Igreja de Santa Maria (Loures)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja matriz de Loures
Apresentação
Tipo
Parte de
Conjunto patrimonial em Loures, abrangendo a Casa do Adro, a Igreja Matriz, o cruzeiro, a Casa Velha, hortas e noras, um canavial e o Palácio/Quinta do Correio-Mor (d)
Religião
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja Paroquial de Loures ou Igreja de Santa Maria localiza-se no extremo noroeste da cidade de Loures, no Distrito de Lisboa, em Portugal.[1]

Trata-se de um templo construído em meados do século XV (no local onde existiu a anterior igreja medieval que, segundo as investigações de Eduardo Brazão, se sabe ter pertencido aos Templários), com bastantes intervenções posteriores (a torre sineira data dos anos finais da Dinastia Filipina e o actual recheio é, na sua larga maioria, datável do século XVIII).

Possui três naves, assentando os arcos que as sustentam em colunas de ordem toscana, conservando-se ainda numa destas um velho púlpito. Na capela-mor, um retábulo do setecentista abrilhanta esta obra-prima do barroco português.

Igreja Matriz de Loures - Interior

Na segunda metade do século XVIII, após o terramoto de 1755, foi votada ao abandono, mas no século seguinte foi sujeita a obras de restauro, tendo sido declarada monumento nacional por decreto de 16 de Junho de 1910.[1]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santa Maria (Loures)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.