São Paulo Athletic Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SPAC
Nome Clube Atlético São Paulo
Fundação 13 de maio de 1888 (135 anos)
Website spac.org.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Clube Atlético São Paulo, originalmente como São Paulo Athletic Club, é um clube desportivo brasileiro da cidade de São Paulo fundado em 1888. Atualmente, mantém uma sede social e uma equipe de rugby, esta tida como umas das mais importantes do Brasil.

É reconhecido como o primeiro time a praticar futebol no país, tendo iniciado essas atividades a partir de 1895.[1] Venceu por quatro vezes o Campeonato Paulista, incluindo a edição inaugural desse que é o primeiro torneio de futebol jogado no Brasil.[2] No entanto, o departamento para a modalidade foi extinto em 1911.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Tricampeão de futebol 1902 — 1904

Em 13 de Maio de 1888. Sala imperial do Palácio de Petrópolis. A Princesa Isabel Regente do então Império do Brasil está pronta para assinar a Lei Áurea, em nome de D. Pedro II, no mesmo dia numa mesa de bar na rua São Bento em São Paulo vários britânicos, alguns engenheiros da recém construída São Paulo Railway e outros comerciários da cidade, estão saboreando um gin tonic, conversando sobre a ideia de fundar um clube social-esportivo, onde poderiam disputar seu jogo predileto, o críquete, bem como compartilhar horas de lazer com as famílias. Entre eles estão William Snape, William Speers, William Fox Rule, Peter Miller, Percy Lupton e Charles Walker e assim nasceu o SPAC, considerado o clube mais antigo da cidade de São Paulo.

Numa travessa da Rua Consolação, quase num beco, existe uma rua de nome nobre - Visconde de Ouro Preto - onde se encontra o clube berço do futebol brasileiro, e de muitos outros esportes. É uma associação centenária fundada por britânicos radicados na cidade de São Paulo, mas que hoje está recheada de brasileiros e de muitas outras nacionalidades, dando ao clube um ar cosmopolita.

A sede principal do SPAC no bairro da Consolação, junto à Caixa d'Água, foi comprada de Dona Veridiana Prado. Conta-se que no final do século XIX, durante um acontecimento político da época, William Fox Rule, muito amigo da família Prado, ajudou seu filho Eduardo Prado a fugir do país para a Europa, de onde retornou tempos depois. Como reconhecimento por este nobre gesto, ela ofertou o terreno aos ingleses, que posteriormente foi adquirido dessa veneranda senhora.

São Paulo Athletic Club e Club Athletico Paulistano na final do Campeonato Paulista de 1902 (2x1), primeiro estadual jogado no Brasil.

O SPAC, porém, não vive somente do futebol, e é considerado o clube que introduziu os jogos de rúgbi, hóquei sobre grama, squash e badminton no Brasil. Também foi um dos primeiros lugares onde se jogou tênis. Vários sócios do SPAC, entre eles Charles Miller, também foram conselheiros em 1924 da recém fundada Federação Paulista de Tênis[3].

Em 1928, com o grande aumento de associados, o clube obteve a concessão de um grande terreno da São Paulo Railway em Pirituba, e foi ali que os esportes coletivos, como o críquete, futebol e rúgbi floresceram. Quando, em 1947, o governo federal encampou(com a criação da EFSJ) a "Ingleza", como era chamada a ferrovia, o clube teve que deixar Pirituba. A Diretoria então comprou um grande terreno da Light, no bairro de Veleiros, na Represa de Guarapiranga, onde hoje fica sua sede campestre e esportiva.

Futebol[editar | editar código-fonte]

São Paulo Athletic
Nome São Paulo Athletic Club
Alcunhas Clube dos Ingleses
Fundação 25 de Abril de 1895
Estádio Praça de Esportes Charles Miller
Competição Campeonato Paulista
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
SPAC com Charles William Miller no centro (ca. 1905)

Não há dúvida de que o sócio mais ilustre do SPAC foi Charles Miller, que nasceu no Brás em 1874, e foi enviado para estudar em Southampton na Inglaterra, onde aprendeu o novo esporte da época, o association football, o futebol. Em 1894 ele retornou ao Brasil com duas bolas de capotão e um livro de regras, para jogar este novo e cativante esporte, até então desconhecido no Brasil.

