Equação integral de Fredholm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, a equação integral de Fredholm é uma equação integral cuja solução origina a teoria de Fredholm, o estudo dos núcleos de Fredholm e operadores de Fredholm. A equação integral foi estudada por Erik Ivar Fredholm.

Equação do primeiro tipo[editar | editar código-fonte]

Equações integrais, de modo geral, são comuns e aparecem de diferentes formas (Fourier, Laplace, Hankel, etc.). Elas diferem entre si em seus núcleos (definido a seguir). O que distingue as equações integrais de Fredholm é que elas são equações integrais nas quais os limites de integração são constantes. Isto é o contrário das equações integrais de Volterra.

Uma equação integral de Fredholm homogênea do primeiro tipo é escrita como

,

e o problema é, dado o núcleo contínuo K(t,s) e a função g(t), determinar a função f(s).

Se o núcleo é uma função somente da diferença de seus argumentos, ou seja, , e os limites de integração são , então o lado direito da equação pode ser reescrito como uma convolução das funções K e f, e portanto a solução é dada por

onde e são as transformadas de Fourier direta e inversa, respectivamente.

Equação do segundo tipo[editar | editar código-fonte]

Uma equação integral de Fredholm não-homogênea do segundo tipo é dada por

.

Dado o núcleo K(t,s) e a função , o problema é determinar a função . Um procedimento padrão para resolver este problema é usar o formalismo resolvente; expressa como uma série, a solução é conhecida como série de Liouville-Neumann.

Teoria geral[editar | editar código-fonte]

A teoria geral subjacente às equações de Fredholm é conhecida como teoria de Fredholm. Um dos principais resultados é que o núcleo K é um operador compacto, conhecido como operador de Fredholm. A condição de ser compacto pode ser mostrada invocando equicontinuidade. Como operador, ele tem uma teoria espectral que pode ser entendida em termos de um espectro discreto de autovalores que tendem a zero.

Applicações[editar | editar código-fonte]

As equações de Fredholm surgem naturalmente na teoria de processamento de sinais, mais notadamente no famoso problema de concentração espectral popularizado por David Slepian. Em mecânica computacional, formam a base do método dos elementos de contorno.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Refereências[editar | editar código-fonte]