Wikipédia:Página de discussão de artigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Domínios Domínios de discussão
Domínios da Wikipédia
0 Principal Discussão 1
2 Usuário(a) Usuário(a) Discussão 3
4 Wikipédia Wikipédia Discussão 5
6 Ficheiro Ficheiro Discussão 7
8 MediaWiki MediaWiki Discussão 9
10 Predefinição Predefinição Discussão 11
12 Ajuda Ajuda Discussão 13
14 Categoria Categoria Discussão 15
100 Portal Portal Discussão 101
104 Livro Livro Discussão 105
446 Education Program Education Program talk 447
710 TimedText TimedText talk 711
828 Módulo Módulo Discussão 829
2600 Tópico
Domínios virtuais
-1 Especial
-2 Multimédia
Domínios extintos
102 Anexo Anexo Discussão 103
2300 Gadget Gadget Discussão 2301
2302 Gadget definition Gadget definition Discussão 2303


Uma página de discussão da Wikipédia é o espaço onde os editores de um artigo ou página de projeto associado discutem mudanças. Páginas de discussão de artigos não devem ser utilizadas por editores como plataformas para seus pontos de vista pessoais.

Ao escrever na página de discussão, certas abordagens são contra-produtivas, enquanto outras facilitam uma boa edição. Os valores primordiais da página de discussão são a comunicação, a cortesia e a consideração. A lista a seguir foi projetada para ajudar os wikipedistas a usarem páginas de discussão de uma maneira eficaz.

Pontos centrais[editar código-fonte]

Manter as políticas da Wikipédia[editar código-fonte]

As políticas que se aplicam aos artigos aplicam-se igualmente (e na mesma medida) às páginas de discussão, incluindo a verificabilidade, o ponto de vista neutro e a política de não inserção de pesquisa inédita. Há, naturalmente, alguma tolerância para a especulação, a sugestão e conhecimentos pessoais em páginas de discussão para desencadear uma investigação mais aprofundada. Contudo, continuar uma discussão sobre qualquer ponto que não atenda aos requisitos da política do projeto geralmente é um abuso de uma página de discussão. Preste atenção especial à Wikipedia:Biografias de pessoas vivas:

Como usar[editar código-fonte]

  • Comunique-se: Em caso de dúvida, faça um esforço extra para que outras pessoas lhe compreendam. Ser simpático é uma grande ajuda. É sempre uma boa idéia explicar seu ponto de vista, é mais útil para você do que expressar uma opinião sobre algo e não explicar a razão. Explicar uma opinião ajuda a convencer os outros e a alcançar um consenso.
  • Não fuja do assunto: páginas de discussão são para discussões sobre o artigo, e não para conversas gerais sobre o tema do artigo (e muito menos sobre outros temas). Mantenha as discussões no assunto de como melhorar o artigo associado. Discussões irrelevantes estão sujeitas à remoção.
  • Seja positivo: páginas de discussão do artigo devem ser usadas para discutir maneiras de melhorar um artigo, não para criticar, provocar, ou especular sobre o status atual de um artigo ou de seu tema. Isto é especialmente verdadeiro nas páginas de discussão de biografias de pessoas vivas. No entanto, se você sente que tem algo errado, mas não sabe como consertar, então sinta-se à vontade para chamar atenção para o problema e pedir sugestões dos outros.
  • Seja objetivo: uma página de discussão não é um fórum para editores defenderem os seus próprios pontos de vista sobre questões controversas. Elas são um fórum para discutir como os diferentes pontos de vista obtidos a partir de fontes secundárias devem ser incluídos no artigo, de modo que o resultado final seja neutro e objetivo (o que pode significar incluir pontos de vista conflitantes). A melhor maneira de apresentar um caso é o de encontrar material devidamente referenciado.
  • Lide com os fatos: a discussão é o local ideal para todas as questões relacionadas com a verificabilidade. Isso inclui pedir ajuda para encontrar fontes, comparar fatos contraditórios provenientes de diferentes fontes, e análise da fiabilidade das referências. Pedir uma referência verificável para apoiar uma afirmação é muitas vezes melhor do que argumentar contra esta informação.
  • Compartilhe conteúdo: a discussão pode ser utilizada para armazenar o conteúdo do artigo que tenha sido removido, por não ser verificável, de modo a dar tempo para a inserção de referências. Às vezes, um novo conteúdo pode ser preparado na página de discussão até que esteja pronto para ser colocado no artigo.
  • Discuta edições: a discussão é particularmente útil para falar sobre as edições. Se uma das suas edições foi revertida, e você mudá-la de volta, é uma boa prática deixar uma explicação na página de discussão e uma nota no sumário da edição. A página é também o lugar para perguntar sobre as alterações de outro editor. Se alguém consulta uma de suas edições, certifique-se de que sua resposta seja completa, e tenha lógica e utilidade.
  • Faça propostas: se desejar, pode apresentar novas propostas para o artigo para serem discutidas por outros editores. As propostas podem incluir alterações de detalhes específicos, movimentação ou fusão da página, ou separar uma seção de um artigo longo em um artigo próprio.

