George Montgomery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George Montgomery
George Montgomery
George Montgomery em 1960
Nome completo George Montgomery Letz
Nascimento 29 de agosto de 1916
Brady, Montana
Nacionalidade norte-americano
Morte 12 de dezembro de 2000 (84 anos)
Rancho Mirage, Califórnia
Ocupação Ator
Cônjuge Dinah Shore (1943-1962)

George Montgomery (Brady, Montana, 29 de agosto de 1916Rancho Mirage, Califórnia, 12 de dezembro de 2000) foi um ator norte-americano, mais lembrado pelos muitos westerns de baixo orçamento que protagonizou, notadamente na década de 1950.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

George Montgomery foi o mais novo dos quinze filhos de uma família de imigrantes ucranianos, tendo crescido em uma fazenda. Estudou por algum tempo na Universidade de Montana, mas seu interesse pelo cinema logo o levou a tentar a sorte em Hollywood. Em 1935, enquanto seu país era açoitado pela Grande Depressão, conseguiu empregar-se como figurante e, nos anos seguintes, apareceu em diversos filmes, como faroestes B de Gene Autry e Roy Rogers, geralmente sem receber créditos. Foi também dublê de vários atores, inclusive John Wayne.

Em 1938, com o nome de George Letz, conseguiu papéis de maior destaque em dois seriados e um faroeste na Republic Pictures. Em seguida, foi contratado pela 20th Century Fox, que mudou seu nome artístico para George Montgomery. Ali apareceu como astro de pequenos dramas juvenis ou como coadjuvante em produções mais ambiciosas. Finalmente, em 1941, pôde estrelar seus dois primeiros westerns para o estúdio: Cavaleiros do Deserto (Riders of the Purple Sage) e O Último dos Duanes (Last of the Duanes).

Em 1943, com a carreira em ascensão mas com os EUA na Segunda Guerra Mundial, Montgomery decidiu alistar-se no Corpo de Sinalizadores do Exército, de onde saiu somente no fim do conflito, com o posto de sargento. Retomou, então, suas atividades na Fox, onde fez mais três filmes, um deles A Moeda Trágica (The Brasher Doubloon, 1947), onde personificou o detetive Philip Marlowe, famosa criação de Raymond Chandler. No entanto, os tempos eram outros, novos atores haviam surgido e a frequência ao cinema só fazia diminuir. Para manter os lucros, os estúdios demitiram muitos contratados e Montgomery foi um deles.

Interessado em trabalhos com madeira desde a infância, Montgomery passou a dedicar-se a uma fábrica de móveis, enquanto fazia os faroestes de médio orçamento que o tornaram conhecido e apreciado pelo público. Na década de 1950 trabalhou exaustivamente na Columbia Pictures, United Artists e Allied Artists, entre outros estúdios, em filmes como Aliança de Sangue (The Pathfinder, 1952), baseado em obra de James Fenimore Cooper, Era da Violência (Cripple Creek, 1952), Rio de Sangue (Battle of Rogue River, 1954) e O Melhor Gatilho (Toughest Gun in Tombstone, 1958). Mas não se limitou a esse gênero, estrelando também aventuras nas selvas, policiais e filmes de guerra: Huk, Legião de Terroristas (Huk!, 1956) e A Garra de Aço (The Steel Claw, 1961) são exemplos disso.

Entre 1958 e 1959, trabalhou nos vinte e seis episódios da série televisiva Cimarron City, fazendo o papel de xerife da cidade. Da década de 1960 em diante, atuou não só como ator, mas também como produtor, roteirista e diretor em muitos de seus filmes. Seu último western foi Gatilhos do Ódio (Hostile Guns, 1967), para a Paramount. Finalmente, em 1972, abandonou o cinema, dizendo que os roteiros que lhe eram oferecidos careciam de qualidade.

Montgomery preferiu dedicar-se às suas verdadeiras paixões: fabricação de móveis, pintura e escultura em bronze. Esculpiu, entre outros, Clint Eastwood, Ronald Reagan, John Wayne e Randolph Scott. Também projetou a estatueta correspondente ao Prêmio Ralph Morgan, patrocinado pela Screen Actor's Guild.

Casou-se apenas uma vez, em 5 de dezembro de 1943, com a cantora Dinah Shore, que lhe daria sua única filha, Melissa, em 1947. Os dois também adotaram outra criança, Jody, em 1954. Divorciaram-se em 1962, o que causou surpresa nos meios cinematográficos, em razão da longevidade do casamento. No ano seguinte, sofreu uma tentativa de assassinato por parte de sua empregada doméstica, que, alegadamente sofrendo de obsessão pelo ator, planejava matá-lo e suicidar-se em seguida. Ela falhou em ambos os propósitos.

Montgomery faleceu em decorrência de problemas cardíacos e teve seu corpo cremado e as cinzas enterradas em dois cemitérios diferentes, um próximo à sua residência, Forest Lawn Cemetery (Cathedral City), e outro próximo à sua cidade natal,[1] Cemitério Highland, Great Falls, Condado de Cascade, Montana nos Estados Unidos.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Todos os títulos em português referem-se a exibições no Brasil. Não estão listadas as películas em apareceu sem receber créditos.[1]

Referências

  1. a b Rodrigues da Silva, Divino; Unonius, Kristian Erik (2000). «Um Galã Que Também Foi Cowboy - George Montgomery». edição de autor. Matinê (25) 
  2. George Montgomery (em inglês) no Find a Grave

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre George Montgomery