Jacqueline Bracamontes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jacqueline Bracamontes
Jacqueline Bracamontes
Bracamontes em 2014.
Nome completo Jacqueline Bracamontes Van Hoorde
Nascimento 23 de dezembro de 1979 (44 anos)
Guadalajara, Jalisco
Nacionalidade mexicana
Estatura 1,70m
Cônjuge Martín Fuentes (c. 2011)
Filho(a)(s) 5
Período de atividade 2002–presente
Página oficial
http://www.jackybracamontes.com

Jacqueline Bracamontes Van Hoorde (Guadalajara, 23 de dezembro de 1979) é uma atriz, modelo e ex-miss mexicana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jacqueline é filha de Jesús Bracamontes, ex-técnico do time de futebol popular mexicano Chivas Guadalajara, e de Jacqueline Van Hoorde, uma mexicana de ascendência belga. Ela é a mais velha de três filhos e tem uma irmã, Alina, e um irmão, Jesús Jr. Seu pai também é um analista de futebol para os hispano-americanos na rede de televisão Univision. Após o colegial, Jaqueline mudou-se para a França para estudar francês. Quando ela voltou para o México, estudou Ciências da Comunicação, no Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Occidente. Enquanto esteve lá, ela começou a trabalhar como modelo. Jacqueline também fala Espanhol, Francês e Inglês fluentemente.

Jacky, como também é chamada, iniciou sua carreira como modelo, e foi num ensaio fotográfico que a diretora do concurso "Nuestra Belleza Jalisco" a encontrou e a convidou a participar do concurso, que acabou vencendo. Jacky também ganhou o Nuestra Belleza México de 2000, e assim foi enviada para representar o México no Miss Universo 2001, que foi realizado em Porto Rico.

Após os concursos, começou a trilhar seus passos na televisão como apresentadora de eventos no "AcaFest", "Premios TV y Novelas", "Teletón", "Fiesta Mexicana", entre outros. Seu desempenho chamou a atenção dos produtores que a convidaram para outros projetos antes mesmo de terminar seu reinado como "Belleza Mexico".

A primeira proposta que chamou sua atenção foi a do jornal esportivo "VISIN AM", primeiro jornal apresentado exclusivamente por mulheres. Jacky esteve a cargo do programa durante os anos de 2002 e 2003. Durante este período, foi convidada pelo canal Univisión para ser comentarista na Copa do Mundo FIFA de 2002, que foi realizada na Coreia do Sul e no Japão.

Em 2002, Jacky se formou no "Centro de Educación Artistica" (CEA) da Televisa, dando início ao seu próximo passo: a atuação. Em Alegrijes y rebujos, da produtora Rosy Ocampo, interpretou um dos papéis dos protagonistas juvenis, e levou o Prêmio TVyNovelas de revelação feminina do ano por sua atuação.

Jacky foi uma das protagonistas de Rubi, novela de grande sucesso, ao lado de Sebastián Rulli, Barbara Mori e Eduardo Santamarina. Depois disso, começou a trilhar também seus passos pelo cinema ao formar parte do elenco de Cuando las cosas suceden, de Antonio Peláez. Entre outros trabalhos está sua participação sendo protagonista juntamente com o ator Guy Ecker na novela Heridas de amor, também como protagonista na novela Las tontas no van al cielo, atuando com seu ex-namorado Valentino Lanus e também com Jaime Camil. Jacqueline novamente foi protagonista da novela Sortilégio, ao lado de Willian Levy e um grande elenco.[1]

Atualmente é casada com o piloto Martín Fuentes, com quem teve os gêmeos Jacqueline e Martin. Mas o menino morreu minutos depois de vir ao mundo.

Em julho de 2014 nasce Carolina, a segunda filha do casal.

Jacqeline Bracamontes divulgou sua saída das telenovelas em 2009, no final da novela Sortilegio, ficando afastada por mais de 5 anos. Retornou as telinhas em 2017, em uma participação na novela El bienamado. Ainda no mesmo ano, a ex-atriz divulgou o fim do seu contrato de exclusividade com a Televisa.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2021 La suerte de Loli Mariana Torres Tovar
2017 El Bienamado Laura Urquidi de Serrano
2010 Mujeres Asesinas 3 (série) Irma, De Los Peces
2009 Sortilégio María José Samaniego Miranda
Sandra Bittencourt Miranda
2008 Las tontas no van al cielo Cándida "Candy" Morales Alcalde
2008 Al diablo con los guapos Cándida "Candy" Morales Alcalde (um episódio)
2006 La fea más bella Magaly
2006 Heridas de Amor Miranda San Llorente de Aragón
2004 Rubí Maribel de la Fuente
2003 Alegrijes y rebujos Angélica Rivas
2002 ¡Vivan los niños! Hada de los Dientes
2002 Entre el amor y el odio Leonela Montenegro de Valência
2002 Cómplices al rescate Joselyn

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2016 Un padre no tan padre Alma
2007 Cuando las cosas suceden Irmã Lucía

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Programa/Novela Resultado
2009 Melhor Atriz Protagonista Las tontas no van al cielo Indicada
2007 Mejor Atriz Protagonista Heridas de Amor Indicada
2004 Revelação Femenina Alegrijes y Rebujos Venceu

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.