Junnin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imperador Junnin
Imperador(a) de Japão
Período 758 até 764
Antecessor(a) Imperatriz Koken
Sucessor(a) Imperatriz Shotoku
Dados pessoais
Nascimento 733
Morte 765 (32 anos)

Imperador Junnin (淳仁天皇 Junnin-tennō?, 733—765)[1] foi o 47º Imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão e reinou de 758 a 764.[2]

Vida[editar | editar código-fonte]

Antes da sua ascensão ao trono, seu nome era Ōi-shinnō. Ele foi o sétimo filho de Príncipe Toneri, um dos filhos do Imperador Temmu. E embora seu pai morresse quando tinha três anos, não teve qualquer posto ou cargo na Corte. Nos documentos japoneses mais velhos, ele é normalmente referido como Haitei (廃帝), o imperador sem trono. O nome póstumo do Imperador Junnin lhe foi dado pelo Imperador Meiji mil anos mais tarde.

Junnin aparentemente tinha muito pouco poder e era uma mera figura decorativa. Em 764, seis anos depois da Imperatriz Koken renunciar, a ex-imperatriz recuperou o trono, forçando Junnin a abdicar.

Em 10 de novembro de 765 o ex-imperador morre no exílio. O local da sepultura de Junnin é desconhecido, é tradicionalmente venerado em um memorial no santuário xintoísta em Awaji. A Agência da Casa Imperial designa este local como Mausoléu de Junnin. E é oficialmente chamado de Awaji no misasagi.[1]

Daijō-kan[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Daijō-kan




Precedido por
Koken
-- 47º Imperador do Japão
758 - 764
Sucedido por
Shotoku




Referências

  1. a b Agência da Casa Imperial: Junnin-tennō (47) (em japonês)
  2. Isaac Titsingh, "Junnin" em Annales des empereurs du japon, (em francês) Paris: Royal Asiatic Society, Oriental Translation Fund of Great Britain and Ireland p. 75 OCLC 5850691.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.