Octavian Goga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Octavian Goga
Octavian Goga
Nascimento 1 de abril de 1881
Rășinari
Morte 7 de maio de 1938 (57 anos)
Ciucea
Sepultamento Ciucea
Cidadania Romênia
Alma mater
  • Universidade Eötvös Loránd
Ocupação político, poeta, dramaturga, jornalista, tradutor, escritor
Religião ateísmo, Igreja Ortodoxa
Ideologia política Romanian nationalism, nacionalismo étnico, Nacionalismo religioso, ultranacionalismo, fascismo, antissemitismo
Assinatura

Octavian Goga, (Rășinari, 1 de abril de 1881Ciucea, 7 de maio de 1938), foi poeta, dramaturgo, jornalista, tradutor e político fascista romeno.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Rășinari, perto de Sibiu, foi um ativo membro do movimento nacionalista romeno na Transilvânia e do grupo que o liderava, o Partido Nacional Romeno (PNR) na Áustria-Hungria. Antes da Segunda Guerra Mundial, foi preso pelas autoridades húngaras. Em diferentes períodos, até a união da Romênia com a Transilvânia em 1918, refugiou-se na Romênia, tornando-se conhecido nos círculos político e literário. Deixou o PNR para juntar-se ao Partido do Povo (PP), liderado pelo general Alexandru Averescu, um movimento populista criado no fim da guerra.

Foi primeiro-ministro da Romênia entre 28 de dezembro de 1937 e 10 de fevereiro de 1938, nomeado pelo rei Carol, como estratégia para reforçar seu próprio poder ditatorial. Seu curto período como primeiro-ministro ficou conhecido especialmente pela criação das primeiras leis antissemitas. Em 12 de janeiro de 1938, seu governo excluiu a cidadania romena dos judeus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Octavian Goga». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 23 de novembro de 2019 

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Octavian Goga».

Precedido por
Gheorghe Tătărescu
Primeiro-ministro da Romênia
1937 – 1938
Sucedido por
Miron Cristea
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.