Boas práticas[editar código-fonte]

  • Assine seus comentários: para assinar uma mensagem, escreva quatro tiles (~~~~), e eles serão substituídos com o seu nome e com o registro da data/hora do comentário, como este: SeuNome 21h57min de 30 de agosto de 2009 (UTC)). Por favor, note que é impossível deixar um comentário anônimo, porque o seu nome de usuário ou endereço IP fica gravado no histórico da página.
  • Evite marcação em excesso: não comprometa um argumento fundamentado fazendo-o parecer imposição forçada, como através de texto em itálico, texto em negrito e, especialmente, MAIÚSCULAS, que são considerados GRITOS. Itálico, no entanto, pode ser útil em uma palavra-chave, para distinguir citação de texto novo e, claro, para títulos de livros, etc.
  • Seja conciso: Se o seu comentário tem mais do que 100 palavras, considere encurtá-lo. Mensagens longas e desvirtuadas são difíceis de compreender, e são frequentemente ignoradas ou incompreendidas. Se você precisar fazer uma discussão detalhada, ponto a ponto, veja abaixo como fazer.
  • Mantenha o estilo claro: mantenha a página de discussão atrativa e bem definida. Evite a repetição, escrita confusa, e digressões desnecessárias. Páginas de discussão com uma boa relação sinal / ruído atraem mais facilmente a participação contínua.
  • Manter discussões focadas: as discussões devem ser finalizadas naturalmente por acordo, e não por exaustão.
  • Leia os arquivos: muitas páginas de discussão de artigos possuem ligações para arquivos que contêm discussões anteriores. Se você é um novo editor em um artigo, não se esqueça de lê-los, pois tratam frequentemente de disputas comuns de conteúdo e suas resoluções. Você pode também descobrir que as suas perguntas ou objeções já foram respondidas.
  • Use a língua portuguesa: não importa para quem você direcione um comentário, é preferível que você use a língua portuguesa em páginas de discussão da Wikipédia lusófona. Isso é para que os comentários sejam compreensíveis para a comunidade em geral. Se o uso de outra língua é inevitável, tente também fornecer uma tradução dos comentários. Se você for solicitado a fazê-lo e não pode, você deve encontrar um terceiro para traduzir ou entrar em contato com um tradutor através da Embaixada.
  • Como opinar: Algumas páginas convidam-no a fornecer uma opinião sobre um assunto. Muitas pessoas adicionam sua opinião com um asterisco (*) dentro da respectiva seção e em negrito (''') colocam um breve resumo de um ou duas palavras da opinião. Esta prática é opcional (e um tanto controversa). Sua opinião terá normalmente mais peso, dependendo da qualidade do raciocínio que você fornecer. Leve o tempo necessário para desenvolver uma boa lógica, baseada em como o projeto atua. Certifique-se de assinar o seu comentário (~~~~), como descrito acima. Note que um voto não substitui a discussão.
  • Centralize a discussão: evite comentar o mesmo tema em várias páginas. Isso fragmenta a discussão, ao criar debates em locais separados, sem troca de idéias. Raramente é desejável, e leva a um esforço redundante, onde uma idéia que já foi devidamente abordada tem que ser considerada novamente. Em vez disso, solicite a discussão em um só local, seja uma página de discussão existente ou uma nova página do projeto e, se necessário anuncie em outros locais através de uma ligação. Se você encontrar uma discussão fragmentada, pode ser desejável mover todas as mensagens para um dos locais, retirando-os dos demais lugares e substituindo-o por uma ligação.
  • Acolha os novatos: pessoas novas na Wikipédia podem não estar familiarizadas com as política e convenções. Por favor, não morda os novatos. Se alguém faz algo em desacordo com as convenções, suponha que foi um erro involuntário. Aponte o erro de forma gentil e educada, dê a referência da respectiva política/orientação/página de ajuda e sugira um comportamento melhor.
  • Comente sobre o conteúdo, e não sobre o editor: mantenha o foco da discussão sobre o tema da página de discussão, em vez de sobre a personalidade dos editores daquela página.
  • Mantenha o cabeçalho imparcial: O cabeçalho deve indicar sobre o que é o tópico, mas não comunicar uma visão específica sobre ele.
    • Não elogie em cabeçalhos: Poderá querer elogiar uma edição em particular, mas é suscetível a ser visto de outra forma por alguém que discorde da edição.
    • Não critique em cabeçalhos: Isto inclui ser crítico em relação aos detalhes do artigo. Esses detalhes foram escritos por editores individuais, que podem interpretar o título como um ataque.
    • Não se dirija a outros utilizadores num cabeçalho: Os cabeçalhos convidam todos os utilizadores a comentar. Os cabeçalhos podem ser sobre edições específicas, mas não especificamente sobre o utilizador. (Algumas excepções são feitas em quadros de avisos administrativos, onde relatar problemas por nome é normal).
    • Caso o cabeçalho transgrida qualquer um dos pontos acima: está suscetível a alterações por outros utilizadores. Violações repetidas serão consideradas vandalismo.

