Prêmio Poncelet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Prêmio Poncelet (em francês: Prix Poncelet) é concedido pela Academia de Ciências da França. O prêmio foi instituído em 1868 pela viúva do general e matemático Jean-Victor Poncelet, para o avanço das ciências.[1] Seu valor monetário na época era de dois mil francos, concedido principalmente para trabalhos em matemática aplicada. O texto preciso do anúncio da academia variou de ano a ano, exigindo que o trabalho fosse em mecânica, ou por trabalho contribuindo para o progresso da matemática pura ou aplicada, ou simplesmente em matemática aplicada, e algumas vezes incluiu a condição de que o trabalho deveria ter sido efetuado durante os dez anos precedentes à condecoração.

Foi sucedido pela Grande médaille de l’Académie des sciences.

Laureados[editar | editar código-fonte]

A seguinte lista de laureados é incompleta, com uma breve citação do seu anúncio como publicado na revista Nature, se disponível.

Século XIX[editar | editar código-fonte]

Século XX[editar | editar código-fonte]

Outros laureados (data não confirmada)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jeremy Gray, "A History of Prizes in Mathematics Arquivado em 20 de outubro de 2013, no Wayback Machine.", Clay Mathematics Institute e American Mathematical Society, 2006.
  2. a b c d e f g h i j k l M. Ernest Maindron, ed. (1881). Les fondations de prix à l'Académie des sciences : les lauréats de l'Académie, 1714-1880 (em francês). Paris: Gauthier-Villars (Paris). p. 151. ISBN. Consultado em 25 de maio de 2011 
  3. The SAO/NASA Astrophysics Data System, ed. (1952). Prix et subventions attribués en 1951 par l'Académie des Sciences (em francês). 66. [S.l.]: L'Astronomie. p. 39. Consultado em 25 de maio de 2011  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  4. «Professor Philippe G. Ciarlet / CURRICULUM VITAE» (em inglês). Consultado em 25 de maio de 2011 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]