Piers Gaveston, Conde da Cornualha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piers Gaveston
Conde da Cornualha
Piers Gaveston, Conde da Cornualha
Piers Gaveston, mostrado aqui morto aos pés de Guy de Beauchamp, em uma representação do século 15.
Nascimento c. 1284
Morte 19 de junho de 1312 (28 anos)
  Warwick, Warwickshire
Cônjuge Margarida de Clare
Descendência João de Gaveston
Amie Gaveston (ilegitimada)
Pai Arnaldo de Gabaston
Mãe Claramonde de Marsan
Brasão

Piers Gaveston (cerca 1284 - 1312) foi Conde da Cornualha e o favorito do rei Eduardo II de Inglaterra.[1]

Gaveston era natural da Gasconha, então uma província do Ducado da Aquitânia, uma possessão da coroa inglesa. Veio para a corte de Inglaterra muito jovem e desde a infância adquiriu o estatuto de melhor amigo do Príncipe de Gales, o futuro Eduardo II. O rei Eduardo I desconfiava da natureza da relação e acreditava que os dois eram amantes. Além disso, o rei julgava que Gaveston exercia uma forte influência negativa sobre o filho e fez com que ele fosse exilado para a Gasconha.

Em 1307, Eduardo II torna-se rei e a sua primeira atitude enquanto tal foi a de chamar Gaveston à corte, oferecer-lhe o condado da Cornualha e casá-lo com a sobrinha Margarida de Gloucester. A relação dos dois era escandalosa e contribuía, na opinião dos nobres ingleses, para a negligência do rei nos assuntos da governação. Odiado pelos seus pares, Gaveston foi exilado mais duas vezes, apenas para ser chamado de volta assim que Eduardo II considerava prudente. O seu principal inimigo era Tomás de Lancaster, um dos primos do rei, que Gaveston havia derrotado num torneio, mas muitos mais detestavam o favorito. Em 1312 foi considerado necessário tomar medidas mais drásticas e Gaveston foi assassinado por Lancaster.

Referências

  1. «Piers Gaveston, earl of Cornwall | English noble | Britannica». www.britannica.com (em inglês). Consultado em 23 de maio de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre um nobre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.