Francisco IV de Módena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco IV
Duque de Módena e Régio
Arquiduque da Áustria
Duque de Módena e Régio
Reinado 14 de julho de 1814 - 21 de janeiro de 1846
Consorte Maria Beatriz Vitória de Saboia
Antecessor(a) Cargo restaurado
Hércules III
(deposto em 1796)
Sucessor(a) Francisco V
 
Nascimento 6 de outubro de 1779
  Milão, Ducado de Milão
Morte 21 de janeiro de 1846 (66 anos)
  Módena, Ducado de Módena e Régio
Casa Casa da Áustria
Dinastia Habsburgo-Este
Pai Fernando Carlos de Áustria-Este
Mãe Maria Beatriz d'Este
Filho(s) Maria Teresa
Francisco V
Fernando
Maria Beatriz

Francisco José Carlos Ambrósio Estanislau de Áustria-Este (em italiano: Francesco Giuseppe Carlo Ambrogio Stanislao d'Asburgo-Este; em alemão: Franz Joseph Karl Ambrosius Stanislaus von Österreich-Este) (Milão, 6 de outubro de 1779 - Módena, 21 de janeiro de 1846), foi duque de Módena, Régio e Mirandola (desde 1815), duque de Massa e príncipe de Carrara (desde 1829), arquiduque da Áustria, príncipe real da Hungria e Boêmia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Francisco era o primogênito de Fernando Carlos de Áustria-Este, governante do Ducado de Milão, arquiduque da Áustria e fundador da Casa de Habsburgo-Este, ramo colateral da Casa da Áustria; e de Maria Beatriz d'Este, duquesa de Massa, princesa de Carrara e senhora de Lunigiana. Seus avós paternos foram o imperador Francisco I e a imperatriz Maria Teresa; enquanto seus avós maternos foram Hércules III de Módena e Maria Teresa Cybo-Malaspina, duquesa de Massa, princesa de Carrara e senhora de Lunigiana.

Francisco IV tinha parentesco com membros das casas reais mais importantes da Europa: sobrinho de Maria Antonieta e Luís XVI de França, primo irmão de Francisco I das Duas Sicílias, Francisco I da Áustria, Luís I da Etrúria, Luís XVII de França e Fernando III da Toscana, primo em segundo grau de Luís Filipe I de França, Maria Luísa da Áustria, imperatriz de França e Maria Leopoldina da Áustria, rainha de Portugal e imperatriz do Brasil, cunhado e genro de Vítor Emanuel I da Sardenha e cunhado de Carlos Teodoro da Baviera.

Governo[editar | editar código-fonte]

O duque tinha verdadeira obsessão contra a Carbonária, chegando a emitir, num curto espaço de tempo, dois éditos contra essa sociedade, sendo que o segundo agravava as sanções discriminadas no primeiro.

Em 1820, o Tribunal de Justiça do Estado da Rubiera processou quarenta e sete pessoas acusadas de serem carbonários. Os indiciados foram condenados a cumprir penas de prisão e trabalhos forçados e dois deles foram condenados à pena de morte. O duque, a quem cabia o poder de validar as decisões judiciais e de conceder clemência, confirmou algumas penas e reduziu as penas impostas a alguns condenados. Das duas condenações à morte, Francisco IV confirmou apenas uma, contra Giuseppe Andreoli, que foi decapitado pouco depois. Segundo o duque, o fato de Giuseppe ser um sacerdote católico agravava a ofensa cometida contra o estado (de fato, Giuseppe apoiava a conciliação da Igreja com os ideais do Risorgimento).

Os cronistas da época, especialmente os adversários políticos e partidários do Risorgimento, descrevem o governo de Francisco IV como ditatorial e sanguinário. O livro Ciro Menotti e i suoi compagni, escrito pelo oficial garibaldino Taddeo Grandi, relata as atrocidades cometidas pela polícia do Ducado, que era comandada pessoalmente pelo duque.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Casou-se em Cagliari, em 20 de junho de 1812, com Maria Beatriz Vitória de Saboia, filha de Vítor Emanuel I da Sardenha e de sua irmã, a princesa Maria Teresa de Áustria-Este. O casal teve quatro filhos:

Morte[editar | editar código-fonte]

Francisco IV morreu em Módena, em 21 de janeiro de 1846, aos 66 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Igreja de São Lourenço, em Módena.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Francisco IV de Módena

Precedido por
Reino de Itália
(Napoleónico)

Duque Soberano de Módena

1814 - 1846
Sucedido por
Francisco V de Módena