Portal:Guerra Fria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Guerra Fria

A Guerra Fria foi o período compreendido entre 1945 a 1991 que consistiu em um estado contínuo de conflito político, tensão militar, guerras por procuração e competição econômica entre o mundo comunista - principalmente a União Soviética e os seus Estados satélites e aliados - e as potências do mundo ocidental, principalmente os Estados Unidos e seus aliados. Apesar das principais forças militares envolvidas nunca envolverem-se em uma grande batalha entre si; manifestaram o conflito mediante alianças militares, implantações estratégicas de força, ajuda extensiva para os Estados considerados vulneráveis, guerras por procuração, propaganda, espionagem, corrida armamentista convencional e nuclear, recursos para nações neutras, rivalidade nos eventos desportivos e competições tecnológicas como a corrida espacial.


 ver · editar Artigos selecionados
Khruschov e Stalin despachando, em 1936.

O chamado Discurso Secreto ou Relatório Khrushchov, cujo nome oficial é "Sobre o culto à personalidade e suas consequências", é uma famosa intervenção do político soviético Nikita Khrushchov durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 25 de fevereiro de 1956. No discurso, Khrushchov reafirma sua crença nos ideais comunistas, invocando as idéias de Lenin, ao mesmo tempo que critica o regime de Stalin, particularmente pelos expurgos de militares de alto escalão e de quadros superiores do Partido - o chamado Grande Expurgo, entre 1934 e 1939 -, e pelo culto à personalidade de Stalin.

O discurso foi um marco na Era Khrushchov. Foi também um sinal da intensa disputa pela liderança soviética, na qual Khrushchov procurava desacreditar os stalinistas, notadamente Lavrentiy Beria. Significou também uma mudança da linha oficial do Partido e dos postulados reflectidos no chamado estalinismo.

O discurso adquiriu o nome da sessão na qual foi pronunciado, a portas fechadas, sem a presença de convidados estrangeiros. O texto original só foi publicado em sua totalidade no dia 3 de Março de 1989, pela gazeta oficial do Comité Central do Partido, já no período da glasnost - abertura do regime, promovida por Mikhail Gorbatchov.

Ler mais ...


 ver · editar Biografias selecionadas


Josef Vissarionovitch Stalin (em russo: Иосиф Виссарионович Сталин; Gori, 18 de dezembro de 1879Moscou, 5 de março de 1953), nascido Iossif Vissarionovitch Djugashvili (em russo : Иосиф Виссарионович Джугашвили, translit. Ióssif Vissariónovitch Djugashvíli;pronúncia; em georgiano: იოსებ ბესარიონის ძე ჯუღაშვილი, translit. Iosseb Bessarionis dze Djuğashvili), foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder soberano da União Soviética.

Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e passou a atingir o estatuto de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético, durante esse período, o país também expandiu seu território para um tamanho semelhante ao do antigo Império Russo.

Durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, o sucessor de Stalin, Nikita Khrushchov, apresentou seu Discurso secreto oficialmente chamado "Do culto à personalidade e suas consequências", a partir do qual iniciou-se um processo de "desestalinização" da União Soviética. Ainda hoje existem diversas perspectivas ao redor de Stalin e seu governo, alguns o vendo como ditador tirano e outros como líder habilidoso.

Ler mais ...



 ver · editar Mapa
  
  
×
  
  
  
×
  
  
×
Membros da OTAN Outros aliados dos Estados Unidos Grupos armados antisocialistas Membros do Pacto de Varsóvia Países socialistas aliados da União Soviética Outros aliados da União Soviética Grupos armados socialistas China Popular e seus aliados Países Neutros Outros conflitos
 ver · editar Imagem selecionada

Um helicóptero Bell UH-1D decola depois de aterrissar a infantaria dos EUA em uma missão de busca durante a Guerra do Vietnã.
 ver · editar Citações


--Winston Churchill (1874-1965), antigo primeiro-ministro do Reino Unido.

"Sinews of Peace", discurso em 5 de março de 1946 no Westminster College em Fulton.


 ver · editar Sabia que?

... que o Relógio do Juízo Final tem sido mantido desde 1947 pelo Conselho Diretor do Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago?

... que o Artigo X, formalmente foi intitulado "As Fontes de Conduta Soviética?" O artigo descreve os conceitos que se tornariam a base da política estadunidense na Guerra Fria e foi publicado na Foreign Affairs em 1947?

... que durante a Guerra Fria, a Índia tentou manter sua neutralidade e foi um dos membros fundadores do Movimento Não-Alinhado?

... que Stanislav Petrov foi um tenente-coronel do Exército Soviético que possivelmente evitou uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1983?

... que o Burya era um míssil de cruzeiro tri-sônico intercontinental projetado pelo departamento de design Lavochkin?


 ver · editar Categorias
Selecione [+] para visualizar as subcategorias


 ver · editar Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Guerra Fria.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


 ver · editar Temas


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia