Dave Mustaine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dave Mustaine
Dave Mustaine
Mustaine em concerto em 2016
Informação geral
Nome completo David Scott Mustaine
Nascimento 13 de setembro de 1961 (62 anos)
Local de nascimento La Mesa, Califórnia
Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, thrash metal, speed metal, hard rock
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Vocais, guitarra
Modelos de instrumentos Dean VMNT, Dean Zero
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 1978-presente
Outras ocupações Cantautor, produtor musical, ator, autor, manager
Gravadora(s) Loud, Combat, Capitol, Sanctuary, Roadrunner, Tradecraft
Afiliação(ões) Megadeth, Metallica, MD.45, Red Lamb, Body Count

David Scott Mustaine (La Mesa, 13 de setembro de 1961), conhecido como Dave Mustaine, é o vocalista, guitarrista, líder e principal compositor da banda de thrash metal Megadeth, a qual fundou após ter sido demitido do Metallica em 1983. Dave é um dos pioneiros do estilo thrash/speed metal no mundo, sendo um grande e aclamado ícone tanto para esses gêneros, quanto para o rock em geral.

Em 2009, ficou em primeiro lugar no livro The 100 Greatest Metal Guitarists (Os 100 Grandes Guitarristas do Metal), de Joel McIver.[1] Foi classificado em décimo nono entre os '100 Melhores Guitarristas de Heavy Metal de todos os tempos' pela Guitar World.[2]

É casado com Pamela Casselberry e tem dois filhos, Justis e Electra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começo de carreira[editar | editar código-fonte]

Dave Mustaine nasceu em 13 de setembro de 1961 na cidade de La Mesa, Califórnia, Estados Unidos, filho mais novo de Emily e John Mustaine. Os pais de Dave eram Testemunhas de Jeová. Seu pai, John, era alcoólatra e Dave era frequentemente espancado por ele. Após seus pais se divorciarem, Dave, sua mãe e suas irmãs passaram e se mudar frequentemente para evitar contato com o pai violento. Aos quinze anos, ele alugou um apartamento para si e passou a traficar drogas para sobreviver.[3] Uma de suas clientes estava quase sempre sem dinheiro, mas trabalhava numa loja de discos, e oferecia a Dave álbuns de artistas como Iron Maiden, Black Sabbath e Judas Priest para saldar as dívidas, o que o ajudou a moldar sua preferência pelo heavy metal (suas bandas favoritas são AC/DC e Kiss). No final da década de 1970, Dave começou a aprender guitarra — notavelmente com uma B.C. Rich — e juntou-se a uma banda chamada Panic por um curto período de tempo.[4]

Metallica[editar | editar código-fonte]

Mustaine diz em sua autobiografia que sua primeira expulsão do Metallica aconteceu no verão de 1982, num ensaio na casa de Ron. Quando chegou, sua cachorra saiu de seu carro e pulou no capô do carro de Ron, um Pontiac GTO. James Hetfield acertou um chute forte na cachorra, que Dave não deixou passar. Quando entraram na casa de Ron começaram as ameaças e insultos, até Dave dizer a James para ficar quieto se não daria um soco em sua boca. Ron tentou defender James, e Dave acabou acertando um soco em James e uma cotovelada em Ron, que caiu sobre os equipamentos. Um amigo de Dave, Rick Solis, interveio e separou a briga. Naquela hora James expulsou Dave. Porém Dave voltou a ensaiar com a banda menos de vinte e quatro horas depois, após pedir desculpas a todos.

Sua saída definitiva do Metallica aconteceu em 11 de Abril de 1983. Depois de fazerem dois shows, Dave acordou de manhã com a equipe toda em sua volta com suas malas prontas. Dave voltou para a Califórnia de ônibus sem um único dólar, em uma viagem de quatro dias.

Mesmo saindo do Metallica, Dave criou grande parte das letras, riffs e solos do primeiro álbum da banda, Kill 'Em All e contribuiu em duas músicas do segundo Ride the Lightning.

Megadeth[editar | editar código-fonte]

Após ser demitido do Metallica, Dave criou a banda Megadeth, com o baixista David Ellefson, o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson. Com esta formação lançaram já em 1985 o álbum Killing Is My Business... And Business Is Good!, pouco aclamado pelo público e mídia.

Após lançarem Peace Sells... But Who's Buying? em 1986, Chris Poland e Gar Samuelson foram despedidos da banda por Mustaine, sendo substituídos pelo guitarrista Jeff Young e pelo baterista Chuck Behler. Essa formação lançou um novo álbum chamado So Far, So Good... So What!, com destaque para a música "In My Darkest Hour".

