Elasmossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Elasmossauro
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
80,5 Ma
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Sauropterygia
Ordem: Plesiosauria
Família: Elasmosauridae
Gênero: Elasmosaurus
Cope, 1868
Espécies:
E. platyurus
Nome binomial
Elasmosaurus platyurus
Cope, 1868

Elasmosaurus foi um gênero de réptil pré-histórico da ordem Plesiosauria (não era um dinossauro)[1] que viveu no fim do período Cretáceo no que corresponde à atual América do Norte. Este réptil, como os outros plesiossauros, vivia em habitat marinho. O Elasmosaurus tinha cerca de quatorze metros de comprimento, dos quais a maior parte correspondia ao pescoço muito longo, que atingia cerca de oito metros. O pescoço era composto por setenta vértebras (mais do que qualquer outro vertebrado) e terminava numa cabeça minúscula de cerca de 60 cm. A partir da dentição deduz-se que o Elasmosaurus era carnívoro e que se alimentava de pequenos peixes e outros animais.

Os primeiros fósseis de Elasmosaurus foram descobertos em 1868 por Edward Drinker Cope. Para além do E. platyurus, há mais sete espécies descritas dentro do género Elasmosaurus.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A maioria dos Elasmosaurus se alimentava de peixes e moluscos, embora outros deveriam ter se alimentado de invertebrados e outros de outros répteis marinhos. Eles poderiam se aproximar de um cardume de peixes e usar seu grande pescoço para enfiar sua cabeça entre eles.

Referências

  1. Hawley, Russell. «Why isn't a plesiosaur a dinosaur?» (PDF). Tate Geological Museum. Casper College. Consultado em 21 de fevereiro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Animal pré-histórico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.