Silence 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Silence 4
Informação geral
Origem Leiria
País Portugal Portugal
Gênero(s) Rock
Rock alternativo
Período em atividade 1996–2001;2014
Integrantes David Fonseca
Sofia Lisboa
Rui Costa
Tozé Pedrosa

Silence 4 foi um grupo musical português formado em 1996, cujas canções eram cantadas maioritariamente em inglês. A banda, proveniente de Leiria, era constituída por David Fonseca (voz e guitarra), Sofia Lisboa (voz), Rui Costa (baixo), e Tozé Pedrosa (bateria). A banda acabou por desmembrar-se em 2001 e o seu cantor e principal compositor, David Fonseca, iniciou-se numa carreira a solo. Rui Costa integrou a banda Filarmónica Gil e, mais recentemente, a banda A Caruma.[1][2][3][4][5][6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tudo começou em 1995. O David e o Tozé já se conheciam e costumavam tocar juntos. Numa ocasião, o David mostrou as suas cassetes a Carlos Matos, dono de uma loja de música alternativa em Leiria. Ele gostou bastante e a ideia de formar uma banda era cada vez mais forte. Algum tempo antes, David tinha ouvido a Sofia a cantar num bar e tinha-lhe proposto a formação de uma banda. Sofia não ficou muito convencida, porque naquela altura os convites não faltavam, mas nunca era nada concretizado. Exactamente um ano após este encontro, David voltou a contactar a Sofia, dizendo que tinha chegado a altura de formar a banda.

Começaram a tocar com péssimas condições técnicas. Após algum tempo, Rui Costa foi convidado para se juntar à banda. Começou por lhes dizer que o som era péssimo. Então propôs uma experiência: que se desligassem os amplificadores e que tocassem assim, naturalmente. Para se ouvirem teriam de estar todos em silêncio, daí o "Silence" do nome da banda.

Enviaram uma maquete para o jornal Blitz, ganhando alguma notoriedade. Concorreram ao Festival Termómetro Unplugged e ganharam. Receberam de prémio 500.000$00 (cerca de 2500 €), os quais foram todos gastos em gravações de maquetas. Quando foram tentar a sua sorte nas editoras, a resposta era sempre a mesma: cantar em Inglês, nem pensar.

Recusando ceder às exigências das editoras que queriam o disco todo em português, acabaram por ser convidados para gravar uma versão de uma canção dos Erasure, "A little respect" para a compilação "Sons de Todas as Cores" (1998). Pouco tempo depois o tema começa a ter sucesso em algumas estações de rádio mais importantes.

A editora Polygram (actual Universal), acabou por aceitá-los. Foi assim que surgiu o disco de estreia, "Silence Becomes It", que alcançou, contra todas as expectativas, a quintupla platina, passando vários meses em número 1 do Top Nacional. Este CD teve a participação de Sérgio Godinho num dos temas.

Começaram a digressão por todo o país, durante a qual fizeram 90 concertos em 6 meses. No dia 18 de Dezembrode 1998 realizaram o mítico concerto no Pavilhão Multiusos para uma grande multidão. No ano seguinte continuaram a digressão, embora com menos concertos.

Seguiu-se um período de ausência, durante o qual se refugiaram em Londres, longe de todas as pressões. Foi nos estúdios Ridge Farm que nasceu "Only Pain Is Real". Neste segundo disco utilizaram piano e simuladores de orquestra. Este segundo álbum foi estreado em Leiria (2000) e atingiu a platina após 2 semanas. Fazem uma nova digressão, durante a qual realizaram mais de 100 concertos. A tour de 2000 terminou com dois concertos únicos no Coliseu dos Recreios (19 e 20 de Dezembro) que marcaram a memória dos presentes. O grupo acaba com os seus elementos a enveredarem por outras iniciativas.

A editora Universal lançou, no dia 29 de Novembro de 2004, um duplo CD e DVD com o registo das duas noites de concerto no Coliseu dos Recreios, nos dias 19 e 20 de Dezembro de 2000.

Em Dezembro de 2013 é anunciado o regresso do grupo para alguns concertos comemorativos. Os 4 concertos especiais ocorreram no dia 15 de Março, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, Açores; dia 22 de Março, na Praça do Mar, no Funchal, Madeira; dia 29 de Março no Pavilhão Multiusos de Guimarães e dia 5 de Abril na MEO Arena, em Lisboa.

A editora Universal lança em Março de 2014 a caixa "Silence 4 SongBook 2014" que inclui os álbuns "Silence Becomes It" e "Only Pain Is Real" e um terceiro com a primeira maqueta de 1996, as remisturas do EP Only pain Is Real:The Remixes, Old Letters" e "Transplantation", gravadas ao vivo na Aula Magna (1999) e o inédito "Letter To Memphis", versão de um tema dos Pixies. O DVD inclui os telediscos da banda e os concertos do Coliseu dos Recreios (2000) e Pavilhão Atlântico (1998). A edição é acompanhada por um booklet de 60 páginas com imagens inéditas da banda.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Outros Temas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Correia, Gonçalo. «"Provavelmente", os 20 anos dos Silence 4 serão celebrados com concertos». Observador. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  2. Os Silence 4 quebram o silêncio - Notícias Magazine, consultado em 15 de dezembro de 2019.
  3. Belanciano, Vítor. «Silence 4, uma ocasião para recordar o que se foi». PÚBLICO. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  4. «BLITZ – Silence 4 anunciam dois concertos». Jornal blitz. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  5. «Silence 4. Depois do fim sem aviso há uma nova última vez». ionline. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  6. «Silence 4: biografia e todos os Discos». www.fnac.pt. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  7. «Silence 4 - Universal Music Portugal». www.universalmusic.pt. Consultado em 15 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]