Hippocamelus antisensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTaruca
Um macho de taruca em Putre, no norte do Chile.
Um macho de taruca em Putre, no norte do Chile.
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Gênero: Hippocamelus
Espécie: H. antisensis
Nome binomial
Hippocamelus antisensis
d'Orbigny, 1834
Distribuição geográfica

O taruca, ou guemal, (Hippocamelus antisensis) é um mamífero ameaçado pertencentes à família dos cervídeos, que é distribuída (de norte a sul), no Equador, Peru, Chile, Bolívia e Argentina.

Os veados são acostumados a viver em grandes altitudes, entre 2.500 e 5.200 metros acima do nível do mar. Suas atividades sociais incluem pastar em grupos de cerca de oito animais liderada por uma fêmea. O taruca é um animal diurno, mas muito tímida antes da presença humana, que vivem em estado selvagem cerca de 10 anos.

Características[editar | editar código-fonte]

Este ungulado tem as suas unhas perfeitamente adaptadas para correr em terras Risp, pedregoso e anfractuosity, seu tronco e da cabeça são relativamente grandes em comparação com os pés, a altura do adulto com a cruz ou de nível elevado nas costas faz-se entre 7 8 dm corpo a ser mais elevada do sexo masculino. Eles têm chifres de até 30 cm em comprimento terminem em um "garfo" (na forma de Y). Suas orelhas são longas e tecidos moles, a sua cauda é bastante curto, cerca de 1 dm. Seu casaco exterior é bruto, com cores de espessura variando de cinza ao marrom avermelhado a atravessar (como uma subespécie, com adaptadas a mimesis da paisagem), na sua área ventral com uma mancha blancusca enquanto o focinho e os seus rostos normalmente mostram uma mancha preta. O peso destes animais se permanerem adultos e saudáveis, varia entre 45 e 65 kg, com um peso maior do sexo masculino , (dimorfismo sexual).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gonzalez, S. & Merino, M.L. ({{{ano}}}). Ozotoceros bezoarticus (em inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2012. Página visitada em 17 de dezembro de 2012..