O relacionamento de Mustaine com o restante do grupo nunca foi muito bom. Ele sofria de ataques de overdose, e foi motivo de polícia muitas vezes por isso. Um dia a polícia o prendeu por um motivo grave, oito tipos de drogas injetáveis distintas. Após esse dia ele teve que ser internado em uma clínica de reabilitação.

Meses depois Mustaine se dizia um novo homem e reformulou a sua banda, com Marty Friedman na guitarra, Nick Menza na bateria e David Ellefson no baixo.

A formação "clássica"[editar | editar código-fonte]

Esta formação lançou o álbum Rust in Peace, que foi sucesso de vendas em todo o mundo, e considerado por Mustaine como o melhor trabalho do grupo e considerado por muitos um dos maiores discos da história do metal.[5] Em 1992, lançaram Countdown To Extinction, com destaque para a faixa "Symphony Of Destruction".

O próximo álbum, Youthanasia, foi lançado em 1994; a faixa "A Tout Le Monde" foi, por cinco meses, uma das mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos.[6] Em 1995, eles lançam o álbum Hidden Treasures.

Em 1997 o Megadeth lança Cryptic Writings, um álbum que pretendia retornar a banda às suas origens, com músicas que lembram toda a carreira da banda: "She-Wolf", "Trust", "Secret Place", "Vortex", "FFF", "Almost Honest", e "The Disintegrators".

Nesse mesmo ano Nick Menza foi despedido da banda por Mustaine, por causa de um tumor no joelho, sendo assim, ele foi substituído por Jimmy DeGrasso.

1999-2001[editar | editar código-fonte]

Com DeGrasso na bateria, o Megadeth lança o álbum Risk (álbum), com uma sonoridade mais alternativa e voltada para o lado comercial. Esse álbum não agradou muitos fãs e críticos. É o último ábum com Friedman que saiu em março de 2000.

Em 2001 a banda lança The World Needs a Hero, com Al Pitrelli substituindo Friedman na guitarra. Esse álbum representou uma mudança de volta a uma direção musical mais pesada.

Encerramento temporário[editar | editar código-fonte]

Em 2002 Mustaine decide encerrar temporariamente o Megadeth por problemas em um nervo de seu braço, sendo obrigado a tratar-se e não podendo tocar com a banda. Ele esteve prestes a encerrar o Megadeth definitivamente, mas havia um contrato com a gravadora Sanctuary Records, no qual a banda tinha que dar a eles mais um álbum. Portanto, voltou a ativa após sua recuperação.

Naquela época ele entrou em crise com David Ellefson, e houve muitas brigas, inclusive judiciais. Ellefson saiu da banda para formar o F5.

Retorno com o Megadeth[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Mustaine já recuperado volta a ativa com o Megadeth, e no mesmo ano de retorno, a banda lança um novo álbum chamado The System Has Failed para muitos um dos melhores da história do grupo, com os integrantes Chris Poland (guitarra solo), Vinnie Colaiuta (bateria) e Jimmie Lee Sloas (baixo). Era para esse ser um álbum solo de Mustaine, mas o mesmo mudou de ideia, e depois da gravação resolveu fazer uma reformulação da banda.

Poucos dias depois, Mustaine anuncia uma nova formação, composta pelos irmãos Glen e Shawn Drover, e o baixista James MacDonough (ex-Iced Earth). Fazem uma turnê pelo mundo inteiro, em 2004 e 2005, inclusive no Brasil.

Desde o retorno de 2004, o Megadeth lançou 6 álbuns de estúdio: The System Has Failed (2004), United Abominations (2007), Endgame (2009), Thirteen (2011), Super Collider (2013) e Dystopia (2016), além da coletânea Greatest Hits: Back to the Start (2005) e o DVD duplo Arsenal of Megadeth (2006).

Dave e o Megadeth fizeram a abertura do show de retorno da banda Black Sabbath em 2013.

Em 17 de junho de 2019, Mustaine anunciou que foi diagnosticado com câncer na garganta. Grande parte dos shows de 2019 foram cancelados, incluindo uma apresentação no Rock in Rio.

MD.45[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Dave Mustaine, juntamente com Lee Ving, o vocalista da banda Fear, de Los Angeles, formam o projeto paralelo MD.45. MD são as inicias de Dave Mustaine ao contrário, e 45 são as iniciais de Lee Ving (LV), em números romanos. Jimmy DeGrasso (bateria) e Kelly Lemieux (baixo) completavam a formação.

