Clube de Regatas Guará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o "Clube Esportivo Guará", veja Associação Botafogo Futebol Clube.
Guará
Nome Clube de Regatas Guará
Alcunhas Lobo
Lobo da Colina
Torcedor(a)/Adepto(a) Guaraense
Mascote Lobo-Guará
Fundação 9 de janeiro de 1957
Extinção dezembro de 2019 [1]
Estádio CAVE
Capacidade 16 500 Pessoas[2]
Localização Guará, Brasil
Presidente Márcio Antonio da Silva
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Clube de Regatas Guará foi um clube de futebol brasileiro, sediado em Guará, no Distrito Federal. Foi fundado no dia 9 de janeiro de 1957, na época em que o futebol no Distrito Federal ainda não era profissional. O clube se profissionalizou em 09 de abril de 1977, data considerada pela Federação Metropolitana de Desportos como a oficial de refundação do clube.[3]

Com a desfiliação do clube em 2019, o clube deixou de ser o mais antigo clube em atividade no futebol do Distrito Federal. Em 2007 disputou, pela primeira vez em sua história, a segunda divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol.

Seu uniforme é composto de camisa com listras verticais amarelas e pretas, calção preto e meias pretas ou aurinegras. O Clube manda seus jogos no Estádio Antônio Otoni Filho (conhecido como CAVE, sigla para Centro Administrativo Vivencial e Esporte), situado também em Guará.

História[editar | editar código-fonte]

O C.R.Guará foi fundado em 9 de janeiro de 1957 por um grupo de servidores do extinto Departamento de Topografia Urbana, órgão responsável pelas medições da futura capital federal. Entre eles estava Oswaldo Cruz Vieira, o Oswaldão, primeiro presidente do clube. Oswaldão, corintiano roxo, escolheu as cores preta e branca para o clube recém criado, além de adotar um distintivo semelhante ao do clube paulista Corinthians.

No dia 3 de maio de 1960, o clube enfrentou o Esporte Clube Ribeiro, na partida que é considerada a primeira após a inauguração de Brasília. O Guará venceu a partida por 3x2.[4]

O primeiro grande feito do C.R.Guará foi o vice-campeonato de 1960. Depois de altos e baixos o C.R. Guará ficou durante algum tempo sem atividades esportivas. Nos meados da década de 70 o Humaitá e o Corinthians, clubes amadores da então recente cidade-satélite de Guará se uniram e resolveram continuar o legado do saudoso Oswaldão, instalando na nossa cidade o clube fundado pelo "candango". Na segunda metade da década de 80 a cor amarela juntou-se às cores preta e branca e completou o pavilhão atual do clube. O Guará manda seus jogos no estádio do CAVE, que possui capacidade para 16500 torcedores, e que fica localizado na área da Administração Regional do Guará. O símbolo do clube é o Lobo-Guará, animal que era abundante na região à época de sua fundação e que batizou o mais antigo clube de futebol do Distrito Federal. O principal feito do clube foi o campeonato brasiliense de 1996, quando o Guará foi campeão derrotando duas vezes a equipe do Gama. No primeiro jogo, no campo do adversário, o Lobo venceu por 1 a 0. No jogo da volta um público de pelo menos 16000 torcedores viu o Guará derrotar seu rival por 3 a 1 e conquistar o título inédito. Merece registro, também, o tricampeonato de juniores de 90/91/92.

O Guará foi vice-campeão nos campeonatos brasilienses de 81,82,83,88 e 91 e teve jogadores na artilharia do campeonato em 82 (Éder Antunes - 9 gols) e 91 ( Vander e Paulinho, ambos com 11 gols). (informações relativas ao Campeonato de Futebol Profissional que é disputado desde 1976).

Lúcio, zagueiro da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, foi revelado pelo Clube de Regatas Guará, tendo defendido o Lobo desde as divisões de base até o início da carreira. Na base, foi campeão candango de juniores sobre a equipe do Sobradinho. Em 1996 foi o capitão do elenco campeão brasiliense, dando ao clube a possibilidade de disputar a Copa do Brasil de 1997. O sorteio, no entanto, colocou o Internacional de Porto Alegre no caminho do Lobo, que ganhou de 3 a 1.Gauchos viram o ro grande potencial e efetivaram sua contratação. Lúcio, então, se consagrou no Inter, tendo defendido grandes clubes na Europa e sido campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, na Copa do Japão/Coreia.

