Lorenzo di Credi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lorenzo di Credi
Lorenzo di Credi
Lorenzo di Credi by Perugino
Nome completo Lorenzo d'Andrea d'Oderigo
Nascimento 1459
Morte 12 de janeiro de 1537 (78 anos)

Lorenzo di Credi (145912 de Janeiro de 1537) foi um pintor e escultor do renascimento italiano, conhecido por suas pinturas sobre assuntos religiosos. Ele primeiro influenciou Leonardo da Vinci e depois foi muito influenciado por ele.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Florença, filho do ourives Andrea di Oderigo Barducci, começou a trabalhar na oficina de Andrea del Verrocchio até 1480.[1] Após a morte de seu mestre, ele herdou a direção da oficina. Para a Catedral de Pistoia, ele completou a pintura da Madonna di Piazza parcialmente pintado por seu mestre Verrocchio, mas ficou inacabado quando Verrocchio foi para Veneza. Entre suas outras primeiras obras estão Annunciazione em Uffizi; Madonna col Bambino na Galleria Sabauda de Turim e Adorazione del Bambino no Querini Stampalia de Veneza. De um período posterior são Madonna e santi (Musée du Louvre) (1493) e uma Adorazione dei pastori em Uffizi. Em Fiesole, ele refez partes dos painéis de Fra Angelico nos altares da igreja de San Domenico.

As obras mais maduras de Lorenzo (como a Crucificação no Museu da Cidade de Göttingen, a Adoração dos Pastores em Uffizi, a Anunciação em Cambridge e Madonna e os Santos em Pistoia) são influenciadas por Fra Bartolomeo, Perugino e o jovem Rafael.

Nos últimos tempos, uma das obras de di Credi ganhou atenção quando os estudiosos apontaram uma semelhança entre o rosto de Mona Lisa de Leonardo da Vinci e o rosto de Caterina Sforza em um retrato por ele. Caterina Sforza era a Senhora de Forlì e Imola em Romagna, mais tarde prisioneira de Cesare Borgia. O retrato, conhecido também como La dama dei gelsomini, está agora na Pinacoteca de Forlì.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]