Ciudad Juárez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o político liberal mexicano, veja Benito Juárez.
México Cidade do Juárez

Ciudad Juárez • Heroica Ciudad Juárez

 
  Cidade  
Cidade do Juárez
Cidade do Juárez
Cidade do Juárez
Símbolos
Brasão de armas de Cidade do Juárez
Brasão de armas
Lema Refugio de la libertad, custodia de la república
Gentílico Juarense
Localização
Cidade do Juárez está localizado em: México
Cidade do Juárez
Coordenadas 31° 44' 22" N 106° 29' 13" O
País México
Estado Chihuahua
História
Fundação 8 de dezembro de 1659
Características geográficas
Área total 188 km²
População total 1 301 452 hab.
Altitude 1,120 m
Fuso horário -7
Código postal 32000
Sítio http://www.juarez.gob.mx/

Ciudad Juárez é uma cidade do México, no estado de Chihuahua. É uma das maiores cidades do México, contando com cerca de 2.6 milhões de habitantes na região metropolitana, incluindo a vizinha cidade de El Paso, no estado do Texas, Estados Unidos. É a sétima maior região metropolitana do México, foi fundada em 1659 com o nome de Paso del Norte, e abrangia as duas margens do rio Grande. Só em 1848 foi dividida entre o México e os E.U.A., passando o lado mexicano a designar-se Juárez em 1888. Conta com 17 parques industriais, dedicados às Maquiladoras.

A cidade foi classificada, em 2009, como a mais violenta do mundo (chega a desbancar a cidade de Gaza na Palestina), de acordo com a organização civil mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública (CCSP)[1]. Ela é a cidade mais perigosa do México e por este motivo é considerada "Faixa de Gaza mexicana"[2]

O clima de Ciudad Juárez é Desértico e as temperaturas variam muito de uma estação a outra, por isso a cidade é considerada a metrópole mexicana com o clima mais extremo. Possui uma temperatura média de 16,7ºC, e uma amplitude térmica de 22 graus do verão para o inverno. A temperatura mais alta registrada na cidade foi de 46ºC em Julio de 1994 e a mínima de -23ºC em Fevereiro de 2011. a temperatura média de Janeiro o mês mais frio é de 5,3ºC e Julio o mês mais quente é de 27,3ºC.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ciudad Juárez tem estabelecido acordos de geminação com 6 cidades:

Feminicídios[editar | editar código-fonte]

Nos anos 2000, casos de desaparecimentos e mortes de mulheres jovens na cidade chamaram a atenção de militantes feministas e de direitos humanos na comunidade nacional e internacional. O número crescente de mortes registrado ao longo da década, as similitudes no perfil das vítimas e a recorrência do modus operandi aplicado aos crimes levaram a que o conceito de feminicídio fosse retomado, ganhando mais destaque.[3] De janeiro de 1993 para o ano de 2012, o número estimado de mulheres assassinadas ascendeu para mais de 700.

Por parte da população foi acusado de passividade das autoridades locais e nacionais, uma vez que em muitos casos não foi esclarecida a responsabilidade de tais crimes. A Corte Interamericana de Direitos Humanos chegou a considerar o Estado Mexicano como um dos principais responsáveis por esses atos. Hoje, há várias organizações não-governamentais que prestam apoio a mães e familiares vítimas de feminicídio como Casa Amiga, Nossas Filhas de Volta para Casa, a Justiça para com as nossas filhas, Rede, Mesa de Mulheres de Ciudad Juárez, entre outras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 19 de julho de 2010. Arquivado do original em 28 de maio de 2010 
  2. MD-WEBMARKETING. «Diario do MS | Força tarefa reúne oito delegados do Estado após assassinato de policial». www.diariodoms.com. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  3. Brasil, ONU Mulheres (2016). Diretrizes Nacionais Feminicídio. Brasília: [s.n.] pp. 130, p. 21 


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ciudad Juárez
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.