Trem-unidade elétrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a série de automotoras da CP frequentemente designadas de "Unidade Múltipla Eléctrica", veja Série 3400 da CP.
TUE Série 5000 (CPTM).

Trem-unidade elétrico (português brasileiro) ou unidade múltipla eléctrica (português europeu), em inglês: electric multiple unit, EMU) é uma espécie de composição ferroviária movida a eletricidade e formada por dois ou mais carros de passageiros, sendo que pelo menos um deles é o chamado carro-motor, que servirá para movimentar os demais chamados por carros-reboque.

Normalmente, apresenta cabines para os operadores (ou maquinistas) em cada extremidade da composição. Pode ser operado de forma reversível, ou seja, pode-se alterar automaticamente a sua direção, sem a necessidade de passar por um girador ou por uma via circular para a inversão do sentido em uma via férrea.

Os trens-unidades elétricos são largamente utilizados nos sistemas de metrôs e trens urbanos em todo mundo, havendo também TUEs que servem para linhas de longa distância.

Em Portugal, este tipo de composição denomina-se unidade múltipla a electricidade, fazendo parte do grupo das automotoras ou automotrizes.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, atualmente são utilizados trens-unidade elétricos nos seguintes sistemas metropolitanos:

Ver também[editar | editar código-fonte]