Clackmannanshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clackmannanshire
Clackmannanshire
Geografia
Área Total 159 km² (30.ª posição)
Categoria Council Area
Sede Administrativa Alloa
Demografia
População Total (2007) 49900 habitantes (29.ª posição)
Densidade 314 hab./km²
Política
Nome do Conselho Clackmannanshire Council
Site http://www.clacks.gov.uk/

A Área de Conselho (ou Council Area) de Clackmannanshire (em gaélico escocês, Siorrachd Chlach Mhannainn), é uma das 32 novas subdivisões administrativas da Escócia e faz fronteira com Perth and Kinross a norte, Fife a oeste, Falfirk a sul e Stirling a leste.

Esta concil área, também conhecida por Clacks, foi criada em 1996, sob uma lei de 1994 do governo local escocês, na área do ex-distrito de Clackmannan da, já abolida, região Central. O distrito tinha sido criado em 1975, sob uma lei de 1973, e incluía os condados de Clackmannan e a área de Muckhart do condado de Perth.

De acordo com a legislação de 1996, a council area recebeu o nome de Clackmannan, mas o próprio conselho mudou o nome Clackmannanshire usando o seu poder de decisão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

No norte da região ficam as colinas Ochil Hills. O restante compreende uma planície que forma o vale do Rio Forth e do Rio Devon, que desaguam no Firth of Forth.

Economia[editar | editar código-fonte]

A indústria está baseada na agricultura, produção de cerveja e alguma mineração de carvão mineral. Em 2006 foi dada uma permissão para o desenvolvimento do dock de Alloa, que estava em declínio desde a década de 1960.

Condado de Clackmannan
(extinto)
Clackmannanshire
Geografia
Área Total 123 km² (34 posição)
Sede Administrativa Clackmannan
Demografia
Política

História[editar | editar código-fonte]

Entre 1889 e 1975, o condado de Clackmannan regia a região fazendo fronteira com os condados de Perthshire, Stirlingshire e Fife. Era o menor condado da Escócia e era conhecido também por um apelido, 'The Wee County' (O condado minúsculo).

A região é também famosa pelo seu festival anual de sapateado - "click clack clackmannanshire" - que data da década de 1980.

Cidades e aldeias[editar | editar código-fonte]

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.