Mie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prefeitura de Mie)
 Nota: Para outros significados de Mie, veja Mie (desambiguação).
Japão Mie

三重県

Mie-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 三重県
 • Rōmaji Mie-ken
Símbolos
Bandeira de Mie
Bandeira
Selo de Mie
Selo
Localização
Localização de Mie
Localização de Mie
País Japão
Região Kansai (Tōkai)
Ilha Honshu
Administração
Capital Tsu
Governador Katsuyuki Ichimi (desde setembro de 2021)
Características geográficas
Área total 5,777,22 km²
 • Área molhada  0.7%
População total (1 de agosto de 2016) 1 808 549 hab.
Densidade 313,05 hab./km²
Outras informações
Distritos 7
Municipalidades 29
Flor Iris
(Iris ensata)
Árvore Japanese cedar
(Cryptomeria japonica)
Ave Snowy plover
(Charadrius alexandrinus)
Peixe Japanese spiny lobster
(Panulirus japonicus)
Sítio www.pref.mie.jp/
Inglês/

Mie (三重県 Mie-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na região de Kansai, na ilha de Honshu. Sua capital é a cidade de Tsu.

Mapa da prefeitura de Mie.

História[editar | editar código-fonte]

"Santuário de Ise"

Até a Restauração Meiji, a prefeitura de Mie era conhecida como as prefeituras de Ise e de Iga.[1]

Há evidências de ocupação humana em Mie desde mais de 10 mil anos atrás. Durante os períodos Jomon e Yayoi, comunidades agrícolas começaram a se formar ao longo dos rios e das áreas costeiras da região. Acredita-se que o Santuário de Ise foi construído durante o período Yayoi, e no século VII, a Residência Imperial de Saiku foi construída onde hoje é a cidade de Meiwa para servir como residência e centro administrativo para Saio, uma Princesa Imperial que serviu como sacerdotisa do Santuário de Ise.

Durante o Período Edo, a região hoje conhecida como prefeitura de Mie consistia de alguns domínios feudais, cada um controlado por um senhor feudal. Foram construídas as redes de transporte, incluindo as rodovias de Tokaido e Ise. Cidades portuárias como Ohminato, Kuwana e Anotsu, correios e cidades fortificadas surgiram. Peregrinações em direção ao Santuário de Ise também se tornaram populares.

Após a Restauração Meiji, as antigas províncias de Ise, Shima e Iga, bem como uma parte da região leste da província de Kii, foram fundidas e dividas várias vezes. Em 1871, a região dos Três Rios de Kiso, ao norte de onde hoje se encontra a cidade de Tsu, tornou-se a prefeitura de Anotsu, enquanto a região sul tornou-se a prefeitura de Watarai. Em 1872, Anotsu teve sua sede mudada da cidade de Tsu para Yokkaichi e a prefeitura foi renomeada como Mie. Devido a várias razões, incluindo a grande possibilidade de Mie se fundir com Watarai, a sede da prefeitura retornou a Tsu no ano seguinte, e a prefeitura de Mie ganhou as formas que tem hoje em 1876, quando se fundiu com sua vizinha do sul.

O nome Mie supostamente surgiu de um comentário sobre a região feito por Yamato Takeru em seu caminho de volta depois de conquistar as regiões a leste.

Em 1959, muitas vidas foram perdidas tendo em vista que algumas áreas de Mie foram devastadas pelo Tufão Ise-wan, o tufão mais forte a atingir o Japão que já foi registrado na história. Plantações foram destruídas, diques foram derrubados, ruas e ferrovias danificadas e um grande número de pessoas se feriu ou perdeu suas casas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Mie forma a parte leste da Península de Kii, e faz fronteira com as prefeituras de Aichi, Gifu, Shiga, Kyoto, Nara e Wakayama. É considerada uma prefeitura das regiões de Kansai e de Tokai, devido a sua proximidade geográfica com Aichi e sua influência cultural de Kansai, como o fato de o dialeto de Kansai ser falado em Mie. Tradicionalmente, a região de Mie sempre foi considerada parte de Kansai.

Litora de Mie, perto de Toba (Mie)

A prefeitura de Mie mede 170 km de norte a sul e 80 km de leste a oeste, sendo composta de 5 áreas geográficas distintas. O noroeste de Mie é formado pelas Montanhas Suzuka; ao longo do litoral da Baía de Ise desde a fronteira com a prefeitura de Aichi até a cidade de Ise (Mie) está a Planície de Ise, onde a maior parte da população da prefeitura vive; ao sul da Planície de Ise localiza-se a Península de Shima; na fronteira com a prefeitura de Nara, no centro-oeste, está a Bacia de Iga; e cruzando do centro de Mie às suas fronteiras no sul localiza-se a região montanhosa de Nunobiki.[2]

Mie tem um litoral que se prolonga por 1 094,9 km e, no ano de 2000, os 5 776,44 km² de território podiam ser divididos em 64,8% de florestas, 11,5% de agricultura, 6% de área residencial, 3,8% de estradas e 3,6% de rios. Os demais 10,3% não foram classificados. A Planície de Ise tem um clima relativamente moderado, variando em torno de 14 ou 15 grais Celsius no ano. A Bacia de Ise tem maior variação na temperatura diária e temperaturas médias 1 ou 2 graus mais frias do que a Planície de Ise. O sul de Mie, sul da Península de Shima, tem um clima marinho agradável, sendo que a região de Owase tem umas das maiores precipitações do Japão.[2]

Cidades[editar | editar código-fonte]

Em negrito, a capital da prefeitura.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Mie sempre foi considerada uma ligação entre o leste e o oeste do Japão, graças aos caminhos de peregrinação de Tokaido e Ise. O artesanato tradicional, como as tranças de Iga, a cerâmica de Yokkaichi Banko, a tinta de Szuka, a cerâmica de Iga e o katagami de Ise, floresceu. Com 65% do território da prefeitura consistindo de florestas e com mais de mil quilômetros de litoral, Mie sempre foi associada como as indústrias madeireira e de pesca. Mie também produz chá verde, carne, pérolas e frutas, principalmente tangerina.

A região norte de Mie abriga um grande número de indústrias manufatureiras, principalmente maquinário de transporte (veículos e navios) e de química pesada, como refinarias de petróleo. A prefeitura também está se expandindo para indústrias mais avançadas, como a de semicondutores e telas de cristal líquido.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Steel Dragon 2000, em Nagashima Spa Land

Lugares famosos[editar | editar código-fonte]


Estados-irmãos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nussbaum, "Províncias e prefeituras" em Japan Encyclopedia, p. 780.
  2. a b Mie Prefecture homepage: Mie's Geography and Climate (pdf) Arquivado em 2008-05-20 no UK Government Web Archive (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mie
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Mie
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Mie. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.