Pilotagem de um avião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pilotagem de um avião
Avião
Pilotagem de um avião
Acção do manche e pedais
A): Aileron,
B): Manche,
C): Leme de profundidade,
D): Leme de direcção.
Descrição

Os três eixos

A pilotagem de um avião engloba uma série de comandos e instrumentos destinados a realizar as manobras da aeronave. A pilotagem é um processo complexo, uma vez que o ser humano só está geralmente habituado nas suas deslocações a lidar com duas dimensões (comprimento e largura), enquanto na pilotagem há se considera também a altitude.

Comandos[editar | editar código-fonte]

Na pilotagem de um avião o piloto dispõe do manche e dos pedais. O manche, assim chamado porque na origem era um cabo que se mexia da direita para a esquerda e se puxava ou empurrava, é atualmente composto pelo mesmo sistema para o movimento de puxar/empurrar mas em cima tem um volante (tipo automóvel) para os movimentos direita/esquerda.[1]

Ao ser rodado para direita/esquerda, o volante aciona os ailerons. Ao ser puxado/empurrado aciona o profundor. O apoio nos pedais aciona o leme de direcção.

Existe também um acelerador manual semelhante ao dos navios, comandos de ajustes de mistura de ar/combustível e pode haver um comando de controle das pás das hélices.

Instrumentos[editar | editar código-fonte]

Os seis instrumentos básicos de um avião. Em cima: velocímetro, horizonte artificial e altímetro; em baixo: indicador de curva, giro direcional e variômetro.

Os instrumentos relacionados diretamente com o voo são:[1]

Eixos[editar | editar código-fonte]

Num avião há três eixos de rotação que são;[3]

  • Eixo longitudinal - uma linha imaginária que cruza o avião do nariz à cauda - linha vermelha (Roulis);
  • Eixo transversal - uma linha imaginária que cruza o avião de uma extremidade à outra da asa - linha azul (Tangage);
  • Eixo vertical - uma linha imaginária que atravessa o avião de cima para baixo - linha verde (Lacet);

O ponto onde se encontram as 3 linhas imaginárias é o centro de gravidade do avião.

Como a cada eixo corresponde um movimento associado também se poderia falar de:[1]

  • Eixo longitudinal - movimento de rolagem com aileron (Eng - Roll)
  • Eixo transversal - movimento de arpagem com o profundor (Eng - Pitch)
  • Eixo vertical - movimento de direcção com o leme vertical (Eng - Yaw )

Eixo longitudinal[editar | editar código-fonte]

A aeronave gire em torno do eixo longitudinal, movimento este conhecido por rolagem ou rolamento, quando se roda para a direita e a esquerda o volante no manche do avião. As superfícies aerodinâmicas que actuam na execução deste movimento são os ailerons situados na parte traseira, o bordo de fuga, das extremidades das asas.

Na prática, e em condições normais de voo uma volta de 360º só será possível em seu eixo longitudinal, sendo o movimento em seus outros dois eixos limitados pelas forças aerodinâmicas da aeronave, possibilitando apenas uma inclinação moderada.

Eixo transversal[editar | editar código-fonte]

O movimento de subir/descer da aeronave, movimento denominado arfagem, é dado pela superfície de controlo móvel horizontal existente na extremidade traseira da cauda (empenagem) dos aviões. O apêndice que efectua esse movimento chama-se profundor, o leme de profundidade.

O movimento para frente e para trás do manche actua no eixo transversal da aeronave inclinado o nariz desta para baixo, movimento de picar; e para cima, movimento de cabrar (ver: flap).

Eixo vertical[editar | editar código-fonte]

A aeronave gire em torno de seu eixo vertical, para a esquerda ou direita, segundo a pressão exercida nos pedais (como os dos automóveis),ao pisar no pedal esquerdo, o avião faz uma guinada (vira) para a esquerda e vice-versa.

Este comando é responsável pelo movimento em torno do eixo vertical, de guinada, accionando o leme de direcção com os pedais.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Movimento rotação segundo o eixo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c AeroKytech
  2. «Tubo de Pitot». Wikipédia, a enciclopédia livre. 2 de novembro de 2016 
  3. Aircraft Rotations