Suz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Souss (desambiguação).
Suz
—  região geográfica e histórica  —
Suz
Mapa da região administrativa de Souss-Massa-Drâa. O Suz corresponde, grosso modo, ao terço mais ocidental da região.
Localização
Mapa
Localização em mapa dinâmico
Coordenadas 30° 18' N 9° 20' O
País  Marrocos
Região administrativa Souss-Massa-Drâa
Localidades mais próximas Agadir, Inezgane, Aït Melloul, Oulad Teïma, Tarudante e Tiznit, entre outras

Paisagem característica da região do Suz, a nordeste de Tarudante, com cereais e argões (Argania spinosa), a árvore endémica que praticamente só se encontra no sudoeste de Marrocos.

Suz ou Sus (em francês: Souss ou Sous, pronúncia: "sus" ou "suce"; em árabe: بلاد السوس; romaniz.:bilād as-Sūs; em tifinague: ⵙⵓⵙ ou Tamazirt n Sus) é uma região histórica e geográfica do sul de Marrocos que atualmente constitui uma parte da região administrativa de Souss-Massa-Drâa.

É uma região predominantemente berbere e onde as línguas berberes são muito utilizadas, nomeadamente o chleuh, também chamado ašlḥi, shilha e sousis. A maior cidade do Suz é Agadir e outras cidades importantes são, entre outras, Inezgane, Aït Melloul, Oulad Teïma, Tarudante e Tiznit.

Geografia, geologia e flora[editar | editar código-fonte]

Em termos geológicos, o Suz corresponde à bacia aluvial do rio ou uádi Suz, a qual está separada do deserto do Saara pelas montanhas do Anti-Atlas e do norte de Marrocos pelo Alto Atlas.

A paisagem dominante é a savana, onde predomina o argão (Argania spinosa), uma árvore endémica, que constitui um habitat único inscrito na reserva da biosfera da UNESCO.

História[editar | editar código-fonte]

Ver também : Tazerwalt

A bacia bem irrigada torna o Suz uma das regiões mais férteis de Marrocos desde há muitos séculos, sendo conhecida desde o século XI pelas suas exportações de açúcar. Durante o Califado Almóada, a região foi independente sob a égide dos Ben Yedder entre 1252 e 1354, mas o apogeu da região deu-se no século XVII, durante o reino local de Tazerwalt, quando a autonomia ajudou a prosperar a exploração comercial do ouro saariano e da venda de açúcar aos comerciantes portugueses, holandeses e ingleses. Nessa época, o principal centro de comércio externo encontrava-se em Agadir, a cidade situada 10 km a norte da embocadura do rio Suz.

População[editar | editar código-fonte]

O Suz é habitado maioritariamente por amazigues (berberes); à exceção de algumas tribos historicamente arabófonas, a maioria dos habitantes da região são chleuhs ou ichelhiyen. Em tachelhit, o gentílico dos nativos de Suz é Aït Souss (singular: Ousouss), mas o nome árabe Soussis tem vindo a impor-se pouco a pouco.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Souss» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão) e «Sous» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Farinha, António Dias; Hassanein, Badr Younis Youssef (1999). Os Portugueses em Marrocos (PDF). Lisboa: Instituto Camões. Colecção Lazúli. p. 38, 39. 103 páginas. ISBN 972-566-206-7. Consultado em 31 de dezembro de 2011 
  • Boogert, Nico van den (1997). «1, 'The Sous'». The Berber Literary Tradition of the Sous: with an edition and translation of 'The Ocean of Tears' by Muhammad Awzal (m. 1749) (em inglês). Leida: Nino 
  • Montagne, R (1930). Les Berbères et le Makhzen dans el Sud du Maroc (em francês). Paris: [s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Região administrativa de Souss-Massa-Drâa


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.