Conselho de Cento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a instituição de Cartago, veja Conselho dos Cem.

Conselho de Cento

Consell de Cent
Salão do Conselho de Cento
Organização
Natureza jurídica Governo
Localização
Jurisdição territorial Catalunha
Sede Casa da Cidade (Barcelona)
Histórico
Criação 1369
Extinção 1714

O Conselho de Cento era uma instituição de governação, conhecida como assembleia consultora do governo municipal de Barcelona durante o antigo regime, na cidade de Barcelona, estabelecida no século XIII e que perdurarou até ao século XVIII.[1] O seu nome tem a origem no número dos seus membros, que eram cem. A Rua do Conselho de Cento, uma importante rua do Eixample da cidade de Barcelona, está-lhe dedicada. A importância do Conselho de Cento vê-se em muitos exemplos, como quando no ano 1464 proclamou Conde de Barcelona D. Pedro de Coimbra, Condestável de Portugal.

Outro exemplo é a negativa do Conselho de Cento em aceitar a concessão feita pelo rei de um estudo geral. Martim, o Humano, a 10 de janeiro de 1401, outorgou o privilégio real da fundação do Estudo Geral de Medicina e Artes, com as mesmas prerrogativas que o de Montpellier. Finalmente, em 1450, deu origem à Universidade de Barcelona, agora já com o alto patrocínio do Conselho de Cento, que requer ao rei D. Fernando a sua criação.[2]

Inclusive dispunha de atribuições militares para a defesa da cidade, na força da Coronela de Barcelona, que teve um papel heróico na resistência contra os ataques das tropas borbónicas de 1713.

Abolição[editar | editar código-fonte]

O Conselho de Cento, que durante a Guerra da Sucessão Espanhola se tinha posicionado a favor da causa austracista, criando um regimento militar, bem como a Diputação da Generalidade da Catalunha foram abolidas pelo Marechal James Fitz-James Stuart, primeiro duque de Berwick, a 15 de setembro de 1714.

Referências

  1. «Consell de Cent | enciclopèdia.cat». www.enciclopedia.cat. Consultado em 1 de março de 2019 
  2. Ymbert, Jordi Casassas i; Pericot, Josep Ma Fullola; Alonso, Francisco Gracia (2008). La Universitat de Barcelona (em catalão). [S.l.]: Edicions Universitat Barcelona. ISBN 9788447532759 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Conselho de Cento