Portal:Disney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal
Disney
Portal:Disney
Portal:Disney
Disneylândia é um trabalho de amor.
— Walt Disney
Walt Disney
Walt Disney
Walt Disney (1901–1966) foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneyland, além de ser o co-fundador da corporação de entretenimento, conhecida como The Walt Disney Company.

Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" (português - "Continue seguindo em frente").

The Walt Disney Company
The Walt Disney Company
foi fundada em 16 de outubro de 1923, pelos irmãos Walt Disney e Roy Disney como um estúdio de animação, tornou-se um dos maiores estúdios de Hollywood. A sede corporativa de Disney e suas instalações de produção primária estão localizadas no The Walt Disney Studios em Burbank, Califórnia. Seus estúdios de filmes incluem a Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Films, Dimension Films, Disneynature e mais recentemente, a Pixar e os direitos de Star Wars. Proprietário e licenciante de onze parques temáticos e várias redes de televisão, como a ABC e a ESPN, além de ter adquirido a Marvel Entertainment. A empresa é parte do Dow Jones Industrial Average desde 6 de maio de 1991. Mickey Mouse é o mascote oficial da The Walt Disney Company.
Disneyland
Disneyland
, originalmente Disneyland e comumente referido em português como a Disneylândia, é um dos principais parques temáticos dos Estados Unidos. Inaugurado em 17 de julho de 1955, foi o primeiro parque idealizado por Walt Disney. Ela era originalmente a única atração na propriedade. Seu nome foi mudado para Disneyland Park para distingui-la do complexo que surgiu na década de 1990. A Disneylândia localiza-se no distrito de Anaheim, no condado de Orange (Califórnia), uma cidade vizinha do município de Los Angeles. Vários anos depois da inauguração da Disneyland, a Walt Disney Company construiu grandes parques temáticos na Florida, França, Japão e Hong Kong. Desde a sua inauguração o parque de Anaheim já recebeu muitos visitantes, incluindo chefes de estado e membros da realeza europeia.
Cronologia
História dos estúdios Disney por ano:
1922–19371937–1941 • 1941–1950 • 1950–1973 • 1973–1988 • 1989–1995 • 1995–2005

Marvel Entertainment
Marvel Entertainment
Entertainment, Inc. é uma companhia de entretenimento, formada pela fusão da Marvel Entertainment Group e a Toy Biz, Inc. É a proprietária da Marvel Comics e foi adquirida pela The Walt Disney Company em 2009. As origens da companhia remontam ao ano de 1933, com a publicação de histórias de faroeste, na revista Western Supernovel Magazine. Poucos meses após seu lançamento, a revista teve seu nome mudado para Complet Western Book Magazine, em julho de 1933. O personagem mais antigo da empresa é Ka-zar, criado em 1936. Em 1939, a companhia começou a publicar histórias em quadrinhos.
Pixar Animation Studios
Pixar Animation Studios
é uma empresa de animação por computação gráfica, que pertence a The Walt Disney Company, vencedora de diversos oscars, localizada em Emeryville, Califórnia (EUA). Começou em 1979 com o Grupo Graphics, uma parte da Divisão de Informática da Lucasfilm, antes de ter sido comprada por Steve Jobs em 1986. A Walt Disney Company comprou a Pixar em 2006. Especializada em alta tecnologia de computação gráfica, a Pixar é a desenvolvedora do software de renderização padrão da indústria, o RenderMan, usado para geração de imagens de realismo fotográfico de alta qualidade.
Artigo em destaque
Disney Channel é um canal de televisão de Burbank (Califórnia), especializado em programação infantil, através de suas séries originais e filmes. Disponível em operadoras de cabo ou satélite, o Disney Channel é parte da Disney-ABC Cable Networks Group, uma divisão da Walt Disney.

A primeira transmissão do Disney Channel (na época chamado de The Disney Channel) foi em 18 de abril de 1983. Neste tempo, o Disney Channel foi um canal de televisão premiado e somente transmitido dezoito horas por dia. O programa que deu início ao primeiro dia do canal no ar foi um dos episódios de Mickey Mouse Club nos anos 1950.

Biografia
Você sabia?
Roy Oliver Disney (1893 - 1971) é o irmão mais velho do mago dos desenhos animados Walt Disney e parceiro nos negócios. Quando Walter Disney e Roy fundaram a The Walt Disney Company, não vislumbravam que ela se tornaria a segunda maior empresa de mídia e entretenimento do mundo.
... que o filme O Rei Leão ganhou o oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the love Tonight.

... que Oswald the Lucky Rabbit é um personagem de desenho animado criado por Walt Disney e Ub Iwerks, anterior ao Mickey Mouse.

Álbuns Jogos Quadrinhos Manuais Músicas Séries de televisão
Branca de Neve e os Sete Anões

Branca de Neve e os Sete Anões

Pinóquio e Gepeto

Pinóquio

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida

Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas

Minnie Mouse

Minnie Mouse

Tio Patinhas

Tio Patinhas

Pato Donald

Pateta

Pateta

Como colaborar!
Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a Disney dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a Disney.
Citações Citações Categorias Categorias Multimídia Multimídia