Lísias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o tribuno romano citado em Atos dos Apóstolos, veja Cláudio Lísias.
Lísias
Lísias
Nascimento 445 a.C.
Atenas
Morte 380 a.C.
Atenas
Progenitores
  • Cephalus
Irmão(ã)(s) Polemarchus, Euthydemus
Ocupação orador, logographer, escritor

Lísias (Atenas 459 a.C. [Nota 1] – Atenas, 380 a.C.) foi um orador grego.

Seu pai, Céfalo, era filho de Lisânias, filho de Céfalo, e era natural de Siracusa.[1] Lísias nasceu no segundo ano da 80.ª olimpíada, quando Philocles, sucessor de Phrasicles, era arconte.[1] Lísias era filho de um comerciante de armas de Siracusa chamado Céfalo e aos quinze anos partiu para Túrio, na Sicília, com o objetivo de estudar retórica.

Em 412 a.C., após a fracassada expedição ateniense contra Siracusa, Lísias volta a Atenas. Em seu regresso, encontra a cidade governada pelos Trinta Tiranos. Tanto ele quanto sua família eram considerados estrangeiros e tiveram a fortuna confiscada pelo regime. Polemarco, seu irmão, foi preso e executado em 404 a.C.. Em vista disso, Lísias se refugiou em Mégara e somente volta para Atenas com a queda dos Trinta Tiranos.

Alguns vêem em Lísias um dos grandes oradores gregos ao lado de Demóstenes e Ésquines. Lísias, como contemporâneo de Sócrates, aparece em dois diálogos de Platão: na Politéia (República) e no Fedro.

Seus discursos contra o político Eratóstenes, que acreditava ser o principal culpado pela morte de seu irmão, o tornaram célebre.

Ele foi casado com Anaco, uma parente de Isócrates, com quem teve um filho, Lisicles.[2]

Notas e referências

Notas

  1. De acordo com o texto de Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Isócrates, Isócrates nasceu no ano da 86a olimpíada, e Lísias nasceu cerca de 22 anos antes; por estes cálculos, seu nascimento seria em 458 a.C.

Referências

  1. a b Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Lísias [em linha]
  2. Pseudo-Plutarco, Vidas dos Dez Oradores, Vida de Iságoras

Ligações externas[editar | editar código-fonte]