Doçaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doces no formato de frutas e vegetais em confeitaria na França

A doçaria, pastelaria ou confeitaria é a especialidade da culinária que se ocupa dos alimentos doces e salgados. Estes termos também indicam o conjunto de doces e salgados produzidos de forma tradicional em várias regiões, assim como o estabelecimento comercial onde estes doces se encontram à venda.[1]

Subcategorias[editar | editar código-fonte]

Cabem, nesta categoria, muitas subcategorias:

Na França[editar | editar código-fonte]

A pastelaria (pâtisserie) é um tipo de padaria francesa especializada em bolos e doces. Na França, é um título legalmente regulamentado que só pode ser utilizada por padarias que empregam um mestre pasteleiro (maître pâtissier) licenciado.

Na França, o pasteleiro é um chefe de massas que tenha completado um longo processo de treinamento, normalmente um período de aprendizagem, e passou um exame escrito.[2] Muitas vezes encontrada em parceria com uma boulangerie, as pastelarias são comuns nas cidades e aldeias da França.

O termo pastelaria (pâtisserie) também se refere às massas produzidas por um pasteleiro. Doces produzidos em massa são também chamados de pâtisserie.

Referências

  1. Myrna Corrêa. Dicionário de Gastronomia. [S.l.: s.n.] ISBN 9788582302514 
  2. Prais, S. J. (1995). Productivity, education, and training: an international perspective (em inglês). Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press. 35 páginas. ISBN 0-521-55667-8 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Doçaria
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.