Comportamento inaceitável[editar código-fonte]

Por favor, note que parte do que se segue é de importância suficiente para ser política oficial da Wikipédia. Violações (e especialmente as violações reiteradas) podem fazer com que o infrator seja impedido de editar na Wikipédia.

Editar comentários[editar código-fonte]

Comentários próprios[editar código-fonte]

Não se devem editar comentários depois que tenham sido respondidos, evitando inconsistências no texto, tais como respostas que se referem a um trecho que tenha sido apagado ou modificado posteriormente. A única exceção é para corrigir erros ortográficos.

Comentários alheios[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ajuda:Erros comuns

Não se deve editar comentários alheios em nenhuma hipótese.

Disputas[editar código-fonte]

Se você tiver algum desentendimento ou um problema com o comportamento de alguém, por favor leia Wikipedia:Resolução de conflitos.

Padrões técnicos e de formatação[editar código-fonte]

Formatação[editar código-fonte]

  • Inicie novos tópicos no fim da página: Se você colocar um comentário no topo da página, pode causar confusão e o tópico pode ser facilmente ignorado. O último tópico deve ser aquele no fim da página. Assim, o próximo comentário virá abaixo do seu e assim por diante. Isto torna mais fácil de perceber a ordem cronológica das mensagens. Uma maneira rápida de fazer isso é usar a aba "Adicionar tópico" ao lado do botão "Editar" da página de discussão em que se encontra.
  • Separe múltiplos pontos com espaços em branco: Se um único comentário tem vários pontos, torna-se mais claro separá-los com uma quebra de parágrafo (ou seja, uma linha em branco). Não é necessário se o seu comentário está indentado com dois pontos (:), basta iniciar outra linha com o mesmo nível de indentação e obtém-se um espaçamento adequado. Espaços em branco também não são necessários entre quaisquer linhas de uma lista recuada ou com marcadores, e de fato aumenta a complexidade do código HTML gerado, o que pode ter implicações quanto à acessibilidade.
  • Crie uma linha de discussão: Use como mostrado em Wikipedia:Página de discussão#Exemplo de uma página de discussão (ou mais especificamente em Wikipédia:Indentação) para indicar claramente a quem você está respondendo, como de costume em uma linha de discussão. Normalmente são utilizados dois pontos, e não asteriscos (embora estes últimos sejam usados com frequência em Páginas para eliminar, etc.)

Novos tópicos e seções[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipedia:Livro de estilo
  • Inicie novos tópicos no fim da página: Se você colocar um comentário no topo da página, pode causar confusão e o tópico pode ser facilmente ignorado. O último tópico deve ser aquele no fim da página.

Ligações, horário e nome da página[editar código-fonte]

  • Faça ligações livremente: ligações para artigos são tão úteis em páginas de discussão como em qualquer outro lugar.
  • Use UTC, quando se referir a um horário, por exemplo, o horário de uma edição ou movimentação de página.
  • Ao mencionar o nome da página, cite o nome atual: isso se aplica quando uma página é movido (ou seja renomeado). Nesse caso, a página de discussão geralmente é movida. Se você continuar a usar o nome antigo, vai ser confuso, especialmente para novos editores para o artigo.

Tamanho da página[editar código-fonte]

Navegadores mais antigos só conseguem carregar 32KB nas caixas de edição, então algo maior pode ser muito para quem os utiliza. Outra forma de considerar uma página longa é quando ultrapassa os cinquenta tópicos.

  • Não exclua, arquive: Quando uma página de discussão torna-se grande demais ou um determinado assunto não está mais em discussão, não exclua o conteúdo, arquive-o. Veja Ajuda:Guia de edição/Arquivar uma página de discussão para obter detalhes sobre como e por quê.
  • Reestruture: veja Ajuda:Guia de edição/Reestruturar uma página de discussão para obter detalhes sobre por que e como reestruturar páginas de discussão.
  • Ao mencionar o nome da página, cite o nome atual: isso se aplica quando uma página é movida (renomeada). Nesse caso, a página de discussão geralmente é movida. Se você continuar a usar o nome antigo, pode ser confuso, especialmente para novos editores do artigo.

Página de discussão de usuário[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipedia:Página de usuário

Enquanto o objetivo de uma páginas de discussão de artigo é discutir o conteúdo do artigo, a finalidade de uma páginas de discussão do usuário é chamar a atenção ou discutir as edições de um usuário. A Wikipédia não é um site de relacionamentos e, em última análise, toda discussão deve estar exclusivamente orientada para a melhoria do projeto.

Os usuários podem remover livremente os comentários de suas próprias páginas de discussão, embora seja preferível arquivar. Pode-se também remover alguns conteúdos do arquivo. A remoção de um aviso é tomada como prova de que o aviso foi lido pelo usuário. Isto vale tanto para usuários registados quanto para anônimos.

Notas