Espeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O espeto (do gótico *spitus, "assador")[1] é um utensílio usado na culinária para assar alimentos, geralmente rodando-os sobre o fogo, embora também se possa utilizar os espetos em frituras ou mesmo para servir alimentos crus.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma haste aguçada, de madeira ou metal onde se espetam os produtos a assar. Podem ser utilizados desde o enorme espeto onde se pode assar um boi inteiro, normalmente ao ar livre e sobre uma fogueira, até aos pequenos espetos onde se podem juntar dois ou três pedacinhos de carne, vegetais, queijo ou marshmallow,[2] geralmente para fritar, mas também podendo ser assado como churrasco ou servidos crus. Existem espetos mecânicos que rodam por meio de um motor, tanto sobre um fogão aberto, como dentro de um forno.

Exemplo de espeto à moda brasileira
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Espeto

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 704.
  2. Vila Mulher. Disponível em http://www.vilamulher.com.br/espeto-de-marshmallow-tg.html. Acesso em 4 de dezembro de 2015.