Discernimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete discernimento.

Discernimento (lat., discernere discernir, "separar", "dividir", "decidir"; lat., -mentum -mento, "meio", "instrumento") é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas.[1][2][3]

Além da utilização racional descrita acima, o termo discernimento possui acepções e é empregado nas seguintes linhas de pensamento: psicologia, filosofia e espiritualidade. A filosofia, por sua vez, pode ser considerada a disciplina que serve de apoio ao discernimento.[4][5]

Discernimento psicológico[editar | editar código-fonte]

Dentro da psicologia o discernimento pode ser entendido como sendo a percepção repentina uma nova relação dentro de uma vivência; mais especificamente em gestalt, o discernimento seria o ponto determinante no curso de uma aprendizagem.[3]

Discernimento espiritual[editar | editar código-fonte]

Definição espiritual[editar | editar código-fonte]

Discernimento espiritual (ou discernimento de espíritos) é o nome dado ao processo de averiguação sobre a origem de dado impulso espiritual. Bom senso.

Origem do termo[editar | editar código-fonte]

Tendo a sua origem, em seu sentido estrito, nos textos bíblicos (discernimento bíblico), trata-se de um método avalizado e aperfeiçoado ao longo da história do cristianismo pelos mestres da espiritualidade, de entre os quais merece destacar Santo Inácio de Loyola, autor dos Exercícios Espirituais, livro que discorre, precisamente, sobre os meios de discernimento dos impulsos da alma para que o exercitante encontre a autêntica vontade de Deus para si.

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, 12:10, lê-se que "discernimento de espíritos" é um dom dado ao fiel pelo Espírito Santo. Não está claro o que realmente significa esse dom, porém, alguns teólogos defendem que o discernir espíritos, na verdade é a capacidade de se saber a fonte de onde se obtém os pensamentos, atos e palavras numa comunidade, isto é, se estes procedem de Deus, do Diabo e do Homem.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Origen de las Palabras, Etimología de "discernimiento" (em espanhol). Visitado em 27-04-2013.
  2. "discernimento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em linha, 2010. Consultado em 12-03-2013.
  3. a b Significado de "discernimento", Dicionário de Português Online MICHAELIS em linha, 2009 (consultado em 27-04-2013).
  4. A. R. Gomes. «"ecletismo"». Lexicon, Vocabulário de Filosofia (ou quase...). Consultado em 27 de abril de 2013. Arquivado do original em 10 de maio de 2013. filosofia é (...) 'discernir' entre o verdadeiro e o falso nas diversas doutrinas .
  5. Élisabeth Clément, et al. - Dicionário Prático de Filosofia, Lisboa: Terramar, 1997.