Eubeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Eubeia, veja Eubeia (desambiguação).
 Nota: Não confundir com Senhorio de Negroponte.
Eubeia (Έυβοια)
Geografia física
País  Grécia
Localização Mar Egeu
Arquipélago Ilhas Egeias
Ponto culminante Firfi, 1743 m
Área 3684  km²
Geografia humana
População 198 130 (2001)

Cidade de Cálcis (Cálquida), a maior de Eubeia

Eubeia (em grego: Εύβοια, transl. Euboia; também chamada pelos venezianos de Negroponte[1]) é uma ilha da Grécia, localizada na periferia da Grécia Central, na prefeitura de Eubeia . A capital é a cidade de Cálcis, também denominada Cálquida.

Depois de Creta, Eubeia é a maior ilha do arquipélago grego, sendo também a segunda em população. Comprida e estreita, com a forma de um cavalo-marinho, tem cerca de 150 km de comprimento e varia entre 50 km e 6 km de largura. É separada do continente pelo Mar Euboico. É atravessada por uma cadeia de montanhas, que forma parte da cadeia que atravessa a Tessália, a leste, e continua para sul, atravessando também as ilhas de Andros, Tinos e Míconos. O seu ponto mais alto é o monte Dirfi.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Geografia e natureza dividem a própria ilha em três partes distintas: o norte fértil e arborizado, o centro montanhoso, com a agricultura limitada aos vales costeiros e o árido sul.[2]

As principais montanhas incluem Dirfi (1.743 m), Pyxaria (1.341 m) no nordeste e Ochi (1.394 m). Os golfos vizinhos são o Golfo Pagasético no norte, Golfo do Mali, Golfo Euboeano Norte a oeste, o Mar Euboico e o Golfo Petalion. A ilha tem uma área total de 3.684 quilômetros quadrados.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal atividade econômica é a mineração, sobretudo de magnesita em Mantoudi e Limni; linhito em Aliveri, e ferro e níquel em Dirfis. Mármore é extraído 3 km ao norte de Erétria, e também amianto, a nordeste de Caristo, na montanha Okhi.

Pessoas naturais da ilha[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Provavelmente por uma corruptela das palavras Egripos e ponte: a 'Ponte de Egripos', referindo-se ao estreito de Egripos.
  2. Kazhdan, A. P. (Aleksandr Petrovich), 1922-1997,; Talbot, Alice-Mary Maffry,; Cutler, Anthony, 1934-; Gregory, Timothy E.,; Ševčenko, Nancy Patterson, (1991). «Euboea». The Oxford dictionary of Byzantium. New York: Oxford University Press. ISBN 0195046528. OCLC 22733550 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.