Outros jogadores consagrados vestiram a camisa do Guará, com destaque para Éder Aleixo (campeão brasiliense em 1996, ídolo do Atlético Mineiro) e Beijoca (1988, ídolo do Bahia)

O clube é o mais antigo do Distrito Federal ainda em atividade, sendo o único time ainda existente que participou da primeira edição do Campeonato Brasiliense. Também foi por muitos anos o clube com mais participações no Campeonato Candango, sendo ultrapassado pelo Gama em 2017

Campeonato Brasiliense de 1996[editar | editar código-fonte]

O clube é conhecido no Distrito Federal pela grande quantidade de vice-campeonatos do Campeonato Brasiliense. Foram oito ao total. Em 1996, no entanto, conseguiu levantar seu primeiro e até agora único título de sua história, ao bater o Gama nos dois jogos da final, por 1x0 e por 3x1 . Na ocasião o grupo contava com o jogador mais jovem a entrar em campo por uma equipe profissional brasiliense, Bruno Diniz, aos 16 anos (6/6/80).

Decadência[editar | editar código-fonte]

Após uma campanha decepcionante no Campeonato Brasiliense de 2006, o Guará ficou na última posição e foi rebaixado para a 2ª divisão brasiliense pela 1ª vez. Em 2007 e 2008 tentou sem sucesso o retorno à elite do futebol candango.

Em 2009 e 2010, o Guará esteve licenciado e não disputou competições oficiais. De 2011 a 2016, o Guará voltou à ativa, mas permaneceu todos esses anos na segunda divisão do Campeonato Brasiliense. Em 2017, 2018 e 2019, o Guará novamente ficou sem disputar competições oficiais

No ano de 2019, o Guará chegou em seu terceiro ano seguido em licenciamento. Com isso, devido a uma regra, o Guará foi desfiliado.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Estádios[editar | editar código-fonte]

Nome Localização Anos de Uso
Israel Pinheiro Guará 1957–1978
CAVE Guará 1978–2015

Durante sua história o clube utilizou dois estádios. Da sua inauguração até até 1978 utilizou o Estádio Israel Pinheiro, até a inauguração do Estádio Antônio Otoni Filho

Estádio Israel Pinheiro[editar | editar código-fonte]

Foi um dos primeiros estádios do Distrito Federal. Em 1959, o estádio, ainda de forma provisória, sediou o primeiro Torneio Início de Futebol de Brasília, também chamado de Torneio Início Bernardo Sayão. Participaram do torneio 19 equipes e teve como campeão o Clube de Regatas Guará, sendo vice a Associação Esportiva Empresa Brasiliense de Engenharia.

No dia 1 de maio de 1960, o estádio foi palco da primeira partida após a inauguração da capital. O Clube de Regatas Guará recebeu o Esporte Clube Ribeiro e ganhou de 3x2.

Em 16 de setembro de 1961, o Botafogo de Futebol e Regatas se tornou o primeiro clube grande a jogar no estádio. Participaram da partida Garrincha, Didi e Nilton Santos.[5]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeão Invicto

REGIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Torneio Centro-Oeste 1 1984
METROPOLITANOS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasiliense 1 1996
Distrito Federal (Brasil) Torneio Início Bernardo Sayão 1 1959

Torcida[editar | editar código-fonte]

  • Grêmio Recreativo Torcida Organizada Lobolouco - Fundada em Dezembro de 2014
  • Torcida Organizada Lobo Metal - Fundada em 1997

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O fim do Clube de Regatas Guará». O Jornal do Guará. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  2. «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (Rev. 6)» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de junho de 2016 
  3. «FMF comemora amanhã seu 23° aniversário». Brasilia. Correio Braziliense (07116): 12. 19 de agosto de 1982 
  4. «Prevaleceu a maior categoria:Guará venceu ao E.C. Ribeiro». Brasilia. Correio Braziliense (11): 6. 3 de maio de 1960 
  5. «Exibi-se o Botafogo em Brasília». Rio de Janeiro. Correio da Manhã (21007): 1. 17 de setembro de 1961