Em abril de 1895 organizou com seus colegas do SPAC o primeiro "jogo oficial" de futebol, que foi disputado numa gleba de terra na Várzea do Carmo, entre as equipes da São Paulo Railway Company (SPR) e a do São Paulo Gaz Company, fornecedora de gás da capital. O resultado foi de 4 x 2 para a SPR, com dois gols de Charles Miller. Este jogo seria a semente, que tornou o SPAC o primeiro tricampeão da Liga Paulista de Futebol, precursora da Federação Paulista de Futebol em 1902, 03 e 04.

O SPAC ganharia seu quarto e último título em 1911. Em 1912 disputou seu último Paulistão. Segundo o historiador oficial do SPAC, John Mills, um profissionalismo não-oficial já havia se instituído na Liga, que oficialmente ainda era amadora. O estatuto do clube pregava o amadorismo completo, e, por não aceitar participar do falso amadorismo vigente preferiu abandoná-la definitivamente.

O uniforme titular do SPAC tinha camisa com listras verticais brancas e celestes, calção e meias pretas.[4] Atualmente o futebol do clube é amador. Mesmo assim, as tradições do clube ainda prevalecem, com títulos conquistados especialmente pelas categorias sub—15 e sub-17, as mais fortes das equipes de base do SPAC.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino
Participações

Rugby[editar | editar código-fonte]

São Paulo Athletic Club Rugby
Nome São Paulo Athletic Club
Apelido(s) SPAC, Clube dos Ingleses
Fundado 13 de maio de 1888
Confederação CBRu, FPR
Região São Paulo, SP, Brasil
Liga Brasileira

Paulista

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 


O futebolista Charles Miller foi ‘cricketer’ famoso, consagrado tenista e temível ‘rugby player’. Em 1894 organizara o primeiro time de rugby no SPAC.

Desde a fundação o SPAC realizava os jogos coletivos (rugby, futebol e cricket) de seus times no campo de Pirituba, conhecido como campo dos ingleses de propriedade da São Paulo Railway Co. Em 1958 ano que o clube teve que deixar o campo de Pirituba.

Em 1964, o SPAC hospedou no novo campo de Santo Amaro o Campeonato Sul Americano de Rugby, e o jogo inaugural foi Brasil x Chile. A preliminar foi jogada entre o recém fundado SPAC Rugby Juvenil e o St. Paul School. Nesse campeonato o Brasil terminou em segundo lugar, sua melhor colocação na história dos Sul Americanos e como de costume nessa época a maioria dos jogadores da seleção brasileira eram do SPAC.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino

Campeonato Brasileiro de Rugby vice-campeão 4 vezes (1998, 2004, 2006, 2012)

Copa do Brasil de Rugby vice-campeão 2 vezes (2004, 2006)

Campeonato Paulista de Rugby vice-campeão 2 vezes (2001, 2006)

Categoria Adulto Feminino

Circuito Brasileiro de Rugby Sevens vice-campeão 1 vez (2008/09)

Torneio Floripa Rugby Sevens vice-campeão 2 vezes (2009, 2010)

  • 11ª São Paulo Lions International Seven's Rugby Cup campeão 1 vez (2003)
  • 13º Torneio Valentin Martinez - Montevideo campeão 1 vez (2006)
Categoria Juvenil Masculino
  • Circuito Brasileiro de Rugby Sevens vice-campeão 1 vez (2008/09)
  • 3º Torneio Donovan & Macintyre campeão 1 vez (2004)
  • 2º Torneio Donovan & Macintyre (M-17) campeão 1 vez (2003)
  • 9º São Paulo's Cup (Copa São Paulo de Rugby Seven-a-Side) campeão 1 vez (2001)
  • 9º São Paulo Lions International Seven's Rugby Cup campeão 1 vez (2003)
Categoria Infantil Masculino

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Qual o clube mais antigo do Brasil?». Placar – Edição Tira-Teima (1). São Paulo: Abril. Novembro de 1997. p. 65. 98 páginas 
  2. «Qual foi o primeiro campeonato de futebol no Brasil?». Placar – Edição Tira-Teima (1). São Paulo: Abril. Novembro de 1997. p. 66. 98 páginas 
  3. «Nossa fundação - Federação Paulista de Tênis». tenispaulista.com.br. Consultado em 5 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 22 de setembro de 2010 
  4. http://miltonneves.com.br/QFL/Conteudo.aspx?ID=62764

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre São Paulo Athletic Club