Genebra (cantão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cantão de Genebra
Cantão da Suíça

Brasão de armas
Localização na Suíça
Dados
Capital Genebra
Adesão à confederação 1815
Sigla GE
População 506 343 habitantes
Censo 2020
Área 282 Km²
Densidade 1.536 hab./km²
Nº de Comunas 45
Línguas francês
Mapa do cantão

Genebra é um cantão da Suíça, cuja capital é a cidade de Genebra, e está situado na parte oeste do país na Região Lemánica. Está rodeada pela França excepto a Oeste onde se liga com o cantão de Vaud. O gentílico de Genebra é um(a) genebrino(a).

República e cantão[editar | editar código-fonte]

República e Cantão de Genebra é o título oficial do cantão de Genebra tal como aparece no sítio oficial[1] e o termo Genebra pode ser empregue para definir ao mesmo tempo: a capital da república e do cantão de Genebra[2] -,[3] a capital da comuna de Genebra e evidentemente, a cidade.

O actual cantão tem origem no condado de Genebra, criado em 1034.

Grande Conselho[editar | editar código-fonte]

O Grande Conselho (título completo: Grande Conselho da República e Cantão de Genebra) é o órgão legislativo do cantão. Composto por 100 deputados eleitos cada quatro anos tem como principais competências as de legislar. Tanto o Conselho do Estado como os deputados podem apresentar projectos de lei, que são geralmente reenviados a comissões para estudo e aprovação. O Grande Conselho tem também as seguintes funções: [4]

  • exercer o direito de graça;
  • adoptar, modificar ou rejeitar os projectos e proposições que lhe são apresentadas pelos deputados ou pelo Conselho do Estado;
  • pronunciar-se sobre as iniciativas populares;
  • conceder amnistias gerais ou particulares;

Em resumo, e depois de ter ouvido o pre-aviso do Conselho do Estado, se pronunciar sobre todas as convenções inter-cantonais (dentro da Confederação Suíça) ou todas aquelas que tenham a ver com a soberania do cantão.[5]

Conselho do Estado[editar | editar código-fonte]

O Conselho do Estado (em francês: Conseil d'Etat) [6] é o nome tomado pelo governo do cantão de Genebra, que se reúne para decretar as leis relativas ao Estado de Genebra.

O Conselho do Estado é composto por sete membros, exerce o poder executivo e tenta executar e aplicar as leis votadas pelo Grande Conselho. A constituição genebrina precisa que o CdE promulga as leis; é encarregado da sua execução.[4] Ele deve apresentar o seu programa de législature no máximo seis meses depois de ter sido eleito.[7]

Burguesia de Genebra[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Burguesia de Genebra

Por Burguesia de Genebra compreende-se a ligação existente entre os não naturais da cidade e aqueles que pediam regalias semelhantes, de uma certa maneira uma naturalização, que no fundo é um mistura de tradições seculares para se poder fazer parte de uma comunidade - cividade, burgo - a que se quer pertencer.[8]

Tradicionalmente a Burguesia de Genebra toma as seguintes denominações:

  • Nativo ou Cidadão; de reconhecidas famílias vivendo e trabalhando de há muito tempo na cidade, os Genebrinos;
  • Burgueses; os que receberam uma carta de burguesia - em francês: lettre de bourgeoisie
  • Sujeitos, habitantes de terras dependentes de uma senhoria (castelo) ou mandement (bispo), como as de Peney e Jussy.

História[editar | editar código-fonte]

No século XVI, a independência da cidade é ameaçada pelo Casa de Saboia e pede ajuda aos cantões de Friburgo e Berna.

Reforma[editar | editar código-fonte]

A Reforma Protestante triunfou em 1535. Politicamente a cidade é então uma república. João Calvino instala-se na cidade em 1536 e foi expulso em 1538 em razão da sua intolerância mas foi acolhido de novo em 1541 aonde ficou até à sua morte em 1564. Depois do massacre da noite de São Bartolomeu (24 de Agosto de 1572) um grande número de protestantes, em particular franceses e italianos perseguidos nos seus países, encontram abrigo em Genebra. Por essas altura Calvin e Teodoro de Beza criam um grande movimento religioso e intelectual e oa refugiados ajudam a levantar a economia.

Escalada[editar | editar código-fonte]

Na noite do 11 de dezembro de 1602, o duque de Saboia tentou invadir a cidade. A derrota dos Saboia é festejada todos os anos durante a festa da escalada.

Jeûne genevois[editar | editar código-fonte]

Depois da revogação do Édito de Nantes em 1685, as medidas tomadas em França por Luís XIV contra os protestantes provocaram uma segunda vaga de refugiados. A falta de alimentos ressentida na época está na origem do Jeûne genevois, o jejum genebrino, celebrado na quinta-feira seguinte ao primeiro domingo de setembro com a torta de ameixas, feita com o único alimento que nessa época do ano havia em abundança.

O século XVIII foi um período de grande prosperidade para a indústria genebrina, o comércio e a banca. Mas a cidade foi dividida por guerras civis.

Revolução genebrina[editar | editar código-fonte]

Em 1792, a Revolução Genebrina desfez o governo aristocrático do Antigo Regime e proclamou a igualdade política. Em 1798, durante a Revolução Francesa, Genebra foi anexada pela França e integrada ao departamento do Léman. Adquiriu de novo a liberdade com a derrota das tropas napoleónicas em 1813. Os magistrados da república pedira a sua entrada na Confederação Suíça, o que lhe foi concedido em 1815 no Congresso de Viena com a 10 km² ganhos sobre a França e vinte e quatro comunas ganhas de Saboia.

Em 1846, James Fazy derrubou o governo da Restauração e estabeleceu a constituição que ainda hoje governa a República de Genebra.

Em Datas de Versoix mostram-se cronologicamente as interacções entre os diferentes interesses nesta região.

Constituição[editar | editar código-fonte]

A constituição redigida a 24 de maio de 1847 começa por dizer "A república e cantão de Genebra forma um dos cantões soberanos da Confederação Suíça".[9]

FAO[editar | editar código-fonte]

Feuille d'Avis Officielle ou FAO como é conhecido, é o órgão oficial de informação dos decretos e leis criadas pelo cantão.

Confederação[editar | editar código-fonte]

Comunas
O cantão de Genebra não está dividido em distritos.

Cantões

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «=Canton of Geneva Municipalities map-fr.png». République et canton de Genève /Ooganisation 
  2. «República e Cantão (Fr)». Hls-dhs-dss.ch 
  3. «Sítio oficial da République et Canton de Genève (Fr)». Ge.ch 
  4. a b «GE.CH: Org» (em francês). Visitado: Fev. 2014 
  5. «GE.CH: LRGC» (em francês). Visitado: Fev. 2014 
  6. «Constitution de la République et Canton de Genève» (em francês). Visitado: Fev. 2014 
  7. «GE.CH: LRGC» (em francês). Visitado: Fev. 2014 
  8. «GE: Historique des naturalisations» (em francês). Visitado: Abril 2014 
  9. «GE -Legislação» (em francês)  - Abril 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cantão de Genebra