Mandato Britânico da Mesopotâmia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



الانتداب البريطاني على بلاد ما بين النهرين
British Mandate of Mesopotamia

Mandato Britânico da Mesopotâmia

Mandato da Liga das Nações
(Império Britânico)


1920 – 1932

Bandeira de Mandato Britânico da Mesopotâmia

Bandeira
Localização de Mandato Britânico da Mesopotâmia
Localização de Mandato Britânico da Mesopotâmia
Continente Ásia
Região Oriente Médio
País Mesopotâmia
Capital Bagdá
Língua oficial Árabe

Língua do exército e representantes: inglês

Religião Islamismo
Governo Não especificado
Primeiro-ministro
 • Líder nacional Faiçal I
Período histórico Período entre-guerras
 • 26 de abril de 1920 de {{{ano_evento_anterior}}} Conferência de San Remo
 • 10 de agosto de 1920 Tratado de Sèvres
 • 1930 Tratado Anglo-Iraquiano
 • 3 de outubro de 1932 Independência do Iraque

O Mandato Britânico da Mesopotâmia (em inglês: British Mandate of Mesopotamia; em árabe: الانتداب البريطاني على العراق) foi um mandato de Classe A da Liga das Nações, nos termos do artigo 22, confiado à Grã-Bretanha quando o Império Otomano foi dividido, em agosto de 1920 pelo Tratado de Sèvres, após a Primeira Guerra Mundial.

Este mandato foi elaborado em 25 de abril de 1920, na Conferência de San Remo, na Itália. A França controlava os mandatos do Líbano e da Síria. Faisal ibn Husayn, que havia sido proclamado Rei da Síria por um Congresso Nacional Sírio em Damasco, em março de 1920, foi expulso pelos franceses em julho do mesmo ano.

O governo civil do Iraque pós-guerra era liderado inicialmente pelo Alto Comissário, Sir Percy Cox, e seu vice, o Coronel Arnold Wilson. As represálias britânicas, após o assassinato de um oficial britânico em Najaf, não conseguiram restaurar a ordem. A administração Britânica ainda não havia sido estabelecida nas montanhas do norte do Iraque. O problema mais marcante frente aos britânicos, era a ira crescente dos nacionalistas, que se sentiram traídos por ter sido concedido o status de mandato.

Em 1932, o mandato britânico terminou e ao Reino do Iraque foi concedida a independência sob o Rei Faiçal I. Isto fez do Iraque o primeiro mandato criado pelo Tratado de Versalhes a garantir a independência. No entanto, os ingleses mantiveram bases militares no país.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências