Masai Mara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zebras, gnus e cabras-de-leque em Masai Mara

Com uma área de 1 510 km², o parque Masai Mara não é o maior do Quênia, mas provavelmente é o mais famoso. A área total do parque está situada no enorme Vale do Rift que vai desde o Mar Mediterrâneo até à África do Sul. O terreno da reserva é principalmente coberto por pastagens, com bosques de acácias na região sudeste. Na fronteira ocidental encontram-se as escarpas Esoit Oloololo do vale, e a vida selvagem tende a ser mais concentrada nesta área, já que o terreno pantanoso oferece abundância de água e a interferência causada pelo turismo é mínima. A fronteira mais oriental fica a 224 km de Nairóbi. Sendo assim, a região oriental é a mais visitada por turistas.

Vida selvagem nos campos de caça de Masai Mara[editar | editar código-fonte]

As planícies de Masai Mara são mais famosas por seus leões. Todos os outros membros dos "cinco grandes" (leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte) são encontrados nestes campos, embora a população de rinocerontes-negros esteja seriamente ameaçada, com uma população estimada de somente 23 animais em 1999. Hipopótamos e crocodilos-do-nilo são encontrados em grandes grupos nos rios Mara e Talek. A chita também pode ser encontrada, embora seu número também esteja ameaçado, sobretudo devido a interferência do turismo em seu período diário de caça. As planícies entre o rio Mara e as escarpas Esoit Oloololo são provavelmente a melhor área para se observar a vida selvagem, particularmente com respeito ao leão e a chita.

Como no Serengeti, os gnus são os habitantes dominantes dos campos de Masai Mara e seu número está estimado em milhões. Em julho de cada ano, estes animais desengonçados migram para o vasto norte das planícies do Serengeti, buscando pasto fresco e voltando ao sul em outubro. A grande migração é um dos eventos naturais mais impressionantes, envolvendo uma imensidão de herbívoros: algo em torno de 1,3 milhão de gnus, 500 mil gazelas-de-thomson e 200 mil zebras. Estes numerosos migrantes são seguidos ao longo de sua rota circular anual por um bloco de predadores famintos, principalmente leões e hienas.

Outros antílopes numerosos podem ser encontrados no parque, incluindo gazelas-de-grant, impalas, topis e búbalus. Grandes manadas de zebras também são encontradas por toda a reserva. As planícies são também o lar da girafa-masai. A palanca e o otócion, de hábitos noturnos, raramente vistos no Quênia, podem ser vistos dentro dos limites deste parque. Esta reserva é o maior centro de pesquisas sobre a hiena-malhada. Adicionalmente, mais de 470 espécies de pássaros foram identificados no parque, entre eles: abutres, marabus, secretários, calaus, grous-coroados, avestruzes, águias-de-crista-longa, falcões-pigmeus e o rolieiro-de-peito-lilás.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.