Rio Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Maranhão, veja Maranhão (desambiguação).
Rio Maranhão
Comprimento 278 km
Altitude da nascente 1200 m
Afluentes
principais
Córrego Vereda Grande
Lagoa Formosa
País(es)  Brasil

O Rio Maranhão é um curso de água que banha o Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins, no Brasil. É formado a partir da confluência entre o córrego Vereda Grande (oriundo da Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Distrito Federal) e as águas da (lagoa Formosa, em Planaltina Goiás). É um dos afluentes do rio Tocantins, onde suas águas ajudam a formar o lago de Serra da Mesa, junto com o rio das Almas e o rio Paranã.

Abastecimento[editar | editar código-fonte]

O rio Maranhão é usado para abastecimento de diversas cidades que se construíram ao longo de seu vale. Dentre essas, a maior delas é Planaltina, que está bem próxima a sua nascente e Padre Bernardo pela agricultura e pecuária.

Poluição[editar | editar código-fonte]

O rio Maranhão recebe em suas águas, grande quantidade de detritos oriundos das cidades que estão em seu vale. Dentre os mais notáveis, estão o recebimento de esgoto tratado, ainda perto de sua nascente, em Planaltina, além das constante denúncias de escoamento de chorume restante do Aterro Sanitário de Planaltina, que está localizado as margens de um de seus afluentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.