Kanryo Higaonna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kanryo Higaonna
Kanryo Higaonna
Informações gerais
Altura 1m75
Currículo marcial
Estilo principal (Arakaki Seishō, Xie Zhongxiang, Wai Xinxian, possívelmente também Kojo Tatei, Iwah)
Grau alcançado Kensei, Fundador do Naha-te
Técnica(s) aperfeiçoada(s) Hojo undo
Outras informações
Aluno(s) notável(is) Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Kyoda Juhatsu, Koki Shiroma, Higa Seiko, Shiroma Shinpan (Gusukuma)

Kanryo Higaonna (東恩納 寛量 Higashionna Kanryō?) foi um grande mestre de Okinawa-te, do estilo naha-te,[1] que ajudou a sedimentar. Nasceu em Naha, Oquinaua, a 10 de Março de 1853, vido a falecer no mês de outubro de 1916). Sensei Higaonna foi professor de artes marciais de vários alunos notáveis, dentre eles, Kenwa Mabuni, o fundador do estilo shito-ryu. Ele também tinha um discípulo pessoal, Chojun Miyagi, fundador do Goju-ryu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O mestre Higashionna ele veio de uma família de classe baixa. O rapaz tinha personalidade quieta e comportamento modesto. Media aproximadamente 1,75 de altura.[2] E se tornou interessado das modalidades de luta chinesas porque trabalhava (ou seu pai) a exportar e importar produtos, fazendo muitas viagens, o que lhe oportunizava travar contactos com diversos praticantes.

Quando Higaonna tinha entre quize e dezasseis anos, foi cassado estipêndio real da família e teve de confiar inteiramente em seus negócios de lenha. Por essa época, aproximadamente, ele empreendeu viagem até a cidade de Fuchou, na província de Fujian, no sul da China, conheceu o mestre Ryu Ryu Ko, de kempo de Shaolin, com quem treinou por algum tempo o estilo do sul chinês,[2] tornando-se o aluno protegido uchi deshi.[3] Noutra vez, em 1872, treinou com Wayshinzan e Liewliuko,[4] permanecendo com eles por mais de dez anos e se tornou principal aluno e, eventualmente, mestre da escola. Em China, seu tempo de estada foi de quatorze ou quinze anos.

Retornando a Oquinaua, por volta de 1883,[5] mestre Higaonna sistematizou o estilo que passou a ensinar, que ainda formalmente naha-te, pero já era uma compilação das técnicas que tinha aprendido na China com as próprias de Naha e imediações. Introduziu a utilização de vários objetos nos treinos.

No ano de 1890, em Nishi Machi, onde morava, sua residência vinha servindo ainda como dojô, que foi chamado de shorei-ryu. Ele era conhecido pela alcunha de Kensei, ou "punhos sagrados", e era reconhecido pelas técnicas ligeiras de deslocamento, tai sabaki e chutes rasos. Sua fama espalhou-se e calhou de o mestre tornar-se instrutor da família real.

Em 1905, Higaonna começou a ensinar seu caratê, seus exercícios de condicionamento físico e valores morais e filosóficos, na escola pública de Naha. O mestre cria que a verdadeira finalidade das artes marciais, do artista marcial, era de servir à sociedade e jamais magoar outrem.[2]

Em 1915, o grande mestre Kanryo Higaonna faleceu, com apenas 63 anos de idade. Segundo umas fontes,[6] em outubro; segundo outras, dezembro.[7]

Referências

  1. «Higaonna Kanryo» (em inglês). Consultado em 21 dez 2010 
  2. a b c «Goju-Ryu History» (em inglês). Consultado em 21 dez 2010. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2011 
  3. «Grandmaster Kanryo Higaonna - History» (em inglês). Consultado em 21 dez 2010. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2010 
  4. «Higaonna». Consultado em 21 dez 2010 
  5. «Kanryo Higaonna». Consultado em 21 dez 2010. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2005 
  6. «Goju Ryu» (em inglês). Consultado em 21 dez 2010 [ligação inativa]
  7. «Welcome to karatekuyukai» (em inglês). Acesso em 21.dez.2010. 

Bibliografia

  • CLAYTON, Bruce. Shotokan's secret: the hidden truth behind karate's fighting origins (em inglês). Black Belt.
  • STEVENS, John. Três mestres do budo (trad. Luiz Carlos Cintra). São Paulo: Cultrix, 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.