Monumentos históricos da Novogárdia e arredores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumentos Históricos da Novogárdia e Arredores 

Catedral de Santa Sofia

Tipo Cultural
Critérios ii, iv, vi
Referência 604
Região Europa e América do Norte
Países  Rússia
Coordenadas 58° 31′ 59″ N, 31° 16′ 59″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 1992

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Os Monumentos Históricos da Novogárdia e Arredores na Rússia incluem uma série de monumentos medievais designados como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1992[1].

História[editar | editar código-fonte]

Novogárdia Magna foi uma das mais importantes cidades medievais da região de Rus', entre os Séculos IX e XV. Localizada na rota comercial dos varegues com os gregos, foi o centro da República da Novogárdia, que incluía a maior parte do que hoje é a porção noroeste da Rússia. A partir do século XII foi exemplo de república medieval, com suas decisões sendo tomadas por uma vetche (a outra cidade que também tomava decisões por vetche foi Pescóvia). Novogárdia foi uma das poucas áreas não afetadas pela Invasão mongol da Rússia e a construção de edifícios eclesiásticos permaneceu até o Século XIV, quando foi incorporada ao restante de Rus.

Novogárdia foi sede do arcebispado e um importante centro cultural. Os manuscritos russos mais antigos foram produzidos em Novogárdia no século XI. Os arquitetos e pintores russos eram originários de Novogárdia e Pescóvia. Um dos pintores medievais mais importantes, Teófanes, o Grego, exerceu suas atividades em Novogárdia.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências