Collie (tipo de cão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cão de raça do tipo collie, raça Bearded Collie.

Collie é uma categoria peculiar de cães de pastoreio, incluindo muitas raças puras e landraces. Inclui as raças Border Collie, Smooth Collie, etc., e a Rough Collie famosa pela personagem Lassie. O tipo Collie teve origem na Escócia e Norte da Inglaterra.

Características[editar | editar código-fonte]

Os collies são de porte médio, bastante leve, com um focinho pontudo. Muitos tipos têm um distinto padrão de branco sobre os ombros. Collies são muito ativos e ágeis, e a maioria das raças de collies têm um forte instinto de pastoreio. As raças collies espalharam-se por muitas partes do mundo (especialmente na Austrália e América do Norte) e diversificaram-se em muitas variedades, algumas vezes com mistura de outros tipos de cães. Algumas raças collie mantiveram-se como cães de trabalho, utilizados para o pastoreio de gado, ovelhas e outros rebanhos, enquanto outros são mantidos como animais de estimação, cães de exposição ou para esportes caninos, em que eles exibem grande agilidade, vigor e treinabilidade. Enquanto o AKC tem o Rough Collie que chamam apenas de "Collie", na verdade collie é um tipo peculiar de cão de pastoreio, incluindo muitos landraces e raças puras. Geralmente, há grandes distinções entre cães de exposição e aqueles criados para pastorear ou para esportes. Eles normalmente exibem grande agilidade, vigor e treinabilidade e, mais importante a sagacidade.

Nome[editar | editar código-fonte]

A exata origem do nome "collie" é incerta, pode derivar do Escocês , a palavra "coal."[1] Como Alternativa, ele pode vir de uma palavra relacionada coolly, referindo-se ao black-faced mountain sheep da Escócia.[2] O nome collie normalmente refere-se a cães de origem Escocesa, que se espalharam em muitas outras partes do mundo, sendo muitas vezes chamado de pastor ou ovelheiro em outros lugares.[3]

Collie: tipos e raças[editar | editar código-fonte]

Cão do tipo Collie chamado dr. Williams, fotografado por volta de 1885

Cães de pastoreio do tipo collie têm sido muito difundidos na grã-Bretanha, e estas podem ser consideradas como landrace a partir do qual uma série de outras raças e tipos derivam, tanto na grã-Bretanha e em outros lugares. Muitos deles estão trabalhando como cães de pastoreio, mas alguns foram criados para conformação e como animais de estimação, às vezes, perdem o seu instinto de trabalho ao decorrer Colliede seleção pela aparência ou um mais subjugado temperamento.[4]

Raças do tipo collie[editar | editar código-fonte]

Algumas raças do tipo Collie:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Oxford English Dictionary, Oxford University Press, 1933: Collie, Colly
  2. Hubbard, C L B, Dogs in Britain, A Description of All Native Breeds And Most Foreign Breeds in Britain. Macmillan & Co Ltd, 1948.
  3. Iris Combe (1987). Herding Dogs: Their Origins and Development in Britain. [S.l.: s.n.] 
  4. Iris Combe & Pat Hutchinson, The ancestral relationships of contemporary British herding breeds, 2004. Rough Collie breed's ancestry no Wayback Machine (arquivado em junho 14, 2009) Chart of relationships between various British herding dog breeds, and outline of their history.