Kasabian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kasabian

Kasabian em 2009
Informação geral
Origem Leicester, Leicestershire, Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) Rock Alternativo, Indie rock, neo-psicodelia, eletrônica
Período em atividade 1997 - presente
Gravadora(s) RCA, Columbia, Sony Music
Integrantes Sergio Pizzorno
Chris Edwards
Ian Matthews
Ex-integrantes Christopher Karloff

Tom Meighan

Página oficial kasabian.co.uk

Kasabian é uma banda de rock britânica formada em Leicester, em 1997. O nome da banda foi retirado de Linda Kasabian, uma das integrantes do culto de Charles Manson. A banda já foi comparada ao Primal Scream, por misturar indie rock/eletrônico e às bandas Oasis e Stone Roses, pelo timbre do vocalista Tom Meighan. A banda tem cinco álbuns, e ganhou vários prêmios ao longo da curta carreira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A banda é originária de Leicestershire, mas com influência das áreas que rodeiam a cidade como Blaby e Countesthorpe. Sergio Pizzorno, Tom Meighan e Chris Edwards foram os integrantes iniciais quando estudaram no Countesthorpe Community College, um colégio em Countesthorpe.[1] Os três membros se juntaram com Chris Karloff e formaram uma banda nomeada Saracuse por volta de 1997. Nesse começo, a Saracuse contava também com Ben Kealey, na época baterista, e tiveram seu primeiro EP produzido por Scott Gilbert em 1998. Com a banda se desenvolvendo musicalmente e tendo oportunidade de se apresentar em diversas cidades, algumas mudanças ocorreram e Ben Kealey deixou de ser baterista (só voltando anos depois como tecladista). O grupo eventualmente começou a ter sucesso e mudaram o nome para Kasabian.

Em 7 de julho de 2020 a banda anunciou, por meio de seu Instagram oficial e em decisão unânime, a saída do vocalista Tom Meighan,[2] condenado a 18 meses de liberdade condicional e 200 horas de serviços comunitários após admitir agredir sua noiva, Vikki Ager, no dia 9 de abril.[3] Tom estava na banda desde sua formação e a notícia deixou muitos fãs chocados. A banda, porém, ainda não se pronunciou sobre seu futuro.

Kasabian no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Kasabian se apresentou no Brasil em um total de três shows.

São Paulo - 2007 (Turnê Empire)[editar | editar código-fonte]

Em 10 de novembro de 2007, a banda pisou pela primeira vez no Brasil para realizar sua apresentação no Planeta Terra Festival, em São Paulo. O país foi o único em toda a América do Sul a receber o show da turnê Empire.

Porto Alegre - 2015 (Turnê 48:13)[editar | editar código-fonte]

Depois de cancelarem a apresentação em 2012 no Planeta Terra Festival por motivos de saúde do guitarrista Sergio Pizzorno, o Kasabian fez uma parada em 26 de março de 2015 no Pepsi On Stage em Porto Alegre, antes de irem para o Lollapalooza Brasil. Além dos seus maiores sucessos como 'Club Foot', 'Empire' e 'Fire' presentes no setlist, eles também tocaram faixas do recente álbum lançado em 2014, 48:13. Na mesma noite, o grupo The Kooks tocou primeiro no local.

São Paulo - 2015 (Turnê 48:13)[editar | editar código-fonte]

A banda de Leicester foi uma das atrações do Lollapalooza Brasil e subiu no palco ONIX no dia 28 de março de 2015. No festival, o Kasabian tocou I.D., a única faixa que não estava no setlist do show em Porto Alegre, fazendo alguns dos seus fãs se surpreenderem. Esta seria a última data que fecharia a turnê 48:13 na América do Sul.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Membros anteriores[editar | editar código-fonte]

Membros convidados para turnês[editar | editar código-fonte]

  • Ben Kealey - Teclado (2006 - presente)
  • Gary Alesbrook - Trompete (2006 - presente)
  • Tim Carter - Guitarra (2013 - presente)

Membros anteriores/para turnês[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Kasabian: from Leicester squares to rock heavyweights» (em inglês). The Guardian. Consultado em 3 de agosto de 2015 
  2. Amigos, Tenho Mais Discos Que (7 de julho de 2020). «Kasabian faz novo pronunciamento após julgamento de ex-vocalista». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 17 de dezembro de 2020 
  3. «Tom Meighan: Kasabian singer admits ex-fiancee assault». BBC News (em inglês). 7 de julho de 2020. Consultado em 17 de dezembro de 2020