Portal:África

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da África


Portal:África
Principal   Países   Projetos


Mostrar novas seleções…
ver    

A África é o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América).

Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.

Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.

ver    
Panorâmica do Cairo.
Panorâmica do Cairo.

Cairo (em árabe: القاهرة; romaniz.:Al-Qāhira; lit, "a Forte", "a Vitoriosa") é a capital do Egito e da província (muhafazah) homônima (Cairo). É a maior cidade do mundo árabe e da África, e os egípcios a denominam muitas vezes simplesmente com o nome do país no idioma local, مصر, pronunciado Misr no árabe clássico e Masr no árabe egípcio.

A cidade conta com cerca de 7.947.121 habitantes e sua região metropolitana incluiu uma população de uns 17.285.000 habitantes, fazendo do Cairo a décima - quinta metrópole mais povoada do mundo. É, também, a área metropolitana mais povoada de todo o continente africano. É conhecida pelos egípcios como a "mãe de todas as cidades" e a "cidade dos mil minaretes". Foi fundada no ano 116 a.C., no que hoje em dia se conhece como Velho Cairo, quando os romanos reconstruíram uma antiga fortaleza persa junto ao Rio Nilo. Antes de sua fundação, Mênfis era a capital do império faraônico. O nome atual se deve aos fatímidas, que batizaram a cidade com o nome de Cairo. Depois de diversas invasões como a dos mamelucos, otomanos, Napoleão e os britânicos, Cairo se converteu em capital soberana em 1952.

ver    

John Ronald Reuel Tolkien CBE (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892Bournemouth, 2 de Setembro de 1973) foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.

Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.

Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Sua obra influenciou toda uma geração.

ver    

ver    


ver    
  • A África é o único continente em que se localiza nos 04 hemisférios terrestres (Hemisfério Ocidental, Oriental, Norte e Sul?
  • Você sabia que a África é o terceiro continente mais extenso do mundo?
    A África possui cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta, sendo o terceiro continente mais extenso do mundo (atrás da Ásia e das Américas). É ainda o segundo continente mais populoso da Terra (atrás apenas da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
ver    

   Principal   

   Subprojetos   

   Relacionados   

ver    
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a África na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

ver    

Estas são algumas predefinições que podem ser adicionados aos artigos relacionados a África.

ver    
Geografia


História


Demografia


África Latina


Hidrografia


Lista das cidades mais populosas
ver    
Notícias
Notícias
ver    
África no Commons África no Commons
Imagens e mídia
África no Wikcionário África no Wikcionário
Definições
África no Wikilivros África no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
África no Wikinotícias África no Wikinotícias
Notícias
África no Wikiquote África no Wikiquote
Citações
África no Wikisource África no Wikisource
Biblioteca
África na Wikiversidade África na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
Portais dos continentes
África América Antártida Ásia Europa Oceania
 Lista de Portais ]