Portal:Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal da
Bósnia e Herzegovina
Dobrodošli • Добродошли
 ver · editar Bósnia e Herzegovina

Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, que limita a norte e oeste com a Croácia e a leste e a sul com a Sérvia e a sul com o Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. A sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croata-bosníaca) e a República Srpska.

A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura.

Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.




 ver · editar Artigos selecionados

Atentado de Sarajevo foi o nome dado ao incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da organização nacionalista sérvia denominada Mão Negra, que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia.

No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da inteligência sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamentos na Áustria-Hungria.

Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia tiveram seus julgamentos em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia na frente de Salônica - à época sob controle francês - entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa veio das informações obtidas nesses dois julgamentos.

A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Radovan Karadžić (em sérvio: Радован Караџић, AFI[râdovaːn kâraʤiʨ]; Petnjica Šavnik, 19 de junho de 1945) é um ex-político bósnio sérvio, poeta e psiquiatra, ex-fugitivo acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPIJ), foi detido em 21 de Julho de 2008.

Foi emitido um mandado de captura internacional contra Karadžić, na sequência do artigo 61 º do TPIJ, que concluiu que existem motivos suficientes para crer que o acusado tenha cometido os crimes em questão, incluindo genocídio. O Governo dos Estados Unidos, desde então, ofereceu uma recompensa de cinco milhões de dólares por sua detenção.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Trebinje, uma pequena cidade na Herzegovina, sudeste da Europa, situada nas margens do Trebišnjica (rio perdido).
 ver · editar Sabia que?

... que o Bosmal Centar da cidade de Sarajevo é o edifício mais alto de todos os países dos Balcãs?

... que a Bósnia (em laranja no mapa) é aproximadamente quatro vezes maior do que a Herzegovina (em azul)?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Mapa


Composição étnica da Bósnia e Herzegovina.

 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.