O grupo lançou em 1996 um álbum, The Craving, que foi regravado em 2004 com Dave Mustaine nos vocais. Após muitos pedidos de fãs e boatos a respeito de um possível retorno para 2008, Dave negou, pois segundo ele, sua carreira está voltada somente para o Megadeth.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Dave Mustaine aparece frequentemente em vários programas de televisão:

  • Em 1992 Mustaine cobriu a Convenção Nacional Democrata para a MTV. Ele também recebeu a série de televisão Headbanger's Ball, da MTV2, em duas ocasiões: em um tributo a Dimebag Darrell em dezembro de 2004 e como convidado especial em um episódio que foi ao ar 27 de agosto de 2005. Ele também interpretou a canção "Gears of War" com o Megadeth em um episódio sobre o lançamento do vídeo game com o mesmo nome.
  • Dave fez uma aparição em 1998 na série "The Drew Carey Show", no episódio "Em Ramada Da Vida". Quando Drew e sua turma decidem formar uma banda, eles fazem uma audição para escolher o guitarrista, e um dos candidatos é Mustaine. Depois de Dave tocar um solo de guitarra rápida, Lewis Kiniski diz: "Filho, não fique nervoso, apenas desacelere" ao que Mustaine responde: "É pra soar dessa maneira". Drew responde, dizendo: "Sim, claro que é... Próximo!"
  • Em 1996, no episódio "Love Burns" da série de ficção científica Black Scorpion, Mustaine intrepreta "Torchy Thompson", um incendiário vingativo.
  • Dave Mustaine e Megadeth aparecem em 2006 na série Duck Dodgers, no episódio "No espaço, ninguém pode ouvir você Rock / Ridealong calamidade", o penúltimo episódio da série. No episódio, Mustaine tem uma versão congelada criogenicamente de si mesmo. Ele é descongelado porque o elenco principal exige um barulho incrivelmente alto para sobrecarregar uma arma sônica de Marte, e "ninguém é mais rock, mais rápido, ou mais alto do que Dave Mustaine. Ele botou o "Heavy" no "Heavy Metal" ". Ele é conhecido no episódio como "geneticamente modificado para o rock e criado por Wolverines". Durante este episódio, ele tocou a música "Back in the Day", do álbum The System Has Failed . Mustaine apareceu novamente na série no episódio final, Bonafide Hero: Capitão Duck Dodgers.
  • Mustaine apareceu no segundo episódio da 8 ª temporada do seriado Never Mind the Buzzcocks.
  • Mustaine e Megadeth apareceram em vídeos promocionais para a equipe de hóquei no gelo Philadelphia Flyers, em resposta a um comentário inflamatório de Mike Wise no The Washington Post, que sugeriu que alguns dos fãs da equipe poderiam trabalhar como seguranças para o Megadeth. Mustaine convidou-os a fazê-lo. Todos do Megadeth usavam camisas dos Flyers. Mustaine ostentou a do capitão da equipe Jason Smith, enquanto outros membros vestiam as camisas de Danny Brière, Biron Martin e Mike Richards.
  • Mustaine apareceu em um episódio de Rock & Roll Jeopardy! com George Clinton e Moon Zappa. Ele ganhou o jogo em uma vitória esmagadora.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Guitarras[editar | editar código-fonte]

Amplificadores[editar | editar código-fonte]

  • Dois Rocktron Prophesy pre-amps
  • Dois Marshall EL34 100/100 power amps
  • Quatro Marshall PB100 Powerbrakes
  • Dois Line 6 Dave Mustaine Signature
  • Peavey Rage 158

Microfones[editar | editar código-fonte]

  • Shure SM-57 speaker cabinet mics
  • Sennheiser MD421 speaker cabinet mics

Referências

  1. «'I'm Over My Metallica Demons,' Says Dave Mustaine» (em inglês). 25 de agosto de 2009. Consultado em 8 de outubro de 2017 
  2. Guitar World (23 de janeiro de 2004). «GUITAR WORLD's 100 Greatest Heavy Metal Guitarists Of All Time» (em inglês). blabbermouth.net. Consultado em 8 de outubro de 2017 
  3. Dave Mustaine biography. All Metallica.
  4. VH1 Behind the Music – Megadeth.
  5. Metade do dinheiro pela gravadora a banda para produção do álbum foi usado para compra de drogas pelos próprios membros da banda. Dave the Human, Mustaine the Artis
  6. Notas do álbum "Youthanasia" . 24 de julho de 2004, Capitol Records, 72435-98623-2-3.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Dave Mustaine:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata