Shinichiro Watanabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shinichiro Watanabe
Shinichiro Watanabe
Nascimento 24 de maio de 1965 (58 anos)
Quioto
Cidadania Japão
Ocupação diretor de cinema, roteirista, produtor musical, animador

Shinichiro Watanabe (渡辺 信一郎 Watanabe Shin'ichirō, nascido em 24 de maio de 1965 em Kyoto, Japão) é um diretor e escritor. Ele é mais conhecido pelos animes Cowboy Bebop, Samurai Champloo e Zankyou no Terror.

Também fez duas animações para a série Animatrix: Era Uma Vez Um Garoto e Uma História de Detetive, além do curta Blade Runner: Black Out 2022.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Após ingressar no estúdio de animação Sunrise, Watanabe trabalhou como assistente de produção e, posteriormente, fez sua estréia profissional como co-diretor da bem sucedida continuação de Macross, Macross Plus. Seu próximo esforço foi no anime para televisão Cowboy Bebop, seguido por um filme em 2001: Knockin' on Heaven's Door. Em 2003, Watanabe dirigiu seu primeiro anime estadunidense: os curtas de animação Kid's Story e A Detective Story, parte da série Animatrix, uma antologia em curtas-metragens animados sobre o universo de The Matrix. Seu próximo trabalho foi no anime para televisão Samurai Champloo, que começou a veicular na Fuji TV no Japão em 19 de maio de 2004. Mais tarde em 2014, Shinichiro dirigiu o Anime Zankyou no Terror, com a ajuda do estúdio MAPPA.

Trabalhos notáveis[editar | editar código-fonte]

Roteirista/Diretor[editar | editar código-fonte]

Co-diretor[editar | editar código-fonte]

Diretor musical[editar | editar código-fonte]

  • Mind Game (マインド ゲーム Maindo Gēmu?) (2004)

Características[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Watanabe tem uma visão distinta sobre a importância da trilha sonora nos seus trabalhos e acredita que a música é a linguagem universal. Cowboy Bebop é amplamente respeitado pelas suas múltiplas camadas de história e profundos personagens, combinado com um clima de despretensão na história em si (fortemente influenciado pela cultura americana, especialmente os movimentos do jazz da década de 1940 e, daí, o "bebop"). Esse estilo é misturado com um fenomenal trabalho da compositora Yoko Kanno, com jazz, blues e funk. Em Samurai Champloo, que se passa no Japão da era Edo, a trilha sonora anacrônica é inspirada fortemente no hip hop e está cheia de sons de vinil com scratches.

Velocidade e Foco[editar | editar código-fonte]

Os animes de Watanabe são todos estimulantes. Suas histórias fluem muito livremente; uma constante entre calmaria e aceleração mantendo o espectador fora de equilíbrio e totalmente envolvido. As personagens de Watanabe agem muitas vezes dessa mesma forma. Em Cowboy Bebop, Spike parece quase preguiçoso e desinteressado no que acontece a maior parte do tempo, suas mãos permanecem em seu bolso, ou ele inclina-se contra um muro, ou fumando um cigarro. Mas logo que a ação começa, Spike se move rapidamente e de forma livre, usando tudo que o rodeia a sua vantagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.