Maurienne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vale da Maurienne
—  Vale  —
Maurienne
Vista da Alta Maurienne
Localização
Ficheiro:França
Localização do vale
Coordenadas 45° 12' 01" N 6° 40' 01" E
País  França
Região administrativa Saboia - Ródano-Alpes
Localidades mais próximas Saint-Jean-de-Maurienne
Cordilheira
Banhado(a) por

O Vale da Maurienne, também conhecido unicamente por Maurienne, mas chamado Moriana em italiano, encontra-se no Maciço do Monte Cenis, na região Ródano-Alpes do departamento da Saboia, da França.

É neste vale que corre o rio Arc, e o departamento corresponde à região do antigo Condado de Saboia. A cidade mais importante da Maurienne é a sua capital, Saint-Jean-de-Maurienne.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O vale é um dos grandes vales transversais dos Alpes, e se bem não exista um maciço da Maurienne ela está rodeado a Norte pelo Maciço da Vanoise e a Sul pelos Alpes Graios.

Os colos alpinos que partem deste vale, são :

Geograficamente distinguem-se duas Mauriennes, a Baixa Maurienne a parte de entrada no vale que é mais larga, e a Alta Maurienne, a parte de cima mais estreita e de onde aparece o rio Arc.

Parque da Vanoise[editar | editar código-fonte]

O Parque da Vanoise foi o primeiro parque criado em França, em 1963, que cobre uma boa parte da Alta Maurienne e se reúne ao Parque nacional do Grande Paraíso do lado italiano.

Tourismo[editar | editar código-fonte]

Mais de 10 estações de esqui, formam o núcleo de grande valor económico, ao qual se vem juntar o túnel ferroviário do Fréjus, de 1871, que é a ligação ferroviária entre a França e a Itália, assim como o túnel rodoviário do Fréjus, de 1980. O túnel rodoviário foi intensamente utilizado aquando do grave incêndio ocorrido no túnel do Monte Branco a 24 de março de 1999 que provocou a morte de 39 pessoas [1].

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências