atômica, Zé Colmeia, A Pantera Cor-de-Rosa e Os Flintstones. Ao longo do dia, os outros dois desenhos participavam da programação, tais como O Mundo de Beakman e As Aventuras de Jackie Chan.

1º relançamento do canal focado aos adolescentes (2008-2014)[editar | editar código-fonte]

Em 2 de janeiro de 2008, o Boomerang retirou definitivamente os desenhos clássicos e infantis da grade de programação. Com as alterações drásticas, passou a transmitir novelas, seriados e filmes "teens". Ganhou um novo slogan, "Boomerang, seu espaço", e passou a focar no público adolescente entre 12 e 16 anos, principalmente feminino.

Logo utilizado entre 2008 e 2010

No Brasil, o canal também exibiu séries inéditas em sua programação, tais como: Darcy's Wild Life, Scout's Safari, Galera do Surfe, What I Like About You, H2O: Just Add Water, entre outros. Boomerang também exibiu séries de maior sucesso nos Estados Unidos, como Pretty Little Liars, The Lying Game e The Carrie Diaries.

2º relançamento do canal para crianças e famílias (2014-2021)[editar | editar código-fonte]

Em 4 de fevereiro de 2014, a Turner anunciou em um rebrand que o canal seria reformulado a nível global, atingindo todos os treze sinais do Boomerang pelo mundo, a fim de que todos sejam focados em "programação-família", com uma programação apenas composta por desenhos animados clássicos e recentes.[3] A partir do mesmo mês, o canal voltou a transmitir as animações como: As Meninas Superpoderosas, Sítio do Picapau Amarelo e Três Espiãs Demais.

Logo utilizado entre 1 de outubro de 2010 e 28 de setembro de 2014

Desde o dia 28 de setembro, na América Latina, foi realizado um rebrand com um novo slogan: "Novo Boomerang", deixando completamente as séries para adolescentes e foco em animações e programação para toda a família de lado, e contando com desenhos animados, programação pré-escolar (como a que tinha entre 2006 e 2008) e desenhos que se tornaram clássicos, como Tom & Jerry, Scooby-Doo e Looney Tunes, além das séries Chaves e Chapolin.

Último logotipo do Boomerang, usado entre 2014 e 2021

Para promover ainda mais o novo Boomerang, cujo rebrand aconteceu no mês de outubro. Um novo bloco tinha chegado a programação do Cartoon Network. Trata-se do Clube Boomerang, que como o próprio nome já diz, iria trazer alguns dos programas do novo canal dentro do Cartoon Network. Ía ao ar todos os domingos, das 8h até 9h da Manhã.

Cartoonito (2021-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro de 2021, clientes da Sky Brasil receberam a informação de que o Boomerang passaria a se chamar Cartoonito, que é o mesmo nome do bloco de programação da versão americana do Cartoon Network e uma marca da plataforma de streaming HBO Max, cuja programação é totalmente focada no público pré-escolar. A mudança passou a valer no dia 1.° de dezembro.[4]

Posteriormente, a empresa de telecomunicações argentina Telered comunicou a mudança para o resto do continente.[5]

Programas[editar | editar código-fonte]

Saídas do line-up da SKY[editar | editar código-fonte]

Em 13 de março de 2013, o canal saiu do ar para dar lugar ao TBS,[6] mas voltou a Sky Brasil no dia 15 de novembro de 2014, substituindo o Glitz*.[7]

Em 29 de setembro de 2016, a Sky Brasil, mais uma vez, retirou o canal de seu line-up para substituí-lo pelo canal EI Maxx.[8] O fato causou indignação por parte dos assinantes da operadora.[8][9]

Em 28 de abril de 2017, o canal voltou a SKY apenas em HD, no canal 461.[10]

Referências

  1. Grade de canais "Juntinho"
  2. Grade de canais "Juntinho"
  3. a b «PR: Turner Broadcasting Announces Strategic Changes/Expansions to Animation, Kids & Young Adult Networks» (em inglês). Toon Zone. 4 de fevereiro de 2014 
  4. a b Sousa, Matheus (29 de outubro de 2021). «Boomerang passa a se chamar Cartoonito no Brasil». ANMTV. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  5. «Boomerang tambien pasará a ser Cartoonito para el público hispanoamericano». www.anmtvla.com. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  6. ANMTV (3 de março de 2013). «SKY: Boomerang será substituído pelo canal TBS neste mês - ANMTV». ANMTV 
  7. FORATO, Thiago (12 de março de 2016). «Canal Glitz* deixará line-up das operadoras no Brasil». Na Telinha. Consultado em 23 de outubro de 2016 
  8. a b Carlos, Henrique (12 de setembro de 2016). «SKY tira Boomerang do ar para abrigar canais Esporte Interativo | Observatório da Televisão». Observatório da Televisão 
  9. ANMTV (29 de agosto de 2016). «Boomerang: SKY anuncia novamente a retirada do canal - ANMTV». ANMTV 
  10. «SKY lança 23 novos canais em alta definição nesta sexta em sua grade de programação | O Universo da TV». O Universo da TV. 12 de setembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]