Desambiguação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esquema de desambiguação. Ao se explicar o sentido do termo ou da frase utilizada (o círculo mais acima), pode-se definir melhor a mensagem que se quer divulgar (círculo mais abaixo)

Na linguística, desambiguação se refere ao processo de explicação à mensagem que possui mais de um sentido. Um termo ambíguo é, então, aquele que traz uma mensagem ou instrução confusa e que pode ser interpretado de mais de uma maneira.

A desambiguação é utilizada tanto na escrita quanto na fala, na língua de sinais, e até em sistemas informatizados — quando dois objetos (ou ações, ou adjetivos, incluindo termos concretos e abstratos) possuem o mesmo nome.

Na Wikipédia, as páginas de desambiguação referem-se a um mesmo termo que pode gerar mais que uma interpretação possível (conceitos distintos) a depender dos contextos.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Xavier, Clarissa Castellã; Lima, Vera Lucia Strube de (2008). «Construção de Ontologias Baseadas na Wikipedia» (PDF). Anais do CELSUL 2008. Consultado em 3 de julho de 2018. Cópia arquivada (PDF) em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗 
  2. Nicolas, Scheffel, Adam (28 de abril de 2016). «Tempos de software: a remixabilidade na Wikipédia» 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Eneko Agirre, Philip Edmonds (Ed.). Word Sense Disambiguation: Algorithms and Applications, Series: Text, Speech and Language Technology, Springer, 2007. (em inglês)
  • Nancy Ide, Jean Véronis. Word Sense Disambiguation: The State of the Art, Computational Linguistics, 24(1), 1998, pp. 1–40. (em inglês)
  • Roberto Navigli. Word Sense Disambiguation: A Survey, ACM Computing Surveys, 41(2), 2009, pp. 1–69. (em inglês) Na maioria das vezes a desambiguição é usada para dar humor a uma história em quadrinhos ou para fazer um slogan de um produto.


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.