SportsCenter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SportsCenter
SportsCenter
Informação geral
Formato telejornal
Gênero Esportivo
Duração 1 hora
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 39
Exibição
Emissora original Estados Unidos ESPN
Transmissão original 7 de setembro de 19790

O SportsCenter (SC) é um telejornal esportivo estadunidense, considerado como o principal programa e a grande marca da rede de televisão a cabo e por satélite ESPN.

O programa geralmente cobre os principais esportes dos Estados Unidos, incluindo basquetebol, hóquei no gelo, futebol americano e beisebol, e também modalidades esportivas e atletas de todo o mundo. Além dos destaques dos esportes do dia, também é conhecido por suas recapitulações após eventos esportivos e sua análise aprofundada por diferentes âncoras e figuras populares como Stephen A. Smith e Scott Van Pelt.

Desde que estreou após o lançamento da rede em 7 de setembro de 1979, o SC já foi ao ar mais de 60.000 episódios únicos, mais do que qualquer outro programa da televisão americana. Originalmente transmitido apenas uma vez por dia, passou a ter diversas exibições diárias e continua a ser o carro-chefe da ESPN, liderando o setor de transmissão de esportes e entretenimento. Atualmente é transmitido dos estúdios da ESPN em Bristol e Los Angeles.[1][2]

Além de transmitir simulcasts ou edições exclusivas da rede nas redes irmãs ESPN2 e ESPNews, também produz atualizações curtas no jogo durante eventos esportivos transmitidos na ABC e, até 2017, um segmento de contagem regressiva de jogo intersticial para a rede Disney XD. Teve como primeiro âncora George Grande, que ficou no ar até 1989.

Versões pelo mundo[editar | editar código-fonte]

Foram criadas versões do SportsCenter em filiais da ESPN pelo mundo.

Em 2000, foram lançados versões em português para o público do Brasil – chamado SportsCenter Brasil – na ESPN Brasil e em castelhano – para a audiência do restante da América Latina – na ESPNDeportes, que, com o tempo, foi subdividida em edições argentina, mexicana e peruana.

Ainda existe SC em versões australiana (exibido pela ESPN Australia), canadense (exibido no canal TSN e que replica as regras gramaticais locais) e filipina (exibido pelo canal One Sports).

Referências

  1. Pat Eaton-Robb (12 de setembro de 2012). «ESPN's SportsCenter to air its 50,000th show». The Boston Globe. Boston Globe Media Ventures, LLC. Consultado em 14 de setembro 2012. Cópia arquivada em 15 de janeiro de 2014 
  2. Diane Pucin (7 de abril 2009). «ESPN begins its era in L.A.». Los Angeles Times. Tribune Publishing. Consultado em 6 de outubro de 2015. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão nos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.