Hishikawa Moronobu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hishikawa Moronobu
Hishikawa Moronobu
Nascimento 1618
Hota
Morte 25 de julho de 1694
Edo
Cidadania Japão
Filho(a)(s) Hishikawa Morofusa
Ocupação ilustrador, ukiyo-e artist
Obras destacadas Beauty Looking Back
Movimento estético Hishikawa school

Hishikawa Monorobu (Awa, Japão; 1618 - 25 de julho de 1694) que viveu na Era Edo é o primeiro grande nome da gravura ukiyo-e. Um ilustrador convertido à gravura avulsa (xilogravura) monocromática denominado Sumizuri-ê. Desvinculou a gravura dos livros, que a encarecia, e passou a fazer dela um produto avulso.

Moronobu era filho de uma respeitado tintureiro e artesão do brocado do ouro e do fio de prata na vila de Hota, província de Awa, próximo à baía de Edo (atualmente parte da cidade de Kyonan, província de Chiba). Depois de mudar-se para Edo, ele se pôs a estudar o ofício do pai, estudando dois métodos de pintura, o Tosa e o Kanō.[1]

Apesar do que disseram muitos estudiosos, Moronobu não foi o criador do ukiyo-e, mas assimilou o estilo de artistas anteriores, consolidando o estilo nas primeiras gravuras e pinturas. Foi ele quem criou uma forma madura do estilo, que ainda seria vista nos pintores seguintes.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Seus primeiros trabalhos conhecidos assinados e datados foram ilustrações de livros de 1672, embora os trabalhos anteriores ainda possam surgir. Em meados da década de 1670, Moronobu já havia se tornado o mais importante gravador de Ukiyo-e, uma posição que manteve até sua morte.[2] Ele produziu mais de 100 livros ilustrados, talvez até 150, embora seja difícil atribuir a ele muitos exemplos não assinados (por exemplo, o estudioso Kiyoshi Shibui estabeleceu, em 1926, uma base para creditar alguns dos projetos anteriormente concedidos a Moronobu como o trabalho de Sugumura Jihei). Poucas das impressões de folha únicas de Moronobu sobreviveram, e a maioria, se não todas, não são assinadas. Entre essas folhas únicas estão impressões eróticas de álbuns.

Moronobu não era o "fundador" do Uukiyo-e, como alguns estudiosos primitivos supuseram. Em vez disso, ele fez uma assimilação de projetos Ukiyo-e incoados por artistas anteriores. Foi Moronobu quem criou a primeira forma verdadeiramente madura de Ukiyo-e, em um estilo de grande força e presença que estabeleceria os padrões para as gerações de artistas que seguiram. O domínio da linha de Moronobu foi freqüentemente citado em avaliações de sua obra, bem como o arranjo interativo de figuras, que parecem sempre servir uma função dramática que normalmente não é vista no trabalho de seus predecessores.

Algumas das impressões de Moronobu são encontradas com coloração à mão, mas esta amostra é uma sumizuri-e (ja: 墨 摺 絵) no seu estado original e não colorido. Há algo quase elementar no trabalho de linha de Moronobu e posicionamentos de figuras em preto e branco, que na maioria das vezes foi diminuído em efeitos decorativos quando as cores foram aplicadas à mão. As linhas preta e cinza e as áreas sólidas contrastam audazmente com o papel branco para produzir uma gama de valores tonais, com ênfase na forma e movimento das linhas e nos valores "positivos" dos espaços em branco. Como em muitos outros projetos de Moronobu, o artista foi inventivo em seu uso de formas curvilíneas justapostas contra diagonais diretas.

Agrupamentos de 12 imagens tinham sido comuns há séculos em quadros e pinturas de gênero. Entre os espécimes mais famosos, estão os lenços solitários pintados pelo mestre Tosa Mitsunobu (1434-1525). Assim, a adoção por Moronobu de um agrupamento de 12 era convencional o suficiente, particularmente porque tal arranjo proporcionava um contexto para alterar os padrões de mobiliário, vestuário e design, combinados mais ou menos com os meses do ano. No entanto, não se pode dizer que muito shunga (arte erótica) aderiu estritamente a progressões sazonais ou narrativas em 12 etapas. A impressão de Moronobu se qualifica como uma abuna-e ("impressão risqué"), um design erótico não-explícito de um tipo freqüentemente encontrado como o frontispício para conjuntos de shunga ou ocasionalmente intercalado entre as folhas explícitas. O formalismo de Moronobu é evidente aqui, com curvas e linhas retas equilibradas em proporção quase perfeita. Quanto ao casal amoroso, a sedução acaba de começar com o afrouxamento do obi (a faixa da mulher). Os significantes eróticos melhoram a cena. Por exemplo, a jovem beleza ergue a manga direita em direção à boca em um gesto de emoção reprimida. As imagens de água evocam a sexualidade da mulher, com símbolos eróticos femininos ou "yin" no córrego do jardim atrás dos amantes e nas ondas na manta do jovem galante, enquanto o ume florido na tela de pé serve como uma metáfora para homens ou " yang " sexualidade.

O trabalho de Moronobu é realizado na coleção da Biblioteca do Congresso.[3]

Referências

  1. «Moronobu». Encyclopedia of Japan. Tokyo: Shogakukan. 2012. Consultado em 8 de abril de 2017. Arquivado do original em 25 de agosto de 2007 
  2. Inc., NetAdvance Inc. NetAdvance. «ジャパンナレッジLib». JapanKnowledge. Consultado em 23 de setembro de 2017 
  3. «Pictorial Map of the Tōkaidō Highroad» (em inglês). 1600